28 de outubro de 2010

179 - Limpar com regularidade os sifões e os filtros


Como prevenir é mais ecológico que remediar, o primeiro passo é evitar que as canalizações cá de casa entupam.

Supostamente, devemos, regularmente (quando notamos que a água não escoa tão bem), inspeccionar e limpar os sifões do lava louças e lavatório e a caixa (sifão) do chão do quarto-de-banho.


Como até já limpamos o filtro da máquina de lavar roupa ainda olhei para a tampa do sifão do lava louças... mas perdi logo o entusiasmo todo! Assim, como queremos evitar ao máximo tão interessante tarefa (além dos benefícios ecológicos desta medida, claro...) temos o máximo cuidado com o que deitamos pelos canos cá de casa.

Na cozinha temos a sorte de o lava louças ter uma espécie de balde pequeno perfurado que recolhe qualquer detrito sólido que consiga passar pelo tampinha do ralo (desculpem-me mas não me estou a lembrar dos nomes técnicos das coisas...) e assim é extremamente difícil algo passar e entupir os canos. E, claro, que nunca deitamos gorduras pelo ralo abaixo (reciclamos tudo o que é óleo/azeite)!

No quarto-de-banho só tenho que ter cuidado com os cabelos que (principalmente nesta altura do ano) ficam depois do banho (mais eficiente só se rapar o cabelo como o Zé Manel...). Também não deitamos nada que não seja "suposto" pela sanita abaixo.

Uma das medidas de prevenção é, uma vez por mês, deitar uma boa quantidade de água a ferver pelos canos da casa... (principalmente pelos mais problemáticos). E para o fazerem podem usar, por exemplo, a água de cozer massa. Assim não desperdiçam nem mais água nem mais energia!

Se a prevenção não correu bem, o mais ecológico método é o velhinho desentupidor de borracha. Normalmente costuma ser suficiente (de preferência coloque um pano entre o ralo e o desentupidor. Se não o fizer vai perceber o porquê desta dica...).



Se precisar de algo mais... não use soda cáustica! Há várias receitas caseiras, ecológicas (só não o são mais porque gastam alguma água), para dissolver o que quer que seja que está a impedir a passagem da água:

1ª - Sabão ou detergente da louça e água a ferver
(só se os canos ainda não ficarem com água até ao ralo - ou mais até...)
É só deitar um pouco de sabão no ralo do cano entupido, seguido de água a ferver. Normalmente funciona se o problema for gordura em excesso;

2ª - Fermento e água a ferver
Colocar 2 colheres de sopa de fermento em pó no ralo do cano entupido e despejar uma panela de água a ferver por cima.

Depois a mais eficiente, ou melhor, as mais eficientes (há muitas variantes) são as que usam sal, vinagre e bicarbonato de sódio:

3ª - Deite ¾ copo de bicarbonato de sódio pelo ralo, em seguida ½ copo de vinagre. Cubra o ralo com um pano velho e deixe actuar durante 30 minutos. No final do tempo deixe correr um pouco de água morna. Esta já experimentei (não nos nosso canos...) e resulta;

4ª - Junte 1 copo de vinagre, ½ copo de bicarbonato de sódio e 2/3 colheres de sopa de sal. Deite pelo ralo e cubra durante 30 minutos. Para terminar, deixe correr um pouco de água morna;

5ª - Junte ½ copo de sal, ½ copo de vinagre e ½ copo de bicarbonato de sódio e deite no cano entupido, seguido de uma panela de água a ferver.

Atenção que o bicarbonato e o vinagre reagem e fazem "espuma e vapor"!

Se nada disto resultar, existem outros métodos mais elaborados (uns desentupidores mais apetrechados, varetas, mangueiras, ...) ou até a hipótese de chamar um desentupidor(a) - senhor(a) que faz desentupimentos.

Os químicos (muito poluentes) devem ser sempre a última solução!

E devo confessar que até fiquei com vontade de um dia ficar com a sanita entupida (de coisas mais ou menos limpas...) só para testar este método hilariante:

Material
cerca de 1 cm de folhas de jornal ou qualquer papel (tamanho A3).
Passos
1 - Colocar as folhas de jornal sobre o assento e fechar o tampo;
2 - Subir sobre o tampo com os dois pés e pressionar - dar pulinhos leves (!!!) - como se fosse um desentupidor;
3 - Sem sair de cima do tampo, porém sem fazer o movimento anterior, puxar o autoclismo, se necessário duas vezes.
E pronto, já está!!
Importante: Caso esteja muito acima do peso, peça ajuda para outra pessoa subir e pressionar o tampo do sanitário.
Obs.: o papel utilizado fica intacto.
...

17 comentários:

  1. Boas dicas. Cá em casa tb evitamos deitar coisas que entupam canos...

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante! Confesso que me preocupo imenso com o ambiente até porque trabalho nessa área.
    Dói-me o coração de saber que lá em casa quando há destes problemas a minha mãe ou avó mandam não sei quantas jorradas de soda cáustica pelos canos abaixo =S Dá resultado....mas as consequências ambientais são tremendas =(
    Vou tomar uma atitude lá em casa! Vou experimentar as soluções caseiras aqui apresentadas...Obrigada Ema.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ema! Da minha experiência pessoal, sempre tive cuidados com a limpeza dos sifões, não por uma questão ecológica no início - confesso, mas por uma questão de limpeza que posteriormente se revelou mais uma questão ambiental. Assim, e da minha experiência, posso aconselhar, principalmente para a banheira e pia da cozinha, uma tampa perfurada,em alumínio, e que evita que a grande maioria dos cabelos e sujidade desça para os canos. Já uso há muito tempo e confesso que retém até os cabelos mais curtos do meu marido. O que uso é semelhante a este :http://www.doural.com.br/ralo-de-pia-kuchenprofi,product,401,14.aspx
    Outra coisa que evita o entupimento dos canos é retirar o sifão, principalmente os da casa de banho que é só levantar (pelo menos na minha é assim) e escovar com uma escova de dentes antiga. Não custa nada porque ganhei o hábito de o fazer sempre que lavo as louças da casa de banho e evita que a sujidade se acumule de forma a entupir. Além disso, com a escova, pode-se retirar os cabelos que estão mais no fundo. São sugestões ;-)Fátima Rocha

    ResponderEliminar
  4. É isso, Joana, aniquilar a soda cáustica!

    ResponderEliminar
  5. Fátima, obrigada pela partilha da sua experiência, sem dúvida inspiradora.
    A tampa perfurada, em especial, parece-me muito interessante!

    ResponderEliminar
  6. Eu uso o desentupidor de borracha no meu lavatório que é o que entope com mais frequência, mas nunca uso com o pano e realmente não é bonito ver coisas estranhas e castanhas a flutar na água... Acho que vou passar a usar essa dica!

    ResponderEliminar
  7. Ema cá por casa não temos qualquer problema de canos entupidos na cozinha, porque todos os dias deitamos a borra do café no lava loiças. Funciona às mil maravilhas!
    Também fiquei muito curiosa em relação à última forma de desentupir a sanita ;-)

    ResponderEliminar
  8. Olá Ema!
    Olha estava a ver o Desafio Verde na rtp2 e hoje falaram sobre reciclagem de aparelhos eléctricos. Eu tenho alguns por deitar fora já há alguns anos porque não sei onde o fazer... Sabes se em Lisboa há algum local que os receba ou algum ecoponto específico?

    Obrigada,
    Bia

    ResponderEliminar
  9. Adoro essas dicas, sigo o blog a um tempão e sempre leio. Obrigada e boa semana!

    http://www.apenasumponto.blogspot.com/
    http://www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Luísa, também já tinham referido a dica da borra do café no facebook, não conhecia. É bom saber que funciona! Eu costumo usar as borras do café (não são muitas) nas minhas plantas, mas agora já tenho uma nova função para elas. Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Bia, local específico em Lisboa não sei, mas os ecocentros aceitam todos os electrodomésticos. Na Worten (pelo menos aqui no Porto) também tem um "ecoponto" para pequenos electrodomésticos. Algumas camâras municipais, mediante marcação prévia, vêm buscá-los a casa. Algumas associações aceitam (e também vêm buscar a casa) electrodomésticos, móveis, ...
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  12. Rafaela, obrigada pela atenção e "companhia"
    (adorei a frase de apresentação do seu blog!)

    ResponderEliminar
  13. olá.. hoje experimentei o bicarbonato de sodio com vinagre... o cano nao estava entupido, mas ja notava que a água demorava a escoar.. e foi uma desilusão... além de nao desentupir, entupiu foi o cano de vez!!! ainda tentei o desentupidor de borracha, e nada... bocados de porcaria a boiar na água, mas nada de descer... tive mesmo que usar a horrorosa soda cáustica.................. fiquei tao triste! pensei que era desta que abdicava dessa medida tão pouco ecológica.. mas teve que ser... alguma ideia sobre o que poderá ter corrido mal? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana.
      Sinto muito saber isso. Qual foi o procedimento que experimentou?
      Eu nunca tive problema com nenhum mas acho o 5º o melhor.
      Talvez se me disser ao certo como fez eu possa ajudar a perceber o que correu mal.

      Eliminar
  14. Olá Ema! eu já lhe tinha respondido, recebeu?.. explicava na minha resposta que usei o 3º método, no lavatório da wc.. que fez espuma qdo juntei o vinagre, esperei o tempo recomendado, e assim que tentei colocar a água vi que estava entupido. de seguida tentei um "arame" mas era demasiado flexível e dobrava-se.. depois tentei o desentupidor de borracha, a água saía por aquele buraco dos lavatórios (não sei o nome técnico..), mas não descia.. alguma ideia do que terei feito mal? beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que fez tudo bem, mas - quanto a mim - o melhor é o 5º método (o da água a ferver), pelo menos por aqui, resulta sempre! Já experimentou?
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!