2 de julho de 2010

153 - Comprar cereais a granel


Só vou à Naturocoop quando tenho algo mais para fazer pelas mesmas bandas, pois esta cooperativa de produtos biológicos (que tem desde a fruta à pasta dos dentes, passando por tudo o que precisamos, a nível alimentar, de limpeza e de higiene) é precisamente do outro lado da cidade!

Nesta visita descobri que também têm um espaço no núcleo rural do Parque da Cidade (aqui ao lado...). Como é que nunca tinha reparado? Porque vou todos os dias ao Parque, menos ao fim-de-semana (quando é invadido), que é quando a loja abre... Tenho que fazer uma visita (já avisada que tem muito menos coisas...)!

Como precisei de ir às Águas do Porto, fui num pulinho até este "supermercado" - que me faz sempre lembrar os primeiros que surgiram - dar início à minha ideia de não voltar a comprar cereais embalados em plástico. Esta é uma das minhas mais queridas cruzadas, dentro deste desafio: reduzir ao máximo a existência de plástico (principalmente descartável) cá por casa.

Se já antes desta iniciativa não usava sacos de plástico para as compras, agora, tenho uma verdadeira (e saudável?) obsessão pela erradicação deste material: tenho ficado extremamente impressionada com os vídeos de massas gigantescas de plástico a vogar pelos oceanos e de animais mortos devidos a elas.

Na Naturocoop os cereais estão nos grandes sacos onde são transportados ou em dispensadores (que adoro usar!), e os sacos disponíveis são em papel (apesar de, nesta visita, ter ficado triste por ter visto porções pré-pesadas, prontinhas a trazer, em sacos plástico...). Eu trato estes sacos de papel com muito cuidado, e reutilizo-os imensas vezes (e no fim da sua vida útil, coloco-os na compostagem!).


A oferta de cereais (sempre biológicos) é óptima: vários tipos de arroz, aveia, cevada, quinoa, cuscuz, millet, bulgur, ...

E, por exemplo, um quilo de aveia aqui custa 2,01€ e no Continente (também biológica) custa 5,10€... Convencidos?

Ainda trouxe, além dos meus cereais, mais sementes para germinar, chicletes 100% naturais e 100% biodegradáveis que nem sabia que existiam (o Zé Manel às vezes sente muito vontade de uma pastilha elástica), e descobri também que a Ecover tem produtos de higiene pessoal.

Na minha próxima visita vou falar sobre a possibilidade de fazer como o Colin Beavan (No Impact Man): levar frascos de vidro para encher com os cereais, e assim reduzir também os sacos de papel...

4 comentários:

  1. Mais uma vez deste-me uma boa ideia :)
    Aproveito para partilhar este site que promete produtos biológicos e ecológicos:

    http://www.ecoescolhas.com/

    Como não sou uma perita, gostava de saber a tua opinião quanto ao mesmo, uma vez que é um local de compra online, o que me poderia facilitar muito a vida :)
    Boas eco-escolhas

    ResponderEliminar
  2. Olá Rosarinho!

    obrigada pela partilha, vou "vasculhar" o site. À primeira vista parece interesante, mas vou ver melhor e depois digo alguma coisa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Ema!
    Para substituir os sacos de plástico e papel, pode-se utilizar pequenos sacos em pano, podemos fazer em casa ou mandar a uma costureira.
    São muito fáceis de fazer e não pesam tanto como os frascos de vidro!

    Beijinhos e Obrigada pelas tuas dicas!

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana Raquel!
    Muito boa a tua dica (às vezes as soluçãos são tão simples e nem nos lembramos delas...), obrigada! Ainda por cima ando a treinar os meus dotes na máquina de costura...
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!