4 de janeiro de 2010

65 - Reduzir o brilho do monitor do computador


Reduzir o brilho do monitor é uma óptima forma de economizar energia, além de que faz menos mal à nossa "vistinha"...

Ao verificar o brilho de nosso monitor vi que estava em quase 100% (não dá para ter a certeza, porque é uma barra horizontal não numerada). É, por certo, a definição que vem de fábrica, porque nem eu nem o Zé Manel tínhamos, até hoje, investigado tal domínio. E, como estávamos acostumados, nem nos apercebíamos do excesso de brilho.

Neste momento já está definido em cerca de 25%, e não notamos nenhuma "falha" de visibilidade. Quem passar muitas horas em frente ao computador deve até notar a diferença nos olhos (lembro-me que quando trabalhava assim muitas horas seguidas, havia finais de dia em que os olhos me ardiam).


No nosso pc, sobre o fundo do ecrã, clicamos no botão direito do rato e escolhemos screen resolution. A janela que aparece não é a pretendida mas se carregarmos em display, na barra superior, estamos logo no sítio certo. Depois é só escolher adjust brightness, e na barra que aparece em baixo, mexer no indicador de screen brightness. Vão diminuíndo gradualmente até encontrarem o brilho certo para vocês!

Se calhar há maneiras mais rápidas que o fazer, mas esta foi a que eu encontrei (não sou propriamente perita em computadores...)

2 comentários:

  1. Deixo o brilho em cerca de 70%, mas uso o programa Monitor Bright pra diminuir. Isso também serve pra reduzir o consumo de energia elétrica?

    ResponderEliminar
  2. Não conheço o programa, mas se reduz o brilho, também reduz o consumo. Penso eu...

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!