10 de fevereiro de 2010

102 - Procurar, e usar, soluções naturais para tirar nódoas da roupa


No seguimento das várias medidas para diminuir, ao lavar a roupa, a poluição da água, pus de parte os tira-nódoas de todas as espécies. Usava, para a roupa mais suja (toalhas de mesa, guadanapos, ...) um dos que se junta ao detergente e, para uma nódoa mais esporádica, um dos que se aplica antes da lavagem. Ambos muito maus, ambientalmente falando...

Como tinha uma enorme nódoa de vinho tinto numa toalha de mesa, resultado de um gesto mais animado durante uma festa, lá fui eu pesquisar maneiras naturais para me livrar dela. Além do livro (O lar ecológico) que já falei várias vezes e de onde retirei a informação para substituir a lixívia na roupa branca, tenho um outro, Truques caseiros*, também delicioso e cheio de ideias para tudo e mais alguma coisa. Entre ambos encontrei imensas dicas de como tirar nódoas de quase tudo. Desta vez nem pesquisei na internet...

Claro que a primeira que experimentei foi para a minha nódoa de vinho tinto (já com alguns dias...). Ficou impecável!

Aqui ficam as soluções apresentadas para as mais comuns (se precisarem de mais alguma digam!). Eu experimentei, além da do vinho tinto, a da transpiração e a do chá. Todas resultaram.

Conselhos:
- Em caso de dúvida, experimentar primeiro numa zona não visível...
- Passar sempre por água, depois de usar o "tira-nódoas natural", mesmo que vá lavar em seguida.

"Soluções"

vinho tinto
Se for logo, deitar açúcar ou sal para absorver. Se não deitar água oxigenada a 20 volumes ou vinho branco (usei a água oxigenada) sobre a mancha (fará desaparecer a cor do vinho).

café, chá e chocolate
esfregar a nódoa com água oxigenada a 20 vol. e depois passar por água. Se o tecido for de lã, usar vinagre branco.

transpiração
demolhar em água com vinagre branco (eu friccionei e embebi bem a zona e depois deixei ficar uns bons minutos) ou água com limão.

fruta
se for recente friccionar com sal. Em tecidos delicados friccionar com vinagre branco ou sumo de limão. Nos outros usar álcool a 90º ou a fantástica água oxigenada. Se forem nódoas muito difíceis (amora, cereja) embeber em água de cozer feijão-branco e depois demolhar, durante toda a noite, em leite coalhado (esta não experimentei...).

gordura e óleo
água e sabão... se forem antigas ou difíceis juntar boráx à água da lavagem.

esferográfica
se forem recentes demolhar em leite morno. Se não, friccionar com sumo de limão ou iogurte (?) ou ainda uma mistura (em partes iguais) de álcool e vinagre branco.

base
esfregar com um pano de algodão ensopado em álcool a 90º.

baton
friccionar com um pano de algodão embebido em água oxigenada a 20 vol (cá está, a água oxigenada!).

sangue
demolhar em água bem fria e muito salgada e depois esfregar com vinagre branco.

ferrugem
cobrir a zona com sal, deitar um fio de sumo de limão e deixar actuar durante uma hora.

manchas em geral
usar um pano de algodão embebido em... água oxigenada a 20 volumes!

Se não tiverem solução tapam-se! Bem ecológico...


* Truques caseiros
Marie-Françoise Loock
Círculo de Leitores
Lisboa, 1995

4 comentários:

  1. Boa tarde,

    como posso tirar nódoa do liquido preto que o choco
    deita, neste caso já cozinhado,inclui gordura.
    Em tecido claro, e sapato de camurça?
    Espero que tenha uma solução para mim,
    obrigada.

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, Ana, não sou perita em nódoas nem em tinta de choco... Mas o sabão é bom para a gordura. Talvez a tinta de choco saia como outra tinta (leia este post: http://tiranodoas.com/como-tirar-nodoas-de-tinta-de-caneta-da-roupa). Eu teria muito cuidado com as experiências para não estragar as peças.
      Boa sorte!

      Eliminar
  2. Boa noite, o líquido AZUL Homcare Original é um super concentrado que retira qualquer tipo de nódoas sem estragar. É biodegradável, não tóxico e não inflamável. É um multiusos que é para aplicar em qualquer superfície em que se possa usar água, na máquina de lavar reduz a utilização de detergente em 25% e aviva as cores. É único no mercado, venda directa. Pode ser adquirido através do site http://azulhomcare.com

    ResponderEliminar
  3. sujei com 3 nódos pequenas uma t-shirt novinha acabada de estrear e que adoro, nódoas de ...tinta de choco, ja foi lavada e não saiu nada nem disfarçou, a t-shirt é bordeaux, alguem consegue dar uma ajuda???a agua oxigenada a 20 volumes via manchar a camiseta???se usar bicabornato resultara???

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!