12 de janeiro de 2010

73 - Comprar só uma revista por mês


Sou viciada em revistas... Depois dos livros e dos cd's de música deve ser o que há mais cá por casa.

Ainda por cima interessam-me tantas! Já sem falar das revistas técnicas de arquitectura - que pelo preço, e também pelo conteúdo, coloco na categoria dos livros - há as outras revistas de arquitectura e decoração (arquitectura & construção, diseño e arquitectura, habitania, ideias, ...), o yoga journal - a edição espanhola e às vezes a inglesa -, a national geographic, a gingko, a volta ao mundo. Se me puser a ver com atenção encontro umas giras de artesanato e manualidades... Enfim, são tentações em cada quiosque e banca de jornais.


Claro que não comprava todas, todos os meses (havia de ser bonito...). Não sou assim tão viciada! Mas duas, três... sem contar com as que leio em casa dos pais do Zé Manel e da minha mãe (as revistas de Domingo do JN e do Público e a Visão).

E, a meu favor, tenho o facto de raramente deitar revistas fora. Ou guardo-as, para pesquisa e investigação futura, ou levo-as para o espaço onde damos aulas (renovando as da zona de espera, para não ser como quando vou ao dentista e as revistas são de 1900 e qualquer coisa...), ou uso-as nas minhas "artesanices".

Mesmo assim é excesso de papel e nalgum ponto todas elas terão de ter um fim, seja ele mais ou menos ecológico.

Agora estou a estabelecer prioridades e a pensar "verde", a simplificar, no fundo, o que é um óptimo processo (não só em termos ecológicos).

Este mês como não "sai" a Ideias (é trimestral) e já li a Gingko, de empréstimo, comprei a Yoga Journal espanhola, porque tem bastantes artigos que me interessam. Para o próximo mês logo se verá.

Vou também, numa versão mais caseira e artesanal da empresa de dois portugueses que fazem distribuição de revistas "semi-novas" em consultórios e afins (tenho que dar este contacto à minha dentista), começar a levar algumas das minhas revistas para os ginásios onde dou aulas.

E outra ideia bem simples também, fazer como a minha prima e a minha mãe, que moram pertinho e compram a Visão a meias: a primeira compra-a à Quinta e lê-a até Domingo, altura em que a entrega à tia Glória...

Alguém quer partilhar umas revistas de arquitectura?

9 comentários:

  1. E ler as revistas online? Sempre era uma forma de lê-las sem gastar papel, mas compreendo que não seja a mesma coisa ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá, outra coisa que poderás eventualmente fazer será ler essas revistas on-line, nos dias que correm concerteza que a maioria deverá ter uma edição on-line.
    Parabéns pela iniciativa.

    P.S: em tempos escrevi um blog sobre ambiente, em colaboração com algumas pessoas, talvez encontres ideias interessantes para reciclar:
    http://o-blog-verde.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Não, não é a mesma coisa mas, na verdade, as revistas que compro não tem versão online ou quando têm são um complemento (as de arquitectura e decoração, as de yoga, ...)
    Já estou a ver o teu blog, Marta, obrigada!

    ResponderEliminar
  4. olá Ema,

    em primeiro lugar parabéns por este blog..conheci-o hoje e já estou viciada!

    estava a ler este post e revi-me totalmente nas suas palavras..

    trabalho com papel e madeira numa tentativa o mais ecologica possivel de criar objectos " de arte "..
    (espreite em www.marialuisalmeida.blogspot.com)

    gosto de ser eco-consciente por isso em todo o meu trabalho evito ( quase a 100% ) o plastico e materiais agressivos ao ambiente.. faço os meus cartões em papel,escritos a lápis, uso sacos de papel reciclado, sacos de transporte ikea reutilizaveis, etc.

    ora para não ter de comprar revistas tento sempre fazer uma especie de colecta regular dos amigos e por isso aproveito para lhe pedir que não deite nada fora ( em papel ).. eu recolho!
    ( apesar de saber que também guarda quase tudo)

    moro em ponte de lima mas vou duas ou tres vezes por mês ao porto para as feiras de artesanato onde vendo as minhas peças por isso posso ir buscar o que não precisar..

    aproveito também para lhe explicar que, apesar de querer a nivel individual ser " ecologica " , a minha tarefa é multiplicada por 5 ( 6 se incluirmos o pai ) ou seja.. quero educar os meus 5 filhos a terem consciência do impacto que podem ter a nivel ambiental e a serem responsáveis por isso!

    sim.. são cinco.. com 9, 8, 6, 4 e 2 anos e orgulho-me de dizer que todos eles, mesmo a pequena Matilde, já fazem reciclagem sem eu ter de " inspeccionar"..

    na minha opinião é mais dificil "educar" os adultos.. discuto frequentemente com o meu pai ( 54 anos ) que não faz reciclagem e ainda por cima arranja argumentos para não o fazer!

    enfim...

    este comentário já vai longo.. e os meus deveres maternais já me chamam!

    um xi para si!

    marialuis

    ResponderEliminar
  5. ah..

    esqueci-me de lhe perguntar/sugerir projectos para ajudar as crianças ( e nós pais ) a crescerem " mais ecológicas " ( não sei se já fez referência aos miudos porque ainda não tive tempo de ler os posts mais antigos )..

    um xi!

    ResponderEliminar
  6. olá maria luísa!

    parabéns pelas suas obras, são lindíssimas!
    quando for a próxima feira, diga-me para eu ir ver ao vivo (e levar-lhe o papel!)
    vou começar já a juntar! eu também faço umas coisitas, mas apenas para oferecer...
    que tipos de papel quer? só revistas? jornais e folhetos? também começo a fazer uma colecta por aqui!

    também me tenho apercebido que é mais difícil com as pessoas mais velhas, provavelmente porque cresceram sem "esta necessidade"...

    e parabéns também por essa "pequena" equipa ecológica.

    um xi-coração para si, também!
    (os meus pais também usavam este carinho nas nossas trocas escritas)
    ema

    ResponderEliminar
  7. olá Ema,

    muito obrigado pelo seu comentário!

    a proxima feira é dia 6 de fevereiro na rua das galerias de paris ( perpendicular á rua dos clérigos/carmelitas).. vamos lá estar das 13h ás 24h!

    gosto muito de participar nesta feira porque tem criadores muitissimo interessantes e é uma feira em plena rua o que só por si já é divertido!

    quanto ás revistas agradeço o seu cuidado..

    um xi !

    maria luis

    ResponderEliminar
  8. Olá Ema. Estava aqui a saltitar de post em post e a gostar muito do que estava a ler. E continuo a gostar. Gostava de te deixar uma sugestão. É algo que faço sensivelmente há um ano e uns meses, desde que ouvi falar da Cooperação Portuguesa na Guiné-Bissau. E tudo por causa deste post:
    http://bissau-lisboa-bissau.blogspot.com/2009/02/jornais.html
    que me deu a solução para a pergunta que fazia sempre que os jornais e revistas já não tinham mais utilidade. Agora, envio regularmente todos os jornais que compro e as revistas que eles trazem e outras que compro (menos as mais "cor-de-rosa"). Tornou-se um "vício" tão grande, que já enviei livros meus que já não queria, roupa, material escolar, brinquedos e tantas outras coisas que sei que lá vão ser mais que bem-recebidos e apreciados. Deixo aqui ficar a dica, porque acredito neste projecto e porque sei a felicidade que provoca nos rostos destes meninos. Só mais um link:
    http://espalharte.blogspot.com/
    É o blog da professora com a qual mantenho contacto e me vai dando feedback de África. Espero que a dica seja útil e se puderes (e quiseres) espalha a mensagem. Eu acredito que conhecimento é poder.

    Cmps e mts parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
  9. Obrigada "Cor de Chá" pela companhia e, principalmente, pela óptima sugestão! Adorei!!! Vou participar e também partilhar esta ideia. Só uma pergunta, para enviarmos as coisas como sabemos a morada? Tens o email da professora? Ou é através do blog que a contactamos (é que ela já não actualiza o blog há alguns meses...)?
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!