16 de maio de 2011

194 - Utilizar o computador apenas à noite

.
Bom, esta é fácil!

Já tínhamos decidido ligar a televisão apenas depois das 22h (às vezes, temos uma ou outra recaída...), e sempre usámos a mesma lógica para ligar a máquina de lavar roupa. Isto porque temos o bi-horário diário: entre as 22h e as 8h a electricidade fica-nos mais barata (e indirectamente estamos a contribuir para poupar energia).

Agora, ao redifinir horários e acomodar novos hábitos e tarefas - e numa tentativa de ser "um bocadinho..." mais organizada - decidi guardar as horas depois do jantar para o uso do computador.

A verdade é que comecei a ficar (um pouco...) preocupada com o tempo que passo à frente do computador. Depois de anos e anos a trabalhar dia após dia (e às vezes noites também) em frente a um monitor, passei por um período bem tranquilo, em que - exceptuando algumas alturas de entregas de trabalho - estava poucas horas por dia no computador.

Gradualmente, voltei a precisar de mais tempo com este bichinho: mais emails a ler e a responder, posts a escrever, pesquisas a fazer, ir ao facebook... além de outras tarefas habituais.

E comecei a reparar que às vezes me perco, principalmente quando ando pela internet (óbvio!)...


Não tenho nenhum problema de dependência (ufa!...), pelo menos segundo este teste, que encontrei em vários sites: sou "uma utilizadora média. Por vezes posso até navegar na internet um pouco demais, no entanto, tenho controlo sobre a sua utilização". Fico mais descansada...

Assim, com as horas mais contadas, tenho que me coordenar melhor, porque não quero roubar tempo ao meu sono de beleza!

O engraçado (talvez não seja a melhor palavra...) é que ao andar à procura de informação para este post, descobri, precisamante, notícias sobre um estudo brasileiro e um outro americano sobre a influência do uso do computador à noite na qualidade do sono. Além de, na maior parte das vezes, o seu uso (e da televisão, consolas, ...) ocupar horas que deviam ser passadas a dormir, também a exposição à sua luminosidade desregula a produção de melatonina (responsável pelo sono), alterando os ciclos sono-vigília.

Até agora não senti nenhum efeito, nunca tive problemas de sono, mas vou estar atenta. Se tal acontecer vou começar a madrugar e a usar o computador até às 8h. Pois, pois...

Ah, e se me encontrarem pela internet durante o dia, ficam a saber que não estou em casa, mas - provavelmente - no meu espaço, onde, por razões várias, o computador está ligado na "hora de expediente"...

7 comentários:

  1. Oi Ema, procuro entrar no computador à noite, perto da hora do jantar (depois). Já trabalho com computadores o dia inteiro e tento me poupar bastante.

    Há muitos anos não atravesso a madrugada no computador. Não vejo mais razão para isso. Faço o que preciso e guardo logo na gaveta :)

    Abraços,

    Elaine

    ResponderEliminar
  2. Olá Ema!

    Tive acesso ao teu blog através de um post da Ana do blog "A mamã é só minha" e acho muito útil.

    Gostei muito de todas as ideias. Estou a seguir.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da imagem... hehe! a malta perde-se a ver mais uma coisinha!! :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo vosso cuidado e pelos comentários atentos aos posts!
    Boa semana!!!
    Ema

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Ainda há pouco também li sobre o estar à noite no computador, televisão ou jogos. Lá diziam que não conseguindo evitar que o façamos à noite, que pelo menos 1 hora antes de nos irmos deitar não estarmos em frente de nenhum destes "amigos luminosos".

    Acho que assim o sono já vai ser mais traquilo :)

    ResponderEliminar
  6. This is a great tip! Not much time should be spent in front of the computer.

    ResponderEliminar
  7. Thank You! This is the first comment - in this blog... - in other language than portuguese!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!