13 de julho de 2010

164 - Apagar os emails antigos


Este é um bom exemplo de "nunca tinha pensado nisto"... até que há uns tempos o Hugo Garcia, no facebook, a propósito dos cd's serem poluentes, referiu o facto de a internet ser, também, um problema ambiental. Tudo o que temos "guardado" no espaço virtual, tem que estar armazenado nalgum lado... "armazenado e replicado por questões de segurança", como diz o Hugo. E todos este processos gastam energia e geram calor "lá" no sítio (seja ele onde for), o que implica usar ar condicionado para arrefecer os equipamentos. Já viram o calor que emite um pc ou um portátil caseirinho? Imaginem os computadores/servidores (não sei se têm um nome mais técnico) "centrais"! Parece que a Google tem algumas preocupações a este nível.


Lá fui eu à minha conta de email (gmail) e vi que estava a ocupar 36% do espaço a que tenho direito (o qual, parece-me, está sempre a aumentar). É o problema do gmail: como não nos temos que preocupar com o facto da caixa ficar cheia, facilitamos... Lembro-me que no meu primeiro email, lia e apagava logo porque se não tivesse cuidado já não recebi "emails" novos!

Como apago todos os dias o spam, dediquei-me a limpar as caixas de entrada e de saída. Apaguei 900 mensagens!!! E fiquei a ocupar uns míseros 7%. Ainda assim pretendo fazer uma limpeza ainda mais profunda e reduzir esta percentagem. E, claro, manter a casa vazia... Também apaguei as mensagens no facebook e vou estar atenta ao meu álbum de fotografias do picasa, onde, apesar de tudo, ocupo apenas 5, 48% do meu espaço disponível.

Por isso, toca a apagar "emails" antigos e, já agora, não contribuam para o spam e, quando enviarem "emails" para mais do que uma pessoa coloquem os endereços em bcc (escondidos).

Boas limpezas!

3 comentários:

  1. Ah! Há pouco tempo tive uma formação com uma pessoa fantástica Brasileira e em que ela dizia que devíamos ter cuidado ou atenção aos nomes que damos às coisas. Por exemplo: computador deveria ser chamado de computamor! AHAHA. É verdade, mas no fundo ele até nem é muito amigo do ambiente, não é? Se bem que acho que ter livros e outros documentos guardados informaticamente é mais ambiental do que ter os documentos em papel. :-D
    Topas

    ResponderEliminar
  2. Eh, eh!
    É, eu também só imprimo um documento se for muito importante. Se bem que arquivos em papel são mais duradouros do que os informáticos (a facilidade com que um computador ou um disco se avaria...). Mas sem dúvida que o papel é, cada vez mais, um bem a "poupar"!

    ResponderEliminar
  3. São apresentadas aqui ideias muito boas, algumas das quais, comecei a praticar. Parabéns e obrigada.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!