23 de novembro de 2009

23 - Lavar a louça com água fria


Uma das coisas que não existe cá em casa é máquina de lavar louça. Vou pôr as coisas nestes termos: dada a configuração/disposição da cozinha deste apartamento uma opção tinha que ser feita, ou a máquina de lavar roupa ou a de lavar louça. A anterior inquilina (a minha tia) optou pela da roupa e eu não podia estar mais de acordo!

Ao ler a lista das coisas "amigas do ambiente" que eu já fazia antes de começar este desafio, a minha amiga Andreia perguntou-me se lavar a louça à mão era realmente mais ecológico do que à máquina. Isto porque na lista da Vanessa Farquharson aparece como tal.

Não, não é, a acreditar nos vários textos que li sobre o assunto. Não, pelo menos da maneira que tradicionalmente lavamos a louça à mão!

Mas deste assunto tratarei durante o próximo mês...


Para já, para diminuir o impacto da lavagem da louça à mão, a torneira vai estar sempre no "frio"!

Como o Zé Manel sempre lavou assim a louça, esta medida era mesmo para mim.

As minhas reticências em relação a esta matéria não se prendiam com incompatibilidades entre a temperatura da água e a sensibilidade da minha pele (apesar de começar a estar mais frio por esta altura). Regra geral, as minhas mãos andam sempre quentinhas.

Tinha mais a ver com achar que a louça ficava melhor lavada se a água estivesse morna. Por causa das gorduras. Mas com um bom esfregão e um bom detergente, tal não é necessário, eu sei. E tinha a prova todos os dias: nunca se notou diferença entre a louça lavada por mim e a lavada pelo Zé Manel.

Para já (faz parte do processo de adaptação) tenho usado um bocadinho mais de detergente e esfregado com um pouco mais de convicção...

Mas como o nosso cilindro está mesmo por cima do lava-louças, nota-se logo a diferença: agora quando acabo de lavar tudo a luzinha vermelha do termostáto continua desligada!

1 comentário:

  1. olá
    aceitaria porventura fazer uma entrevistazinha pa o meu miniblog?
    aguardo resposta
    obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!