13 de fevereiro de 2010

105 - Limpar, periodicamente, o software do meu pc


Como tive sempre por perto um irmão "especialista" em informática nunca me preocupei com questões técnicas do meu computador. Quando algo não estava bem, chamava-o... Agora, que ele não está na divisão ao lado, tenho que ser um pouco mais do que utilizadora.

Quando pesquisava sobre como usar o computador de uma forma mais amiga do ambiente (o que me levou já a fazer algumas alterações), li que devemos limpar o software do nosso computador. O programa sugerido, em vários sítios, é o ccleaner (o primeiro c é de crap...), que podemos descarregar gratuitamente, coisa que fiz, e que "limpa" programas corrompidos, entradas incorrectas e arquivos temporários. Pu-lo a correr e em 104.375 segundos libertou-me 1.961,7 Mb. Tendo em conta que eu já fazia (e faço) o delete browsing history - dentro do internet explorer, nas opções de safety (isto assim fica giro... já pareço alguns economistas a usar termos em inglês, quase palavra sim, palavra não, nas suas explicações!) - que limpa tudo o que é relacionado com a internet, e que tenho sempre o meu caixote da reciclagem vazio, ainda é qualquer coisa!

Descobri, depois..., que o próprio windows tem um programa de limpeza, o Disk Cleanup (procurei-o através do windows explorer), que me indicava poder, ainda, libertar mais 7,5 Mb.
Para a próxima vez vou primeiro usar este e depois ver se o ccleaner é útil na mesma!
Ainda não sei qual deve ser a periodicidade, mas vou começar com uma vez por semana e ver no que dá...

Também há um programa (que se pode descarregar gratuitamente...), o SC-DiskInfo, que nos mostra como está a ser usado o espaço no nosso computador, permitindo-nos organizarmo-nos melhor. O meu até nem está nada mal!


Para quem tiver um computador "fixo": convém limpar, de 6 em 6 meses, o hardware. Abrir a "torre" e limpar, gentilmente e superficialmente, pó e sujidades acumulados.

Como sou completamente novata nestas andanças, aconselho-vos a consultar um especialista antes de efectuarem algumas das minhas sugestões... Posso ter feito tudo errado!

Se bem que o meu "bichinho" parece estar óptimo!!!

6 comentários:

  1. Olá,

    também tenho esse CCleaner e funciona bem, mas prefiro outro ainda melhor que limpa os programas que nos ficam agarrados ao computador e não querem sair, o Revo Uninstaller, gratuito e basta procurar no Google. Porque o Diskcleaner do Windows é muito fraquito.

    VG

    ResponderEliminar
  2. Mais eficiente ainda é mudar de sistema operativo. Em vez do windows usar uma boa distribuição de Linux (ex. Ubuntu, Fedora) e esqueçer esses "lixos" que temos de adicionar ao sistema operativo para limpar o mesmo. Sem virus... sem necessidade de programas piratas..sem necessidade de "alimentar" o monopolio do Sr. Gates... e a ajudar uma comunidade de software livre feito para as pessoas e não o lucro das empresas

    ResponderEliminar
  3. Cara Help-Desk (estou a brincar, não leve a mal)
    Um conselho se quiser:
    Não instale muitos programas de limpeza e outros. Há programas que fazem o update das drives, programas que fazem isto e aquilo, parece aliciante, basta um dia ver (se é que já não viu) o cd que com o PCTools.
    É só "tralha", mas continua a ser aliciante saber se amanhã chove, a que horas se levanta o sol, etc, etc.
    Cara Ema Magalhães
    O que pode acontecer, por exemplo, se instalar o CCleaner + o Uninstaller, complicação de dll's incompatíveis e controladores e depois muitas vezes não sabemos porque é um programa deixou de funcionar.
    Pessoalmente já encontrei num PC, 5(!!!) programas de limpeza, no fundo limpavam-se uns aos outros, 2 antivírus, tudo produto de um Cd da Pctools.
    Cara Ema, não quero dizer que vá pelo mesmo caminho, porque até pelo que li está a controlar a situação e ainda bem, mas o CCleaner chega, na minha opinião.
    Desculpe se a incomodei sobre o assunto.
    Claro que tinha que aparecer um "discípulo" do Linux, Sr. Anónimo estamos num pais, felizmente, de free choice.
    Sr. Anónimo, não vê ninguém nos fóruns em que se fala do Linux, aparecer sempre alguém a dizer que o Windows é que é o melhor.
    Sr. Anónimo, nada é perfeito nem eu nem o Senhor, muito menos o Woodstock dos sistemas operativos.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Armando, pela sua opinião e explicação. Como não tenho muito conhecimentos na área da informática, é sempre bom receber conselhos de quem os tem.

    Em relação à questão linux/windows nem sequer me posso pronunciar porque estou completamente às cegas neste assunto...

    ResponderEliminar
  5. prezado nao consigo mas passar minha fotos para o computador

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!