1 de novembro de 2009

1 - Adoptar toalhas de papel reciclado


A minha primeira medida, em forma de homenagem, é a primeira medida de Vanessa Farquharson.

Eu sei, eu sei, devia deixar já de usar toalhas de papel. Mas ainda não consigo. Não que as use muitas vezes, a sério que não! Mas é reconfortante saber que estão ali, em casos de emergência. Que, pensando bem, têm quase todos a ver com as minhas gatas:
- quando voltam do jardim especialmente para vomitar bolas de pêlo no soalho da sala;
- quando resolvem andar toda a noite a correr pelo balcão da cozinha e deixam pêlos imunes a todos os panos excepto… a toalhas de papel!

Coisas deste género.

Assim, para já vou trocar as toalhas de papel normais, cujo critério de compra se baseava apenas no preço, por toalhas de papel reciclado.

Comprei uma embalagem de 2 rolos (que supostamente equivalem a 4), da marca Renova, por 2.30€.

Segundo as notícias publicadas na altura, a Renova foi (em Julho de 2007) a primeira empresa da Península Ibérica, no seu sector, a receber o rótulo ecológico da União Europeia, na sequência da linha de produtos RenovaGreen, totalmente fabricados a partir de papel reciclado. E pelos vistos não é só o papel mas também a própria embalagem de plástico (boa!). E ainda por cima é um produto português!

Segundo as notícias que li, a Renova tem procurado reduzir os consumos de energia e de água, recorrendo o menos possível ao rio Almonda (Torres Nova) e reaproveitando ao máximo a água que vai para as suas estações de tratamento. Tem também evitado a utilização de substâncias perigosas, não envolvendo na fabricação o uso de corantes, de tintas, perfumes ou cloro como agente de branqueamento.

Acho que como 1ª medida não está nada mal.


Os produtos RenovaGreen já gozaram de vida anterior. Resultam da nossa floresta urbana: papel recolhido em arquivos de escritório e sortidos de papel velho. Papel e embalagem são 100% reciclados.

5 comentários:

  1. Olá Ema!!!
    Parabens pelo teu blog, que desconhecia até agora de todo. Vou adicioná-lo de imediato no meu blog.
    Relativamente a este assunto das facturas electrónicas, é realmente uma coisa extremamente útil, fácil e ecológica. Eu próprio, já desde há dois anos que recebo as minhas facturas da PT, EDP e TVCABO por correio electrónico.
    Fica bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. isso de não usar toalhas de papel ser mais amigo do ambiente não é assim tão simples. depende da utilização. para apanhar um pedaço de molho de tomate da mesa, por exemplo, é melhor usar um quadradinho de papel que se deita fora do que um pano que tem de ser passar por água depois.

    e há mais umas quantas coisas que dependem muito da situação. comprar só fruta e vegetais de cultura dita biológica também não é sempre necessariamente a melhor opção...

    (descobri o blogue há pouquinho e estou agora a lê-lo cronologicamente e a achar muito interessante)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada "purpurina", pela companhia.
    Pois é, nada é simples, nestas coisas de escolhas ecológicas. Daí a importância da informação e de uma maior consciência das consequências das nossas opções.

    ResponderEliminar
  4. http://fomedeossos.blogspot.com/2011/04/primeira-dica.html

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelas resoluções, Ana, e espero que continue a fazer estas - e outras - pequenas alterações no seu dia-a-dia!
    Boa sorte

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!