9 de janeiro de 2010

70 - Usar a máquina de depilar ao invés das lâminas


A minha primeira experiência de depilação foi traumatizante. Devia ter uns 14 anos e a minha mãe levou-nos, a mim e à minha prima Su, à esteticista. Na altura usava-se cera quente (mesmo quente!). Foi tão mau que ambas jurámos a pés juntos nunca mais sujeitarmo-nos a tal. E mantivemos a jura! Durante uns tempos usei o creme depilatório, que dissolvia os pêlos (o que eu até achava piada observar) e tinha um cheiro inesquecível, reconhecível a metros de distância...

Depois, a minha mãe, sempre na vanguarda, comprou a epilady, lembram-se? Acho que nem uma vez a usei. Experimentei-a e ao fim do primeiro minuto desisti. Acho que este aparelho devia estar até proibido pela convenção de Genebra, porque pode ser usado para tortura.

Usei lâminas e os cremes durante mais algum tempo e voltei a tentar a cera, agora a frio (morno) e a ela fiquei rendida durante uns anos, primeiro na esteticista, depois em casa, quando apareceram as ceras, em roll-on, solúveis em água.

Entretanto as máquinas depiladoras evoluíram e há uns anos a minha mãe ofereceu-me uma da Braun, com "amortecedores"/massajadores para atenuar a dor e uma "cabeça" para as virilhas. E na verdade já não tem nada a ver com a epilady. A mim, pelo menos, não dói quase nada.


Porque não a uso quase nunca?... Por preguiça. Às vezes porque decido em cima da hora e com a gilete é mais rápido, ...

Qual é o método mais ecológico (indo ao que interessa)?

Não fazer depilação, claro. Mas ainda não cheguei a esse estágio. Se calhar ajudava se a combinação fosse pele clara e pêlos loiros ou pele escura e pêlos castanhos, mas na minha pele bem branca os pêlos castanhos são vísiveis a uma boa distância...

Os cremes, nem pensar, estão cheios de químicos (pois se dissolvem os pêlos em meia dúzia de minutos!).

Penso que as ceras não serão tão prejudiciais embora haja umas mais naturais. Por cá não consegui encontrar nenhum centro que usasse ceras 100% natural, embora no Brasil vários sítios publicitem cera de mel e até com chocolate! O problema, quando vamos à esteticista é, também, o papel: aquela grande tira que colocam na marquesa (por questões de higiene) e, quando é necessário, as pequenas tiras com que tiram a cera. Agora não consigo abstrair-me de todos estes pormenores...

Fica em aberto a possibilidade de experimentar fazer em casa um substituto de cera, usando normalmente mel ou açúcar, seguindo receitas que já têm séculos, e tiras de pano laváveis.

Bem mais ecológico é usar a pinça ou a técnica da linha (já chegou a Portugal). Mas se são óptimas opções para as sobrancelhas não me parecem nada práticas para as pernas...

As lâminas, que ficarão sempre como giletes, normalmente descartáveis (mesmo não o sendo, tem que se susbtituir regularmente parte delas) poderiam ser uma opção (ecologicamente falando) se cá houvesse recicladas, e se usasse sabonete em vez das espumas tradicionais.

Sobram a depilação a laser e as máquinas depiladoras.

A primeira parece-me uma boa solução e um bom investimento (já experimentei nas axilas e virilhas, embora não tenha terminado...), mas para já vou voltar, regularmente, à minha máquina da Braun, deixando de parte, e de vez, as giletes. Gasta energia, é verdade, mas não gera resíduos nenhuns e é uma máquina resistente que dura muitos anos.

6 comentários:

  1. Muitos parabéns!
    Nos últimos tempos tenho seguido o teu blog com alguma atenção e curiosidade sobre as formas como podemos melhorar a nossa pegada ecológica no mundo. Neste momento, até estou à espera de receber o livro que referes "Dormir nu é ecológico" para, também eu, melhorar o que for possível.
    Deixo apenas aqui uma observação curiosa...relativamente às frutas da época...embora a maçã e a pêra estejam à venda nos supermercados e afins não é uma fruta deste mês, é uma fruta que é apanhada em Setembro e Outubro e depois é armazenada em frigoríficos onde, na maioria das vezes, colocam sprays para que a fruta não se estrague e seja consumida muitos meses depois de apanhada. Não sei qual é a tua intensão ao elaborares esta lista, se apenas mencionar as frutas que estão disponíveis para consumir nesta altura ou se as frutas que efectivamente são desta altura.
    Vou continuar a passear por aqui... as ideias aqui partilhadas são excelentes e eu própria já comecei também a colocar em prática...pelo menos quando me lembro...só pela tua partilha! Obrigada!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo teu apoio, é bom saber que a partilha é frutífera!
    E obrigada pela chamada de atenção em relação à fruta...
    A minha intenção é listar as frutas que realmente são da época. Usei uma fonte que pensei fidedigna, a Deco, mas vou confirmar.
    Será possível, em relação às maçãs e pêras, serem "da época" mais para o sul do país? Sabes me dizer?
    Eu ainda ando a comer diospiros da árvore da minha mãe, apesar de não ser da época!

    ResponderEliminar
  3. Não, estas frutas são mesmo daquela época. Quanto ao diospiro é normal que tenhas. O diospiro é uma fruta de Novembro/Dezembro e se for a árvore for bem tratada e a fruta correctamente apanhada ela dura algum até algum tempo depois de apanhada(pelo menos um mês foi o que consegui fazer a experiência...mais que isso não consegui não comê-lo, é uma das frutas que mais gosto). Quando eu vejo os disospiros à venda nos supermercados em Outubro duvido logo da sua qualidade...não é natural...(ié, sem quimicos e afins...)

    ResponderEliminar
  4. Sabes dizer-me uma fonte realmente fidedigna para continuar a minha lista de frutas da época? E já agora de legumes (uma das minhas medidas deste mês)?

    ResponderEliminar
  5. :) Por favor, envia-me um email para nutrir.me@gmail.com

    assim fica mais fácil de falarmos e tirarmos outras possiveis dúvidas :)

    ResponderEliminar
  6. Pois, outra coisa que a Tupilde ainda não tinha pensado ;-D Mas realmente, lá em casa, ela usa máquina depiladora. Ao menos, não há produção de resíduos. Só os pelos que vão para o compostor! :-D Mas já reparaste que na factura da EDP vem descriminada a origem da energia eléctrica que chega às nossas casas? Eu não pedi para ter energia vinda das centrais nucleares... enfim, ainda há coisas que não consigo ter mão. Só quando for autosustentável e morar numa ecoaldeia. Aí sim! :-D

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!