10 de novembro de 2009

10 - Abdicar do equipamento de exercício físico eléctrico


Não é que o use muito, é verdade. Mas nalguns dos ginásios onde dou aulas, tenho, às vezes, tempo para treinar um bocadinho e "faço" bicicleta, elíptica ou tapete. Andei a espreitá-las... e estão todas ligadas à corrente.

Ainda não chegou cá o conceito de ginásio ecológico, como já existe, por exemplo, nos EUA, onde, entre outras coisas que os tornam mais "verdes", os ginásios desta cadeia têm equipamento de cardio que gasta menos 30% de energia que os modelos ditos normais.


Também há um ginásio em Hong-Kong (apesar de se chamar California Fitness...) que tem as suas máquinas de treino ligadas ao sistema eléctrico do edifício mas em vez de usarem essa energia para funcionarem, fornecem energia ao sistema. Para já ainda não é muito: quando as 13 máquinas do ginásio estão a ser "furiosamente pedaladas, a energia resultante ainda é apenas suficiente para cinco lâmpadas de 60 watt". Mas é um princípio!

Como por onde eu ando, nem uma hipótese nem outra, e como desconfio que ir até ao banho turco ou até à sauna não é muito ecológico, vou experimentar ir até aos tanques de hidroginástica: se não der para nadar, flutuo...

1 comentário:

  1. No ginásio onde vou há uma bicicleta (embora só uma) que não precisa de energia eléctrica. Precisa apenas da nossa energia! Para ela iniciar e podermos escolher o programa que desejamos basta pedalar um bocadinho. Geramos energia com esse movimento e a partir daí é só pedalar! Boa ideia, não? Filipa

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!