17 de fevereiro de 2010

109 - Utilizar o Ecosia como motor de busca


Há um (novo) motor de busca que ajuda a salvar a floresta tropical: ecosia.
Não tem o fundo negro (ainda) como o blackle, que nos ajudando a poupar energia, mas, por cada simples pesquisa, gratuita, através do ecosia, ajudamos a salvar 2m2 de floresta tropical. Bom, não?

É uma parceria entre a Yahoo, a Bing e o World Wide Fund for Nature (WWF) e é financiado através de “cliques” em links patrocinados (que aparecem no lado direito dos resultados das pesquisas).


É fácil de instalar: basta fazer o download, depois é só definir o Ecosia como motor de busca por defeito (no meu computador fi-lo, dentro do internet explorer, na setinha mesmo por baixo do X para fechar a página, em manage search providers...) e já está. Adicionei-o na barra superior dos favoritos, mas basta colocar a palavra ou frase que procuro na caixa de busca (em cima, à direita) e esta é feita através do ecosia. Na página, em baixo ao meio, aparece a indicação de quantos m2 já "salvámos" e quanto já foram salvos desde o começo do motor de busca.

Sabe bem saber que "cada utilizador poderá proteger 2000 m2 de floresta por ano, o que corresponde aproximadamente às dimensões de um campo de hóquei no gelo. Além disso, se apenas 1% dos cibernautas de todo o mundo fizessem as suas pesquisas no Ecosia, a cada ano salvaguardava-se uma área de floresta equivalente às dimensões da Suíça."

Não dá para procurar imagens ou vídeos... mas para as buscas simples parece óptimo!

3 comentários:

  1. ATENÇÃO que o Blackle só funciona para monitores CRT (dos antigos, com tubo de cinescópio) e plasmas (duvido que alguém tenha um computador ligado a um). Todos os portáteis e monitores são LCD e, neste caso, o preto consome mais que o branco. Poderia explicar tecnicamente, mas é mais fácil pesquisarem a explicação na net.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela chamada de atenção.
    Já estava a par dessa particularidade, desde o post em que mudei o fundo do monitor (http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2009/11/substituir-o-wallpaper-do-computador.html).
    O meu é dos que poupa a preto...

    ResponderEliminar
  3. Já experimentei e é muito interessante saber que se salvam as árvores, mas os resultados das buscas deixam um pouco a desejar...
    Pelo menos por enquanto...

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!