.
Bom, esta é fácil!
Já tínhamos decidido ligar a televisão apenas depois das 22h (às vezes, temos uma ou outra recaída...), e sempre usámos a mesma lógica para ligar a máquina de lavar roupa. Isto porque temos o bi-horário diário: entre as 22h e as 8h a electricidade fica-nos mais barata (e indirectamente estamos a contribuir para poupar energia).
Agora, ao redifinir horários e acomodar novos hábitos e tarefas - e numa tentativa de ser "um bocadinho..." mais organizada - decidi guardar as horas depois do jantar para o uso do computador.
A verdade é que comecei a ficar (um pouco...) preocupada com o tempo que passo à frente do computador. Depois de anos e anos a trabalhar dia após dia (e às vezes noites também) em frente a um monitor, passei por um período bem tranquilo, em que - exceptuando algumas alturas de entregas de trabalho - estava poucas horas por dia no computador.
Gradualmente, voltei a precisar de mais tempo com este bichinho: mais emails a ler e a responder, posts a escrever, pesquisas a fazer, ir ao facebook... além de outras tarefas habituais.
E comecei a reparar que às vezes me perco, principalmente quando ando pela internet (óbvio!)...

Não tenho nenhum problema de dependência (ufa!...), pelo menos segundo este teste, que encontrei em vários sites: sou "uma utilizadora média. Por vezes posso até navegar na internet um pouco demais, no entanto, tenho controlo sobre a sua utilização". Fico mais descansada...
Assim, com as horas mais contadas, tenho que me coordenar melhor, porque não quero roubar tempo ao meu sono de beleza!
O engraçado (talvez não seja a melhor palavra...) é que ao andar à procura de informação para este post, descobri, precisamante, notícias sobre um estudo brasileiro e um outro americano sobre a influência do uso do computador à noite na qualidade do sono. Além de, na maior parte das vezes, o seu uso (e da televisão, consolas, ...) ocupar horas que deviam ser passadas a dormir, também a exposição à sua luminosidade desregula a produção de melatonina (responsável pelo sono), alterando os ciclos sono-vigília.
Até agora não senti nenhum efeito, nunca tive problemas de sono, mas vou estar atenta. Se tal acontecer vou começar a madrugar e a usar o computador até às 8h. Pois, pois...
Ah, e se me encontrarem pela internet durante o dia, ficam a saber que não estou em casa, mas - provavelmente - no meu espaço, onde, por razões várias, o computador está ligado na "hora de expediente"...
Oi Ema, procuro entrar no computador à noite, perto da hora do jantar (depois). Já trabalho com computadores o dia inteiro e tento me poupar bastante.
ResponderEliminarHá muitos anos não atravesso a madrugada no computador. Não vejo mais razão para isso. Faço o que preciso e guardo logo na gaveta :)
Abraços,
Elaine
Olá Ema!
ResponderEliminarTive acesso ao teu blog através de um post da Ana do blog "A mamã é só minha" e acho muito útil.
Gostei muito de todas as ideias. Estou a seguir.
Beijinho.
Gostei da imagem... hehe! a malta perde-se a ver mais uma coisinha!! :)
ResponderEliminarObrigada pelo vosso cuidado e pelos comentários atentos aos posts!
ResponderEliminarBoa semana!!!
Ema
Olá!
ResponderEliminarAinda há pouco também li sobre o estar à noite no computador, televisão ou jogos. Lá diziam que não conseguindo evitar que o façamos à noite, que pelo menos 1 hora antes de nos irmos deitar não estarmos em frente de nenhum destes "amigos luminosos".
Acho que assim o sono já vai ser mais traquilo :)
This is a great tip! Not much time should be spent in front of the computer.
ResponderEliminarThank You! This is the first comment - in this blog... - in other language than portuguese!
ResponderEliminar