10 de dezembro de 2009

40 - Optar por um desodorizante natural


Tenho que dizer já que sou fã dos produtos da Sylvia. A Sylvia Almeida é, como eu, arquitecta de formação, mas dedica-se também, há já alguns anos, a estudar, descobrir e experimentar produtos naturais caseiros. Sim, ela faz todos os seus cosméticos e produtos de limpeza. E, embora nunca tenha ido a casa da Sylvia, sei que tem uma pele linda e saudável e uns dentes brilhantes.

Além de fazer, ensina a fazer. Quase todos os fins-de-semana lá vai a Sylvia puxando o seu troler, com todos os seus ingredientes e acessórios, para mais uma oficina (no Porto ou arredores, Lisboa,...), onde entusiasma mais um punhado de pessoas a fazer, em casa, os seus cosméticos e afins.

E, realmente, depois não queremos mais nada. Porque não é difícil, porque não precisamos de nenhum acessório estranho nem nenhum ingrediente difícil de encontrar. E resulta, claro. Já experimentei o creme para o corpo, o tónico de limpeza e a pasta de dentes. Agora chegou a vez do desodorizante. Já o fiz, numa das oficinas, há cerca de um mês, mas estive à espera que o que tinha a uso acabasse. E está aprovado. Usei uma antiga embalagem de desodorizante roll on, apliquei-o como qualquer outro e ao fim do dia, as minhas axilas continuavam sem vestígios daquele odor característico do suor...


Para quem não quiser dedicar-se a fazer, em quase todas as ervanárias e lojas de produtos naturais existem desodorizantes sem alumínio, álcool ou perfumes sintéticos. (este, este, este, ...)
Encontrei uma solução original, um stick feito de cristal de sal dos himalaias. Tenho deste sal na cozinha, já vi na variante candeeiro ou porta-velas, mas é a primeira vez que vejo a versão desodorizante. Os cristais de sal dos himalaias têm 84 elementos naturais necessários ao organismo, mas são conhecidos principalmente porque neutralizam os iões positivos gerados pelo excesso de equipamentos electrónicos.

Num livro de beleza natural que tenho, já antigo, diz que basta colocar umas gotas de sumo de limão nas axilas. Eu até gosto do cheiro do sumo de limão, mas ainda não me decidi a experimentar esta variante.

Em última instância posso fazer como a Julia Roberts e deixar, pura e simplesmente, de usar desodorizante!

14 comentários:

  1. Eu já não uso desodorizantes há aproximadamente um mês e umas semanas, e não sinto a falta. É que reparei que quando usava desodorizantes, eles não faziam absolutamente nada, quando suava se fosse pra ter mau odor, tinha na mesma (incluindo um natural que experimentei)! Só os anti-transpirantes eram mais eficazes nesse sentido, mas são ainda mais prejudiciais. Então para estar a usar uma coisa que pouco efeito benéfico têm, escolhi deixar de usar e pronto. Foi interessante para mim, descobrir o meu próprio cheiro natural. Identifiquei dois odores diferentes, que um acho agradável desde que não esteja demasiado forte, é meio doce e quente, o outro é o cheiro do stress que é sempre desagradável -.-' Agora no Verão veste-se pouca roupa e é rápido higienizar as axilas cada vez que quisermos, no Inverno é que me vai dar mais trabalho, mas realmente não penso em voltar a usar desodorizantes. Para sair tenho posto um perfume de flores que cheira tão bem! Só agora comecei a usar perfume sem ser esporadicamente.. mas eu já li o post que fala da quantidade de químicos que os perfumes têm oooh pelo menos o que tenho não tem o ftalato de dietilo que eu já fui ver... Tenho de experimentar a fazer um natural =)

    Parabéns pelo teu blog, continua, eu de vez em quando venho cá fazer uma visita =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando uma pessoa coloca um desodorizante com cheiro que não funciona grande coisa e se mistura com o cheio do nosso odor criando um cheiro realmente pavoroso??
      Raramente uso, excepto em alturas mais quentes ou no Inverno quando tenho que transitar entre ambientes quentes e frios, pois acaba-se por se suar ainda mais, mas é um vicio e não uma necessidade :)

      Eliminar
  2. Obrigada Nya, pela partilha das tuas experiências e pelo carinho.
    Realmente cada pessoa é diferente, eu uso o desodorizante caseiro e tenho-me dado bem, mas realmente é uma questão de hábito, sentirmos os nossos cheiros (pode é não ser agradável para outros...)!
    E ainda estou para experimentar o limão...

    ResponderEliminar
  3. Olá! Bom blog! :)
    E para quem quiser dedicar-se a fazer, quais são os ingredientes?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. olá Luís.
    obrigada!
    como já disse a outras pessoas (também em relação à pasta de dentes natural) a receita do desodorizante foi-me dada numa oficina em que participei, onde mais do que a receita aprendemos as características de cada ingrediente, a sua função e interacção com os restantes componentes. Penso que não devo ser eu a partilhá-la fora desse contexto.

    mas deixo (com o acordo da própria) o email da sylvia almeida, para poder entrar em contacto com ela:
    alquimiaseco2@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. olá!
    Acabei de ler o post e automaticamente lembrei-me de um grupo que eu tenho andado a seguir no youtube (ThreadBanger) que tem uma zona só com vídeos DIY amigos do ambiente. Recentemente também colocaram vídeos sobre pasta de dentes caseira e desodorizante.
    Espero que gostes!!!!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Confesso que durante o periodo de gravidez deixei de usar perfume, e depois do meu filho nascer deixei de usar desodorizante. Podem achar estranho, mas nós, mães estamos mais vezes por casa e quando nos sentimos desconfortaveis vamos à casa-de-banho e refrescamo-nos com uma toalha, não foi nada dificil. Agora que voltei ao trabalho, tentei encontrar desodorizantes sem cheiro. A razão principal desta medida, não foi de todo a ecologia, embora tambem tenha muitos cuidados, mas foi especialmente pelo bebé. Primeiro quanod ele ainsa estava na barriga, e evitei todo o tipo de quimicos que podia, e agora, porque continuo a amamentar, e acho muito importante que ele reconheça o meu cheiro em vez do cheiro do perfume que uso.

    Obrigada pelo blog

    ResponderEliminar
  7. "Pele macia", eu ainda não consigo não usar, mas o que aprendi a fazer pode ser neutro (sem cheiro).
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderEliminar
  8. Sempre que venho aqui, aprendo "coisas" novas.
    Em relação ao desodorizante algum tempo atrás comprei um, na farmácia sem alumínio e que tentei usar no verão mas não foi suficiente, tive que comprar outro com alumínio, apesar de saber que provoca alterações hormonais e talvez cancro da mama, segundo estudos recentes.
    Mas continuo a procura de um desodorizante natural que eu fique satisfeita.

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente não existe "o" desodorizante perfeito, ou gostamos do cheiro mas não dura nada ou dura um pouco mais mas faz comichão, já para não falar dos tóxicos...

    Depois de experimentar quase tudo o que existe no nosso mercado (todos naturais, amigos do ambiente e sem tóxicos) continuei sem resultados.

    Agora cá em casa usamos Bicarbonato de Sódio dissolvido em água, nada é perfeito mas temos mais resultados.

    - 2/3 de água numa caneca de café pequena (tipo bica/ expresso)
    - 1 colher de café cheia e rasa de bicarbonato de sódio
    - agitar sempre antes de usar
    - pode colocar dentro de um vaporizador
    - a cada 3 ou 4 dias deitar fora e fazer uma mistura nova

    Podem alterar as medidas acima conforme o que resultar melhor com cada um, mas atenção que o bicarbonato de sódio é agressivo não usem muito concentrado senão faz comichão.

    Ema, parabéns pelo blog!
    É sempre um prazer passar por aqui :-)

    Carmen

    ResponderEliminar
  10. Olá Carmen!

    Obrigada pela receita.

    Nós cá por casa estamos satisfeitos com o nosso.

    Eu acho que o que tem que mudar é a nossa ideia do que é um sovaco limpo... Não tem que cheirar a flores, nem tem que "não suar" durante 2 dias, não é?

    Obrigada pelo carinho!!!

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Olá Ema,
    eu gostava de ter a receita do desodorizante natural.
    É possível dar-me?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana.
      Como já disse a outras pessoas (também em relação à pasta de dentes natural) a receita do desodorizante foi-me dada numa oficina em que participei, onde mais do que a receita aprendemos as características de cada ingrediente, a sua função e interacção com os restantes componentes. Penso que não devo ser eu a partilhá-la fora desse contexto. Espero que compreenda.
      A pessoa que deu esta oficina e ensinou as receitas é a Sylvia Almeida, e vai dar um curso no Porto:
      https://www.facebook.com/events/229734127188382/?ref_dashboard_filter=upcoming

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!