9 de julho de 2010

160 - Comprar, quando forem mesmo necessários, guardanapos de papel reciclado


Sabem, aquelas alturas em que precisam de guardanapos para muitas pessoas? Mesmo muitas pessoas? E não têm, nem de perto nem de longe, guardanapos de pano suficientes?

Pois é, foi o que me aconteceu.

Nós já não compramos guardanapos de papel desde o início deste desafio (e mesmo antes só os usávamos esporadicamente), mas confesso que normalmente gostava daqueles maiores, mais espessos e de cor (ai, ai, ai...), a condizer com o resto da decoração...

Mas agora precisei mesmo de muitos guardanapos e os meus (ainda) reduzidos dotes para a costura não me permitem fazer o milagre de transformar quadrados de tecido em guardanapos (parece simples, mas experimentem)!

Como tal, lá fui eu comprar guardanapos de papel, mas reciclados, porque apesar de tudo têm algumas vantagens: há menos consumo de recursos naturais, menos "contribuição" para os aterros ou incineração, a sua transformação consome menos água e energia («240 kw/h por tonelada de fibra secundária contra 1000 kw/h por tonelada de fibra virgem») e menos detritos sólidos.

Parece que agora ainda há mais oferta de guardanapos de papel: há mais cores, há "tipo tecido", para crianças, e até vi uns guardanapos de papel anti-nódoas (!!!) Será que é para usar, cada um deles, mais do que uma vez???

Realmente, no meio de tanta cor, fica difícil optar pelos pardos e "insignificantes" guardanapos reciclados...

Comprei os da Renovagreen (0,85€ uma embalagem com 90 guardanapos), marca de que já falei no post sobre os rolos de papel de cozinha. Ainda procurei da marca Continente - porque estava lá, claro - mas também porque já comprei papel higiénico reciclado desta marca, mas não os encontrei (posso até nem ter reparado, no meio de tanto guardanapo...).

Só ainda não percebi porque é que, aqui, os guardanapos reciclados são de um branco acinzentado e nos EUA, por exemplo, são castanhos (da cor do cartão):


Alguém me sabe dizer?

E, no final, coloquei os guardanapos usados na compostagem, porque, segundo o que aprendi quando fiz a oficina de compostagem, papel com vestígios de gordura não dá para reciclar.


3 comentários:

  1. gostava de saber a vossa opinião sobre o uso de papel reciclado em escritório (resmas A4...)
    1 - o papel reciclado é mais caro do que o branco (e há quem defenda que a sua produção é mais poluente); como motivar uma empresa a comprar o reciclado?
    2 - o papel reciclado português é mais caro do que o alemão (xerox); como motivar uma empresa a comprar o produto português?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Luis Duarte.

    São muito pertinentes as questões que coloca. Leiga como sou nestes assuntos, a única coisa que posso dizer é o que eu faria se estivesse na sua situação.
    Em relação ao primeiro ponto recolheria informação, dados, sobre o papel reciclado, toda a questão ambiental à volta do abate de árvores e depois, prepararia uma apresentação que sensibilizasse os meus colegas e superiores para este tópico. E se não resultasse à primeira, continuava a insistir utilizando diferentes "métodos": filmes, imagens, ...
    Em relação à questão do preço do produto nacional, contactaria a ou as empresas que produzem localmente o papel e pediria-lhes - expondo a situação - para explicarem o porquê da diferença de preço e depois, dependendo da resposta, claro, tentaria renegociar o preço daquele ou apresentar no escritório as razões pela diferença do valor.

    De momento é o que me ocorre. Espero ter ajudado. Se precisar de mais alguma coisa pode contactar-me através do email deste blog: 365coisasquepossofazer@gmail.com.

    Bom final de semana,
    Ema

    ResponderEliminar
  3. Onde posso comprar esses guardanapos reciclados?

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!