14 de dezembro de 2012

oferta - oferenda - prenda - presente - miminho - ... versão 2


Gosto da palavra inglesa giveaway, que é a normalmente utilizada “nestes casos”. Procurei uma portuguesa, mas a verdade é que nenhuma me enche as medidas...

Não me farto de dizer como gosto do Natal, contrariando, talvez, o "verde" politicamente correcto... Porque para mim o Natal não tem nada a ver com consumismo. Continuo a "defender" tudo o que disse no ano passado por esta altura. A nossa vida, enquanto seres sociais que somos, é feita de rituais, que prolongam e mesclam tradições, unem as pessoas enquanto elementos de uma mesma comunidade ou de um clã, escrevem a história da humanidade. Claro que se tivesse nascido na China não era o Natal que me entusiasmava, mas não nasci... Nasci onde o Natal ainda mantém ritos próprios das festividades celtas do Solstício de Inverno (como o enfeitar das árvores), quando no dia mais pequeno do ano, as pessoas celebravam o início do caminho para a Primavera, o Sol, o renascer da vida. Nasci onde a religião tradicional é a cristã, que se apropriou das tradições pagãs e as reinventou. Por isso, e apesar de ter crescida numa família não religiosa, habituei-me à construção do presépio. Nasci onde as famílias se juntam - às vezes vindo de pontos opostos do país -  e durante uma noite e um dia celebram o que as une e partilham amor.

E sim, é verdade que, hoje em dia, nesta época o apelo ao consumo é assustador (e sim, o Pai Natal é o São Nicolau disfarçado pela Coca-Cola...) mas depende de nós seguirmos ou não a corrente, não é?

Por tudo isto, para mim o Natal é uma época maravilhosa, em que o nosso clã barulhento (somos mais de 30...) cozinha as receitas dos ancestrais, recorda histórias de outros tempos, aplaude as peças de teatro criadas e representadas pelos mais pequenos em frente à lareira, simula a chegada do pai natal (que se escapa sempre sem ser visto) e partilha presentes. Sim, presentes. Comprados, alguns. Feitos, outros. Presentes escolhidos com carinho para quem os recebe. E sempre fomos regrados e apenas saudavelmente consumistas, ainda no tempo em que não se falava sequer de consumismo...

Pronto, dito tudo isto, venho aqui hoje porque também vos quero ofertar um miminho. Não só porque é Natal, mas porque em novembro este projecto celebrou 3 anos (onde já vai o "um ano"...) e continuo a sentir-me imensamente reconhecida por todos vocês, que desse lado me lêem, escrevem comentários e emails, me aconselham, me corrigem, me acarinham. Obrigada!!!


Assim, vou sortear, entre vocês, uma caixinha surpresa (porque eu adoro presentes surpresa...)! Só vos posso dizer que tem algumas coisas boas, feitas por mim. No dia em que revelar @ feliz contemplad@, mostro-vos o conteúdo, está bem?

Para se candidatarem, têm que ser seguidores deste blog (ou tornarem-se agora) e escreverem um comentário a este post até às 23h59 de 17 de dezembro. No dia 19 publicarei o resultado.

Boa sorte!

Ah! E aqui encontrarão os post de medidas relacionadas com o Natal.

46 comentários:

  1. Não costumo escrever, mas estou deste lado e acompanho! :)
    Não tenho sorte a estas coisas, mas tudo bem. Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do teu blog e não podia identificar-me mais com este post porque é assim como tu que eu vejo o Natal. Beijinhos e festas felizes para ti.

    ResponderEliminar
  3. Adoro o Blog, adoro o Natal e adoro Presentes Surpresa!... :D eheh

    ResponderEliminar
  4. Este Natal ando a dar livros no meu blog, já partilhei um, brevemente vai outro, se quiseres participa também.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Ema, recebo a newsletter e pensava que era seguidora. Provado que foi que não era, já sou, com muito orgulho e maior gratidão por tudo quanto tenho recebido de ti.
    Desejo-te um feliz natal.
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  6. Também para mim o Natal é essencialmente o convívio familiar. Nos últimos anos quase todos os presentes que ofereço são feitos com muito amor e carinho por mim. Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  7. Que legal!!! Surpresas! Feliz natal e post maravilhoso.
    Érica

    ResponderEliminar
  8. Bom, vamos ver se tenho sorte!!!!
    Bom Natal! :)

    ResponderEliminar
  9. Minha linda, não sei como vais escolher o comentário, se vou ganhar a caixinha ou não mas, se não ganhar, peço-te que me digas onde a compraste, porque é mesmo linda! :-)

    Parabéns pelos 3 anos e espero que venham muitos mais, não porque seja necessário continuar a alertar as pessoas para acções mais eco-conscientes, mas porque haverá cada vez mais para partilhar!

    Tudo de bom e, se não nos "falarmos" entretanto: FELIZ NATAL!!! :-D

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Sou seguidora do blogue porque gosto de reutilizar e dar nova vida a objetos que parecem destinados somente ao lixo.
    Desejo-lhe um feliz Natal!
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Gosto mt de todos os concelhos. Obrigado e continua a dar-nos estes mimos (os pots!)sempre. Boas festas. :)

    ResponderEliminar
  13. Olá! adoro ficar por aquí. FELÍZ NATAL!

    ResponderEliminar
  14. Seguia o blog apenas por facebook já há 2 anos (creio), mas coloquei-me oficialmente a seguir o blog pelo GFC agora.

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  15. eh eh! a caixinha é linda! e surpresas... hum, surpresas são sempre boas!
    sou seguidora e o blog serve muitas vezes de inspiração para eu própria ter uma vida mais verde e saudável!
    parabéns pelos 3 anos e que venham outros tantos!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  16. Será certamente um feliz natal! beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. Bom dia, só estou a comentar porque me revejo neste espirito de Natal, só que infelizmente a vida leva-nos as pessoas mais queridas e esta época que eu adorava,vai-se tornando dolorida, pois a falta dessas pessoas á mesa da consoada traz-me tantas saudades que esse espirito parece que vai desaparecendo.
    No entanto é uma época especial, de encanto!

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito deste blog e partilho a tua noção de Natal.
    Beijinhos e boas festas :)

    ResponderEliminar
  19. Olá! :)
    Sou seguidora assídua do teu blog... Desculpa tratar-te por tu, mas com todo o respeito do mundo já te sinto muito próxima!
    Quando te descobri passei horas a ler sem conseguir parar e adoro quando isso me acontece...
    Não me conheces, mas gostava de te dizer que sou música e que adoro pessoas, adoro levar amor às pessoas com a minha música, aos hospitais, aos centros de meninos especiais,... Adoro utilizar a música como um mediador para nos conhecermos melhor, conhecermos melhor os outros e o mundo! Sou feliz, muito feliz com o que faço e para mim isso também é o Natal!
    Natal é reunião, amor,reencontro, reflexão, partilha...
    Aprendi a valorizar as pessoas e as suas diferenças, a unir em vez de separar... Tento não dizer mal das atitudes dos outros, mas sim mostrar atitudes, assim como tu! Afinal um gesto vale mais do que mil palavras;)
    Tal como já te disse adoro pessoas,conhecendo-as ou não, consigo ter orgulho delas, emocionar-me com elas.... fazem-me acreditar! E tu és uma dessas pessoas que se cruzou no meu caminho e me fez crescer! Já muitas vezes tinha pensado em escrever-te para te agradecer o facto de fazeres o que acreditas e partilhares connosco!
    Acredito que nada no mundo acontece por acaso e que de acordo com as nossas atitudes perante o mundo e perante a vida, nos vamos aproximando de uns e afastando de outros... A vida é sábia e por isso hoje deixo de ser uma "anónima" que visita o teu blog para passar a ser a Joana Pinto, musica,que adora o nosso planeta e que tenta respeitá-lo ao máximo e que com a tua ajuda melhorou muito nesse sentido! Obrigada por seres quem és e por ajudares a que o nosso mundo seja um bocadinho melhor! Todos juntos vamos fazendo com que o espírito do Natal seja todo o ano :)

    ResponderEliminar
  20. Obrigada por teres despertado em mim esta consciência mais profunda de fazer, criar, transformar e pricipalmente cuidar... De mim, de quem gosto, de quem não conheço, de todos nós... Porque no fundo é isso que fazemos quando tentamos melhorar um bocadinho o planeta onde vivemos!:)Desejo-te um Natal muito, muito feliz!!!

    ResponderEliminar
  21. Olá Ema! Identifico-me com o que tens escrito acerca do Natal :) E de vez em quando venho espreitar o teu blog, muito interessante e útil! Já experimentei fazer algumas coisas :) Continua! :) Boas Festas!

    ResponderEliminar
  22. olá Ema, sou seguidora deste blogue há relativamente pouco tempo, mas identifico-me totalmente com as ideias/sugestões que aqui são lançadas e fico muito contente por ver que o nº de pessoas que se preocupam com o ambiente cresce de dia para dia. sustentabilidade é algo que rima com o Natal autêntico onde a família, as tradições são o essencial e que procuro transmitir aos meus filhos como os verdadeiros valores.
    um feliz Natal para ti e para todos nós!
    Helena

    ResponderEliminar
  23. E eu já sou seguidora à tanto tempo e como adoro o teu blog, vou participar =)

    Sempre com óptimas dicas e ideias. Parabéns pelos 3 anos de blog, pela tua pegada verde, pela tua inspiração e criatividade.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  24. Vale pela família junta, o rebuscar das receitas das antigas gerações, as luzes, e o cheirinho a canela e gengibre que paira no ar :)

    (e tantas já foram as vezes em que aqui encontrei soluções amiguinhas e muito práticas!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia, contacte-me pelo email 365coisasquepossofazer@gmail.com, para lhe poder entregar/enviar o "miminho" de natal, que lhe saiu no sorteio!

      Eliminar
  25. Olá em primeiro lugar parabens pelo blog quando recebo o mail com atualização abro logo e já segui alguns exemplos.
    Quanto ao Natal já gostei mais pois esta ideia de oferecer por obrigação não gosto, o que vejo a minha volta é "hipocrisia", só se lembram de mim e dos meus filhos por obrigação, durante o ano nem uma palavra amiga.
    O ano passado resolvemos fazer uns cabazes com bolachas e outras coisas feitas por nós, ficaram lindos, mas a reação de quem recebeu deixou-nos muito tristes, queriam prendas caras e não uma feita com tanto amor por isso este ano as bolachas são só para nós e não dou mais nada a ninguem só um abraço.
    Vamos festevar aqui em casa só nós os seis e será certamente um Natal mais agradavel.
    Desejo-lhe um Feliz Natal e continue com o seu blog que adoro
    Beijinhos de nós 6
    Olga

    ResponderEliminar
  26. Tal como muita gente, sou um seguidor deste blog mas poucas vezes comento. Hoje é o motivo perfeito para comentar.

    Parabéns pelo fantástico projeto.
    Feliz Natal!

    Tiago Ferreira

    ResponderEliminar
  27. Eu era seguidora pelo facebook mas não pelo google, situação já corrigida.
    Adoro surpresas.
    Luísa Oliveira

    ResponderEliminar
  28. Olá, boas festas a todos.


    Amélia Silva

    ResponderEliminar
  29. Já era seguidora, mas não era oficial :)
    Parabéns por este projecto magnífico!
    Feliz Natal!!

    ResponderEliminar
  30. Fala-se de espírito natalício, de troca de prendas, do bacalhau na mesa.. mas o melhor de tudo é vermos o brilho nos olhos, o sorriso no rosto e o toque suave daquelas mãos pequenas que nos prendem para toda a eternidade. A vida é isto mesmo, um natal pequenino, todos os dias, naquela pequenina alegria da maior alegria que é mesmo a vida.
    E por isso, gostava de partilhar, com as minhas duas pequenas crias o conteudo da caixa :)

    ResponderEliminar
  31. Ena pá! Eu quero essa caixinha, que deve ser eco-friendly e cheia de coisas verdes e boas!
    Beijinho e bom natal

    ResponderEliminar
  32. E apesar de andar muito por estas bandas, não era seguidora oficial... Mas agora sou!
    Adoro! Um Natal Feliz!

    ResponderEliminar
  33. Rosa Codeço Fernandes17 de dezembro de 2012 às 22:21

    Antes de mais parabéns pelos 3 anos! Sou leitora assídua e acho extremamente importante todos nós fazermos estas "pequenas" mudanças nos nossos hábitos que vão refletir-se no planeta como grandes mudanças, e que são tão necessárias. É como diz a frase do meu guia "muda e o mundo muda contigo". Muito obrigada pelas dicas, sugestões e acima de tudo pela partilha por "tirares do teu tempo" e escreveres no blog as experiências e sugestões que vais tendo e que são tão úteis.

    ResponderEliminar
  34. Rosa Codeço Fernandes17 de dezembro de 2012 às 22:22

    e já agora um Feliz Natal :)

    ResponderEliminar
  35. Já sigo o blog há algum tempo, mas, hoje, tornei-o oficial.
    Obrigada por todas as dicas, ideias e inspirações.
    Boas festas!

    ResponderEliminar
  36. Ohhhh só agora é que vi este post :(
    Que pena!
    Bem, para a próxima há mais.
    Obrigado por todas as dicas que vais deixando, apesar de não passar por aqui diariamente, ou passando de vez em quando para ver as novidades e ainda venho cá umas quantas vezes para relembrar algumas coisas.
    Beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fabianne, na coluna da direita do blog tem a opção de seguir por email e/ou ser um membro/seguidor deste blog. Assim não passa nada ao lado...
      Bom ano!

      Eliminar
  37. Bom dia Ema,

    Só agora vi este post! Ainda não arranjei uma maneira prática de me colocar a par das novidades por aqui...

    Identifico-me imenso com aquilo que diz, partilho no Facebook imensas das suas ideias e espero vir a conseguir fazer pelo menos tantas alterações na vida, como a Ema.

    Adoro o Natal e adoro prendas! Adoro! Mas não precisam de ser compradas... gosto mesmo é que se lembrem de mim, basicamente. E adoro dar! Adoro! Para mim devia de ser Natal todos os dias, com as pessoas de quem mais gostamos sempre à nossa volta, a partilhar momentos e a criar memórias.

    Identifiquei-me muito com o post, obrigada pela partilha!

    Espero que tenha um excelente Natal e que a luta por um mundo melhor continue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Penso que uma boa maneira de estar a par dos post é seguir este blog. Na coluna da direita do blog tem a opção de seguir por email e/ou ser um membro/seguidor do mesmo. Eu ficaria muito contente, claro, e assim não perde nada!

      Obrigada pelo carinho. Bom ano!

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!