9 de novembro de 2009

9 - Substituir o wallpaper do computador por um ecrã preto para poupar energia


Esta, pensei eu, vai custar-me um bocadinho... Parece estúpido, eu sei, mas gosto de escolher fotografias bonitas para o fundo do meu ecrã (normalmente do site da National Geographic)!

Quando comecei a procurar - na net claro - informação sobre quanto se poupa em mudar para preto o wallpaper do nosso monitor fui ficando confusa (quem me manda navegar em sites de informática): poupa energia, não poupa; depende do tipo de monitor: TFT, CRT, LCD (ah, este eu conheço...), uns poupam a preto, outros a branco... Mais confusa fui ficando... e descobri a solução! Liguei ao meu amigo Lima (Nuno), informático cheio de experiência e perguntei-lhe. Sim, poupa e (quase - esta ressalva é minha) todos os monitores de computadores aplicam tensão nos pixels para o ecrã ficar branco, logo quanto mais escuro menos consome.

E descobri que posso ter um wallpaper preto e giro! Agora uso este:

Entretanto instalei também o meu black pixel (sobre o olho do gato para o ver...), um projecto da greenpeace. Independentemente do fundo do monitor ou do programa que estejamos a usar ele está sempre lá, um quadradinho desligado, a poupar energia. Se pousarmos o cursor sobre ele, vai dizendo quanta energia poupamos até ao momento - já dá para ter uma ideia do que poupamos se o wallpaper for maioritariamente preto.

Se não quiserem adoptar já o ecrã negro, comecem por instalar o quadradinho. Mudam logo de ideia...

Se repararem também escureci o azul de fundo deste blog!

P.s. - se o vosso monitor "poupar a branco"... nada disto é viável...

14 comentários:

  1. que medida fantástica!! acabei de instalar! (e tb. o fundo negro giríssimo, com o gato. Aqui confesso que o gato compete com os olhos azuis do Tiago, de 4 anos... não vou conseguir mantê-lo sempre, mas vou tentar!).
    Não consigo deixar de continuar a agradecer-lhe, Ema. Estes posts mais antigos estão cheios de informação. Se me limitasse ao FB nunca os conheceria, o que seria uma pena.).
    Com amizade,
    M. Carmo

    ResponderEliminar
  2. Obrigada M. Carmo, pelo carinho!

    Também já me apercebi que, às vezes, no FB, as pessoas não reparam no link e acabam por não ler o post. Vou, talvez, começar a pôr um pequeno resumo.

    Talvez consiga tirar uma foto ao Tiago com um fundo bem escuro, e assim continuar a poupar energia e a tê-lo no monitor!!!

    Bom fim-de-semana.
    Beijinhos,
    Ema

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde!

    Adorei a foto do gato e aproveito também para a felicitar pelo blogue! há muita informação basica que nos escapa e que não nos chegaria.Mas procurei na internet e não a encontrei, será que me pode ajudar?
    obrigada
    Sara Pinto Cardoso

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Sara, pelo apoio!

    Em que posso ajudar?
    Também pode usar o email:
    365coisasquepossofazer@gmail.com

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  5. É pena, mas com o meu LCD Monitor, parece que o black pixel não funciona, segundo o site. Fiquei mesmo com pena...

    ResponderEliminar
  6. dou então um esclarecimento técnico:
    monitores crt(os mono antigos) activam o feixe de electrões para produzir luz. como tal gastam mais por mostrarem uma imagem brilhante, pelo que esta sugestão resulta.
    No entanto os lcd têm iluminação de fundo que está sempre iluminada a branco. As cores e o preto são gerados, bloqueando a luz branca. Isto faz com que neste tipo de monitor uma imagem a preto gasta mais do que a branco. (no entanto a diferença é mt menor do que no caso dos crt)

    ResponderEliminar
  7. este blog é simplesmente espectacular, obrigada pelas ideias .

    ResponderEliminar
  8. Obrigada eu, Diana, pela "companhia"!

    ResponderEliminar
  9. Olá Ema,
    Tal como diz o Marco, se tens um monitor LCD (utilizado em todos os portáteis) então o preto não é a forma de poupar energia. A melhor coisa a fazer é diminuir a retro-eluminação.

    ResponderEliminar
  10. Olá Ema!

    Sou um pouco "anti-comunidades-virtuais", e nunca me tinha dado ao "trabalho" de seguir um blog. Mas depois de ter conhecimento desta iniciativa no programa Biosfera tive de espreitar para ver dos que se tratava.

    Estou a adorar e a aprender imenso! Para começar, apanhei um valente susto ao saber que se todos procedessem como eu, seriam necessárias 2,4 Terras! Sim, 2,4!

    Aparentemente, ser vegetariana, reciclar e comprar (quase sempre) "ecológico" não é suficiente, ainda me falta fazer MUITA coisa.

    Já aderi à factura electrónica da Galp (a única que me faltava) e comecei a ter atenção a torneiras abertas e luces acesas desnecessariamente. E também já me mentalizei que vou começar a gastar um pouco mais nas compras mensais, ao recorrer exclusivamente a detergentes "verdes" (devo ser a única pessoa que gosta genuinamente do tradicional Amoniacal") e produtos de papel reciclado. Gasto $$$ em tanta coisa menos útil, porque não nisto?

    Em relação ao gasto de energia do portátil, por ter LCD não compensa recorrer ao black pixel. Mas despois de uma navegagação pelas funcionalidades do computador, descobri que posso pô-lo a funcionar em modo "económico" e poupar energia. :)

    Parabéns pela iniciativa!

    Ana

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Alex, de qualquer maneira, mas o meu portátil não tem monitor LCD, por isso poupa a preto... Mas no post faço referência aos diferentes tipos de monitores.
    Aqui podes ver o post em que falei da redução do brilho do monitor:
    http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2010/01/reduzir-o-brilho-do-monitor-do.html
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Ana, pela companhia, entusiasmo e, claro, pelo comentário!
    Também apanhei um choque quando calculei a minha pegada...
    Espero que este blog ajude um pouco e se for preciso pode usar o email.
    E, claro, sugestões novas são sempre bem vindas.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Uma dica... software livre... GNU/Linux não paga licenças e não necessita anti virus.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!