6 de janeiro de 2010

67 - Deixar de usar agrafos


A minha ideia, ao deixar de usar agrafos (e por conseguinte o agrafador), era passar a usar apenas esse simples e fantástico objecto de design, o clip. Tão incrível que (mais) um inventivo canadiano conseguiu trocar um deles por uma casa!


Apesar de também feito de metal (não optando, claro, pelos que trazem uma capa colorida de plástico) é reutilizável quase até ao infinito... ao contrário dos agrafos, que só se usam uma vez, têm que ser retirados do papel antes de os levar para o ecoponto - o papel para um, o agrafo para outro - e, ainda por cima, muitas vezes, os agrafadores encravam, obrigando-nos a gastar mais agrafos do que os necessários.

Como estava dizer, a minha ideia era colocar de lado o agrafador (o que hei-de fazer com ele?) e usar os clips para arquivar recibos e outros documentos que passado algum tempo podem ir para a reciclagem, ficando os clips prontinhos para outros papéis. Mas, ao dar uma volta pela internet encontrei um agrafador fabuloso que não usa agrafos!


Para mim são novidade, mas parece que já existem desde os anos 70. Apesar de não dar para mais de 4 folhas de papel normal, na verdade, são raras as vezes que preciso de agrafar mais do que isso. Então, para este casos esporádicos, reservo os clips e agora não descanso (ups...) enquanto não arranjar um destes eco-agrafadores. Como não o quero fazer pela net, vou procurar pelas papelarias técnicas aqui das redondezas.


(até há uns assim mais "fofinhos"...)

8 comentários:

  1. a dmail tem e ha uma loja aí no porto
    beijoka yo

    ResponderEliminar
  2. Coincidência 1: andava à procura de informações sobre agrafadores sem agrafos e encontrei este post escrito ontem; Coincidência 2: também li o livro da Vanessa este Verão e achei uma inspiração - ou, pelo menos, mais uma inspiração... por isso acho que vou ficar "freguesa" do blog. Já agora, o site da D-mail tem um desses agrafadores, custa 4,90€. Quero arranjar um, mas acho q tenho que esperar ir a Lisboa, porque as encomendas são muito caras! Na minha pesquisa vi uns a preços muito baixos, mas eram de empresas de brindes, devem só vender em remessas grandes.
    Bom trabalho! lua_do_meio_dia*

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Yo!

    Lua do Meio Dia:
    Ainda dizem que há coincidências!!!
    Há uma loja Dmail no Porto, a caminho da Constituição (tenho que ir lá comprar o meu eco-cotonete... antes que os tradicionais - a abolir - acabem). Se quiseres digo-te a morada.
    Entretanto vou ver se encontro um agrafador sem agrafos numa papelaria dita tradicional. Depois digo-te alguma coisa.

    ResponderEliminar
  4. Eh eh... eu também já uso o meu eco-cotonete da D-mail. Quanto à loja, a de Lisboa é mesmo a mais perto para mim ;)
    beijocas! lua_do_meio_dia*

    ResponderEliminar
  5. eu fui a loja de lisboa, e alem de ter productos mt engraçados e uteis, o atendimento é fantastico e poupa-se os portes. ja agora que tal o eco-cotonete? bjo yo

    ResponderEliminar
  6. Ainda não a fui comprar. À boa moda portuguesa estou a deixar para quando tiver só um cotonete...
    Mas agora que sei que posso lá tirar ideias, vou numa pressinha!

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei dos cotonetes. Têm a vantagem de, sendo "abertos", não devem empurrar a cera, como acontece com os cotonetes normais. De qq forma de vez em quando sinto a necessidade de complementar a limpeza envolvendo o cotonete num pedaço de papel higiénico ou tecido fino.

    Já conheço a loja de Lisboa, até tenho cartão de cliente, mas que me lembre só fui uma vez e tb fiz umas duas encomendas online. Costumo receber os catálogos. lua_do_meio_dia*

    ResponderEliminar
  8. Aqui na papelaria tradicional da esquina encontrei um agrafador sem agrafos tipo metal. custou €15,00 e é excelente (para o trabalho que faz). O Lidl numa campanha de escritório que teve também tinha ,mas eram totalmente de plástico. E se bem que era bem mais barato, fazem também o serviço, mas não são tão robustos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!