27 de junho de 2013

215 - Usar óleo essencial de lavanda nas queimaduras ao invés dos cremes convencionais


Há uns bons anos fiz uma grande queimadura num pulso, daquelas que esturricam a carne e tudo... Encostei o dito ao interior de um recuperador de calor onde um belo fogo já ardia há horas, só para terem uma ideia. Na altura recomendaram-me um creme - Cicalfate da Avène - que, faço-lhe justiça, deixou a minha pele como nova.

Agora voltei a queimar-me, nada de tão espectacular, mas como foi num braço e o sol (parece que é desta que é verão...) não é amigo da pele novinha em folha, queria tratar do assunto rápido e bem.

Antes de ir à farmácia resolvi consultar os meu livros maravilha (e a net) e descobri que o óleo essencial de lavanda é um óptimo cicatrizante!


A lavanda é uma espécie de vinagre dos óleos essenciais... é muito versátil, como podem ver neste rol de aplicações. 

Dentro do género Lavandula há várias espécies, pelo que percebi. A que eu tenho (sob a forma de óleo essencial) - e que encontrei mais vezes referenciada - é a angustifolia (ou officinalis), também conhecida por lavanda inglesa, fina ou dos alpes (e cresce espontaneamente na região de Provença). A alfazema também é Lavandula, mas latifolia... Confusos? Podem ler mais aqui. Para ajudar, o meu frasco tem o nome latino da lavanda fina e em português diz alfazema... Será que troquei tudo???

Não faço a mínima ideia se a que tenho na minha varanda é lavanda ou alfazema. Parece que há diferenças físicas, mas a minha percepção destas é nula. Eu uso-a, há bastante tempo, como anti-traças. E funciona. E chamo-lhe alfazema.

Bom, voltando ao que interessa. Apesar dos cremes da farmácia que conheço (além do Cicalfate, já tive familiares a usar o Biafine) não parecerem ter contra-indicações graves (algumas possíveis reacções alérgicas, irritações, ...) nem ingredientes "maléficos" (apesar de conterem parafina, não especificando se é vegetal ou não, e perfume), para quê comprar um creme composto, que vem numa bisnaga de alumínio e que provavelmente não vai ser todo utilizado antes de chegar o limite do prazo de validade, se o posso substituir por umas gotinhas de um óleo essencial?...

Usei-o puro (normalmente tal não é recomendado) e funcionou às mil maravilhas, a pele regenerou-se muito bem. A minha queimadura foi devido ao contacto com água a ferver (...) mas se for solar podem usar as receitas que já tinha partilhado aqui, quase todas contém alfazema (ou será lavanda?...). O gel de aloe vera a que faço referência nesse mesmo post é bom para todos os tipos de queimaduras. E parece que a calêndula também é óptima, mas nunca experimentei. Ah, já me esquecia, a lavanda também é óptima para picadas de insectos!

Se procurarem nos comentários deste post, encontram os produtores portugueses a quem compro os meus óleos e também outros contactos simpaticamente fornecidos por leitores.

O próximo desafio vai ser tentar fazer o meu óleo essencial de alfazema, pelo que vi neste passo-a-passo não parece muito difícil...

12 comentários:

  1. Olá =)
    Sou uma futura naturopata e adoro o seu blog mas tinha que deixar aqui umas palavrinhas em relação a este post.

    Vinha só chamar á atenção que muitos óleos essenciais são vendidos como sendo óleos mas não passam de essências o que é muito diferente. Para que não seja enganada tem de ter em atenção alguns aspectos como a cor do frasco, se apresenta o símbolo de agricultura biológica,o nome em latim...

    Depois, são raros os óleos que podem ser colocados directamente na pele pois podem queimar é preciso ter atenção a isso ;)
    Assim como não podem ser ingeridos puros...
    Aconselho a misturar sempre num creme puro ou até mesmo em óleo de amêndoas ou azeite de 1ª pressão a frio, não adianta misturar em água porque eles não se juntam :)

    Falando da Lavanda, existem 4 tipos e a que usou é super indicada para queimaduras e insolação :)
    Também é boa como repelente, fica aqui a dica :P

    Para não a chatear mais nem pensar que tenho a mania que sei tudo haha digo que tal como os medicamentos os óleos podem ter contra indicações e a lavanda usada em demasia pode ser tóxica!

    Espero que não leve a mal este testamento e obrigada pelos posts que tem feito ^^

    Vanessa Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por toda a informação Vanessa!
      Claro que não levo a mal, muito pelo contrário. Apesar de eu saber e ter o cuidado com a proveniência dos óleos essenciais que uso, não referi tal no post, portanto a sua chamada de atenção é óptima!
      Boa sorte com a naturopatia!
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. :) Sabes que há dois dias atrás, num zapping pós almoço, passei na sic mulher e estava a dar o Dr. Oz. Não costumo ver, mas como o meu almoço tinha sido salada de beterraba e ele tava a falar de beterrabas, deixei estar ( btw - são muito boas para as funções cerebrais e evitar demência). Na parte final do programa, a mulher do Dr. Oz, que pelos vistos cresceu numa família voltada para as medicinas naturais e alternativas, partilhou quais os remédio naturais mais utlizados pela família: óleo de hortelã pimenta para as dores de cabeça ( será o tiger balm??), lavanda para queimaduras, mel não pasteurizado para feridas e sementes de funcho para problemas intestinais e flatulência. Ela também falou num spray qualquer que dava a uma das filhas quando fazia muitas birras( não sei se concordo muito com este método) e que era muito bom para relaxar, mas já não me lembro o que levava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por todas as dicas extra!
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Afinal onde arranjas o óleo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se, no penúltimo parágrafo, carregar em "neste post" e procurar nos comentários, encontrará os contactos, tal como disse...

      Eliminar
  4. Olá! O passo a passo ensina a fazer uma extração com óleo do aroma da lavanda. Não é óleo essencial. O resultado vai ser gostoso, mas é outra coisa, beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria Lucia! Também fiquei um pouco desconfiada de ser tão fácil... Mas hei-de experimentar na mesma.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Tenho sempre tendência para utilizar produtos naturais para a minha pele, e evitar o contacto com os químicos, o que nem sempre é fácil. Por isso, obrigada pela dica (que eu desconhecia) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavra quer gostava de saber quem são esses tais dos "químicos"? Quando se fala do que não se sabe sai asneira.

      A grande maioria dos componentes utilizados em cosméticos, detergentes e medicamentos são extractos de plantas em maior ou menor concentração, pois geralmente a sua produção fica mais barata. Os componentes sintéticos, ou "químicos", possuem propriedades bem definidas e muito mais estudadas do que os componentes naturais sendo que a sua aplicação resulta muito mai ssegura desde que se sigam as instruções. Alguns deles ficam mais baratos do que o equivalente natural mas são exctamente a mesma substãncia.

      Eliminar
  6. Pode obter oleos essenciais provindos de agricultura biologica certificada ecocert no seguinte site: www.tomelo.pt
    Aliás , vai encontrar lá muita coisa muito interessante e mao apenas oleos essenciais. Recomendo a visita!
    Jorge lira

    ResponderEliminar
  7. O Cicalfate da Avène é tão natural como os extractos de plantas que dizem ser "naturais". Na verdade existem muitos extractos de plantas bem perigosos, muito cuidado pois nem tudo o qu eé natural é inofensivo e adequado, às vezes os fundamentalismos dão em asneira da grossa

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!