31 de dezembro de 2013

O tempo ajudará...


Como já repararam ando desaparecida...

Desta vez não tenho nenhum motivo"maior", simplesmente ando desapontada.

Não especificamente com este blog, muito menos com vocês, mas com as pessoas em geral.

Desculpem o desabafo. Eu sou optimista, com a "mania" de ver sempre o melhor em tudo e todos, como me costumam dizer, mas neste momento o meu positivismo está desmoralizado...

Sinto-me frustada, a pensar "mas para que é que ando para aqui a bater no ceguinho???"

Eu sei que não faço nada de especial, à escala maior. Sou só um pequeno ser a esforçar-se por reduzir o seu impacto no planeta. E não o digo para me darem palmadinhas nas costas e me dizerem "olha que não, és o máximo"..., a sério que não, mas porque acredito que se todos nós fizermos pequenas coisas positivas, juntos alcançamos grandes resultados.

Mas depois olho à minha volta e, tirando algumas excepções - nas quais vos incluo porque se não, não estariam por aqui - ninguém quer saber. Ninguém quer saber. Anda toda a gente "ocupada com a sua vida" (...), andam todos demasiados ocupados para olhar para as árvores que desaparecem, para ver o mar que traz lixo em cada onda, para reparar no céu não tão azul. Andam todos demasiado ocupados a trabalhar, a educar as suas crianças (como já me disseram) para terem tempo para "essas coisas" (como também já me disseram...). Essas coisas? Cuidar do planeta onde vivemos, do planeta que é suposto deixar em bom estado às gerações vindouras...

Eu acredito que o planeta não precisa de nós para nada. Por muito mal que lhe façamos, ele vai sobreviver. Nós não, nós somos delicados e precisamos de determinadas condições para sobreviver por aqui. Portanto vamos dar cabo de tudo até ao ponto de nos extinguirmos como espécie. A Terra até poderá demorar algum tempo a recuperar, mas fá-lo-á, e viverá, provavelmente até o nosso sol "morrer"...

Portanto ando eu (andamos nós, uma meia-dúzia de "malucos") preocupada com a sobrevivência de uma espécie que não tem - pelo vistos - o mínimo instinto de preservação.

Então, digam-me vocês, para quê?...

Nesta altura do ano devia estar a enviar-vos mensagens positivas e cheias de esperança (e claro que desejo que o novo ano vos/nos traga felicidade e sonhos realizados) mas não consigo evitar como me sinto. Não se preocupem, não estou enrolada em posição fetal no escuro do quarto. Ando pelo mundo a viver a minha vida ao máximo, como sempre fiz, mas sinto que perdi alguma coisa algures. Sinto que perdi o sentido de missão, se é que tal faz sentido.

E deixo-vos com a grande Sophia, a quem volto sempre em busca de conforto e quem sabe, hoje, de força:

A Forma Justa

Sei que seria possível construir o mundo justo
As cidades poderiam ser claras e lavadas
Pelo canto dos espaços e das fontes
O céu o mar e a terra estão prontos
A saciar a nossa fome do terrestre
A terra onde estamos — se ninguém atraiçoasse — proporia
Cada dia a cada um a liberdade e o reino
— Na concha na flor no homem e no fruto
Se nada adoecer a própria forma é justa
E no todo se integra como palavra em verso
Sei que seria possível construir a forma justa
De uma cidade humana que fosse
Fiel à perfeição do universo

Por isso recomeço sem cessar a partir da página em branco
E este é meu ofício de poeta para a reconstrução do mundo

Sophia de Mello Breyner Andresen, in "O Nome das Coisas"



38 comentários:

  1. Uns dias melhores e outros piores. Mas tem calma.
    Eu também às vezes rumo contra a maré. E sei que me olham de lado, quando digo "isso é para reciclar". Olham para mim como se tivesse vindo de outro planeta.
    E fico triste quando na minha terra cortam árvores para serem substituidos por paredes de betão.
    Faço a minha parte com consciência. E devia fazer mais.
    Cuidar do meu planeta que é como cuidar da minha casa.

    Beijinho e votos de um feliz 2014

    ResponderEliminar
  2. Ufff como compreendo esse sentimento. Os olhos que rolam, as pessoas que nos olham como se tivéssemos perdido o juízo (até mesmo algumas daquelas que nos são próximas), a típica lógica do "para quê importar-me se não vou fazer nenhuma diferença"... enfim... a espécie humana é sem dúvida estranha. Ainda assim acredito que pouco a pouco os nossos pequenos gestos vão influenciando alguém e se tocarmos nem que seja uma pessoa, então o balanço já é positivo :) E Ema, tu foste uma pessoa que me tocou a mim, que me motivou e me inspirou para mudar a minha vida e a minha visão do mundo, por isso obrigado :) E agora que 2013 está já velhinho, feliz ano novo! Que este novo ano venha cheio de coisas boas para ti!

    ResponderEliminar
  3. Há dias assim, há meses assim, há anos assim. Mas são, precisamente, os pequenos gestos diários, repetidos, sentidos, que farão a diferença. É óbvio que ver o copo meio-cheio sempre é muito difícil, mas é preciso acreditar que fazemos a diferença. A verdade é que a vida está difícil e o instinto de "sobrevivência" em termos laborais não deixa força para muito mais. Mas dias melhores virão, quero acreditar.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, Ema!

    Muito obrigada pelo teu blog, pelos teus posts, pelo trabalho que fazes! Sou sua seguidora e aprecio muito o teu trabalho e o teu empenho. Acredito que um bater de asas de uma borboleta tem o poder de mudar o mundo! Por isso, Ema, nunca duvides do teu trabalho. Há dias melhores, há dias piores, há dias em que nos questionamos, mas alguma semente há-de germinar, mesmo que não assistamos ao desenvolvimento dessa nova planta!
    Desejo-te um 2014 melhor do que 2013 e que tenhas força para continuares este caminho!
    Abraço
    Rosa

    ResponderEliminar
  5. Bem há dias em que sinto exactamente aquilo que escreveste no post...mas são pessoas como tu que vão marcando a diferença no mundo de outros e no teu próprio mundo e isso nunca deveria ser pouco!

    Obrigado pelo teu dar...sei que chega a muito gente e no fim...água mole em pedra dura tanto bate até que fura =P

    Feliz 2014!
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. A vida é como uma roda, umas vezes em cima e outras em baixo.
    Temos de ter fé (que ela nunca acabe!) que os que nos rodeiam sejam 'contaminados' por esses nossos ideais.
    E vamos caminhando ao lado do nosso Planeta, que tem por -todos- nós um Amor interminável. Só assim ainda cá andamos...

    ResponderEliminar
  7. Há alturas em que temos de parar ou de abrandar.... E como fdz o Gregg, do blogue Not Buying Anything, «Be Less». Todos juntos, somos com certeza mais do que há uns anos atrás e, depois, esta opção de vida tam bém se «contamina», Coragem e Bom Ano Novo, Ema!

    ResponderEliminar
  8. Ema,
    não desistas nem precas a fé desta nossa caminhada! É dificil, é frustrante, mas, pelo menos para mim, é muito recompensadora! Eu sinto-me bem comigo própria por tomar certas decisões!!
    As minhas filhas usam fraldas reutilizáveis! Tenta imaginar o que já me disseram!! Já ouvi de tudo, até por exemplo que "tinham dinheiro para comprar fraldas descartáveis"!!!
    Força e um bom ano! Cheio de decisões e atitudes verdes
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  9. É difícil ter razão antes do tempo...
    Eu faço a minha parte, preocupada com a reciclagem, com reduzir e reutilizar, ter uma pequena horta, entre outras coisas... Começamos por nós, depois pela nossa rua, depois lugar onde vivemos....
    O importante é não desistir :)
    Bom ano! Paula

    ResponderEliminar
  10. Tal como as excepções a que te referes, também tu, Ema, foste um dia uma excepção em quem a dedicação de alguém a algo em que acredita teve influência e ajudou a a ver que caminho queria seguir.
    Trocavas a tua consciência por uma felicidade cega?

    Compreendes certamente que o instinto de sobrevivência não se aplica ao longo prazo. Apenas com a reflexão conseguimos ver o que o impacto que causamos poderá ser um dia irreversível. Estando nós numa sociedade voltada para o indivíduo esse exercício torna-se ainda mais estático.

    Por isso digo-te: para cumprires a tua missão; porque a partir do momento em que a consideras não te consegues ver livre dela. E isso é bom, porque apesar de hoje o teu positivismo estar desmoralizado, não há hipótese de não voltar pois aquilo pelo que lutas é realmente importante.

    Gabriel

    ResponderEliminar
  11. Olá Ema,

    Já me senti como tu. Desapontada, desiludida, sem fé.
    Mas de há uns tempos para cá, aprendi a ver as coisas com outros olhos.
    A Humanidade tem de passar por isto. Como uma aprendizagem que nos fará evoluir enquanto espécie. O sofrimento atingirá um tal grau, que não haverá alternativa senão mudar ou a extinção.
    E se todo este processo por um lado pode ser angustiante, por outro não tem de ser.
    Cada um de nós é um universo individual.
    Olha para dentro de ti e reconhece como tudo em ti é maravilhoso, a vida que te habita. Tu és parte deste milagre como tudo o que te rodeia e faz parte da natureza.
    A vida é perfeita tal qual ela é.
    É a nossa mente que nos aflige e que nos diz que precisamos disto ou daquilo, ou que devemos ter medo do futuro, ou ciúme, ou ressentimento por coisas que aconteceram no passado.
    Mas nós podemos ser felizes simplesmente com este preciso instante.
    E isso é suficiente.
    Apesar dos nossos problemas. Eles também são parte da vida. Existem para que aprendamos com eles.
    Não importa se os outros não vêem isso.
    Apenas tu existes no teu mundo.
    E mais ninguém nem nada tem poder sobre ti.
    Nada nem ninguém te pode impedir de alcançares a tua felicidade.

    Um 2014 cheio de luz para ti!

    ResponderEliminar
  12. Conta uma história, que num incêndio na mata um passarinho enchia o bico com água e tentava apagar o fogo. Os animais olhando a cena, disseram: "Não perca seu tempo, não vais apagar o fogo"! O passarinho respondeu: " eu faço a minha parte" !
    As vezes desanima ver o descaso das pessoas pelo nosso planeta! Mas tenhamos fé, pois a um ser superior, que deu a liberdade ao sr humano. Muitas vezes damos valor a saúde, quando vem a doença. Não é mesmo!
    força e sucesso em 2014!
    saudações do brasil

    ResponderEliminar
  13. Cada um tem um percurso de vida a fazer, esse é o seu, não se revolte, não desista. Aceite e faça o melhor que sabe, porque outros irão ver e um dia vão entender. Bjs.

    ResponderEliminar
  14. A gente cai de desânimo, a seguir levanta-se. O que nos motiva vai estar sempre ali e continuaremos a fazer sempre o melhor possível, independentemente das atitudes dos outros. Se conseguirmos arranjar aliados, que arranjem outros alidos é ouro sobre azul, se não conseguirmos, não podemos fazer mais senão a nossa parte. É a nossa consciência que tem de estar tranquilia, e essa está.

    Continua e anima-te, acredita que os teus gestos são muitos importantes.

    Bejos

    ResponderEliminar
  15. Entendo-te perfeitamente! Eu sinto o mesmo que tu! Sinto que apenas eu me preocupo com "essas coisas" e que mais ninguém quer saber...
    E, por isso, fico feliz por ver que afinal há mais gente que também pensa como eu e não estou sozinha! :D
    Força, anima-te! :)

    ResponderEliminar
  16. Minha querida Ema:

    Oh como te compreendo!!!
    Vou escrever algo sobre isto lá nos Pensamentos mas, até lá, deixo-te aqui uma prendinha de Natal atrasada e que, se levares a letra à letra, te trará a certeza de não estares sozinha (como se todos estes comentários não chegassem para isso!!! ;-P) e de poderes sempre contar com moi! ;-)

    http://www.youtube.com/watch?v=YxIiPLVR6NA

    Beijos grandes de energia positiva e até breve,
    Sónia

    ResponderEliminar
  17. E cá está então a resposta! :-)

    Ânimo (http://pensamentosdaveiga.blogspot.pt/2014/01/animo.html) minha linda!!! :-)
    Ser optimista cansa (http://pensamentosdaveiga.blogspot.pt/2013/05/ser-optimista-cansa.html), mas vale tanto a pena!!! :-D

    Beijos e um fenomenal 2014!!! :-) <3

    ResponderEliminar
  18. Como te percebo. Algumas pessoas à minha volta fazem a sua parte; outras, nem por isso.
    Por exemplo, esta passagem de ano foi muito difícil, de certa forma: ninguém percebeu o que era para separar para a reciclagem (estive, constantemente, a separar os lixos de dentro dos sacos, assim como as tampinhas e as rolhas de cortiça), fui dar com o meu guardanapo de pano dentro do saco do lixo e, no dia seguinte, deparei-me com comida que nem tinha sido tocada misturada com o lixo.
    Não foi fácil ver tudo isto da parte de pessoas mais novas do que eu e que não estão nem aí. Mas, é mais um motivo para eu fazer a minha parte, de preferência na frente deles, constantemente, mesmo levando com os olhares. Pode ser que, um dia destes, façam parte desta onda! :-)

    Força Ema!

    ResponderEliminar
  19. Ema,
    Somos poucos mas bons e as acções, boas ou más, ficam com quem as faz!
    Sempre tive preocupações ecológicas, mas graças a ti melhorei bastante a minha pegada e dou comigo muitas vezes a pensar em maneiras de melhorar. Mas percebo muito bem o teu sentimento, também o tenho. E trabalho num hospital, passo o dia a separar o máximo possível de lixo que os outros misturam porque "vai tudo para incinerar"... É muitas vezes uma luta inglória, mas vale a pena! Continua o bom trabalho, nós vamos estar cá sempre a seguir-te!

    ResponderEliminar
  20. emma, já aprendi várias coisas com as tuas dicas, e admiro a tua atitude perante a vida , .... não pares :) luisinho ;)

    ResponderEliminar
  21. Parabéns pelo blog!
    Aceita uma sugestão? Pesquise (no youtube por exemplo) o trabalho do Dr. Lair Ribeiro.

    ResponderEliminar
  22. É difícil remar contra a maré, mas não conseguimos deixar de o fazer sob risco de deixarmos de ser verdadeiros connosco mesmos.... É a sensação de obrigação, de não termos escolha... mas vale sempre a pena!

    ResponderEliminar
  23. Olá Ema!

    Podes ficar descansada que não te vou dizer "olha que não, és o máximo"!

    "O tempo ajudará...". Posso já te confirmar que não. O passar do tempo só vai comprovar que a nossa espécie não merece o ar que respira... Somos um absoluto desperdício de matéria orgânica e energia! Pode ser que a próxima espécie, daqui por muitos anos, mesmo muitos (só o lixo radioactivo que enterramos no planeta vai demorar milénios e milénios a decair), faça por merecer!

    O meu espaço virtual, o anterior e o actual, nada tem a ver com os assuntos a que tu te dedicaste, muito menos a forma como tu te expressas, comparativamente com a minha forma de expressar. O objectivo do meu espaço virtual não foi, nem é, mudar o rumo desta sociedade/civilização... Não somos animais inteligentes, e principalmente, com um nível de consciência capaz de fazer aquilo que deveria ser feito!

    Tens duas opções: Ou vives numa espécie de bolha de ilusão em que acreditas que poderás ajudar a alterar a sociedade, ou então aceitas a realidade que não vais mudar nada, a não ser aquilo que tu controlas. Afinal és 1 contra biliões...

    Eu fiz uma pausa para contemplação... E no regresso tudo está pior ou na mesma! As mudanças positivas que já detectei são meramente localizadas a poucas pessoas e áreas pequenas! Mas o mais importante, a elevação da consciência, essa não se alterou!

    Bjhs
    VOZ

    ResponderEliminar
  24. Meu Deus! Eu sinto tantas vezes isso.....! Em relação à forma como nos relacionamos com os outros animais e em relação à nossa arrogância, sentimento de posse e desrespeito por tudo aquilo que "não dá dinheiro"... tudo o resto, valores, sustentabilidade, respeito pela VIDA, por tudo o que nos rodeia e existe connosco, transmitir amor, cuidar gratuitamente, cultivar, acarinhar com paciência, com qualidade de vida.. somos robots, peões desta sociedade do dinheiro.... Isto angustia-me muito... e eu sinto isto muitas vezes.... e sei que vou continuar a sentir... o que é que me tira desse estado? Aceitar. Aceito que somos bichos estúpidos, com uma consciência colectiva que anda muuuuuuito devagar, aceitar que há pessoas que não tiveram oportunidade de ver as coisas como nós vemos, que têm outras missões de vida e cujos comportamentos eu não posso mudar... a única coisa que eu posso fazer é dar o exemplo, é fazer Eu aquilo que acho certo. Sempre! Como diz o ditado: "Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única." Por isso, não crie expectativas, não espere resultados, não se desiluda (muito) com o comportamento dos outros, faça a sua parte e fique feliz consigo, porque os outros... é outra história!! Gente estúpida vai continuar sempre a existir, por isso é que nós não podemos baixar os braços... porque eles continuam. E aí ficamos nós mal porque além do mal continuar a ser feito, nós não fizemos nada para contrabalançar isso. Um abraço e não deixe a ignorância ganhar terreno. Obrigada pelo blog.

    ResponderEliminar
  25. Eu também faço a minha parte e cá em casa todos seguem o meu exemplo. Também me olham de por dar-me a esse trabalho quando custo a dar conta do tanto que tenho para fazer e que nem sempre tenho as coisas organizadas como gostaria mas uma parte do pouco tempo é ocupada com o separar, reciclar e quando mais reciclo melhor me sinto e o importantr é fazermos a nossa parte que a pouco e pouco mais pessoas se juntarão a nós. Um dia quem irá ser oljado de lado será quem não recicla e coloca tudono mesmo saco.
    conheço quem tem a casa super arrumada mas ate os garrafoes de agua vazios no lixo normal so pk se aborrece de ir por no ecoponto e passa la ao pe mas acha q da trabalho andar mais uns metrosx com os garrafoes na mao.nao ha respeito pelo planeta.
    Força não desistas.
    sou seguidora jã alguns meses

    ResponderEliminar
  26. Partilho da tua frustração. Não estás só. ;)

    ResponderEliminar
  27. Olá Ema
    Gostaria de fazer minhas as palavras da Anónima de 2 de Janeiro de 2014 às 17:30. Não posso porque ainda não aprendi a ver as coisas com outros olhos, ainda estou a aprender, Mas acho que ela tem razão. Quatro semanas depois, tenho a certeza que o teu positivismo contagiante está a regressar, e mais dia menos dia, nos vais brindar com a tua força e ânimo :) Beijinhos e até já

    ResponderEliminar
  28. Olá Ema! Ainda não comentei por aqui mas tenho voltado ao blog de vez em quando.

    Esse sentimento é o mais natural em todos aqueles que simplesmente estão mais atentos e não seguem os outros só porque sim.

    A verdade é que SÓ temos de fazer a NOSSA parte! Não vale a pena pensar naquilo que os outros não fazem (até porque tal como tu acabo por ficar tão desiludida que só me apetece desisitir...) Desde que cada um de nós faça a nossa parte e consiga estender a mão a pelo menos mais uma outra pessoa já estamos um passo mais próximos!

    Devagar, passo a passo, como qualquer evolução sólida. Vamos conseguir!

    Força Ema! Força para todos os que se preocupam!
    Rute

    ResponderEliminar
  29. Olá Ema! Venho só dizer-te que gosto muito do teu blog, e é dos poucos que visito regularmente pois tens sempre ideias fantásticas! Lembrar-te que as minorias são as maiorias do futuro, assim reza a história. Um beijinho

    ResponderEliminar
  30. Olá! realmente consigo entender as tuas palavras.
    As coisas neste país e ao redor dele tbm não andam nada fácil.
    Mas façamos nossa parte fazendo boas ações, isso nos conforta e tbm ajuda a quem precisa.
    E nunca nos esquecer de pedir a essa força que nos reje; que nos proteja e a quem queremos bem.
    Porque só uma força superior para nos ajudar com esse desamor essa violência toda que todos os dias presenciamos.
    Aproveito tbm para convidar a conhecer a: acasamadeira.blogspot.com
    Paz e Bem.

    ResponderEliminar
  31. Oi Ema eu sofro do mesmo problema! No trabalho uma vez fui reutilizar uma pazinha de plastico para café e disse a um colega que era para reaproveitar e ele disse "A esse ponto?" Querendo dizer que eu estava exagerando. Eu pensei, reaproveitar era o mínimo que eu poderia fazer. Hoje nem pazinha de plastico uso, uso minha colher de metal, mas enfim, as pessoas realmente não se importam. Mas saiba que você está fazendo tanto e atingindo tantas pessoas com seu site! Tive muitas idéias após conhecer seu site, mesmo estando do outro lado do oceano! Obrigada por tantas e boas dicas e conselhos! Estou seguindo, leio quase todos os dias. Abraços Cristiane

    ResponderEliminar
  32. O teu 365 foi das melhores coisas que me apareceu! Fico com o coracao calmo e quente so de entrar neste blogue! Ja conhecia o blogue. Comecei hoje o meu 1o dia! Conto com a tua ajuda!!

    ResponderEliminar
  33. sinto o mesmos, apesar de trabalhar com maquinas sei que o nosso planeta é muito superior a tudo o que possamos inventar, e seres como nos que acreditam num mundo melhor terão sempre um lugar nos oceanos e esses mesmos oceanos levarão a nossa energia para onde ela é precisa.
    acredita acredita sempre.

    ResponderEliminar
  34. É uma pena,o vosso blog não ter actualizaçoes,compreendo d certa forma,mas fico triste,pois algo d muito pedagogico deixou d entrar na minha mente...

    ResponderEliminar
  35. Como muitas outras pessoas, compreendo. Mas se pensarmos que o objectivo destas nossas acções é fazer com que todos à nossa volta mudem de atitude, a batalha está perdida desde já. Vai sempre haver pessoas que nunca quererão saber. Sempre. Mas não digas que ninguém quer saber. Todos nós que estamos aqui queremos saber! Como já disseram aqui, todas as nossas pequenas acções vão influenciando alguém, e nem que seja só 1 pessoa, o saldo é positivo. E se não vemos as pessoas a aderir em massa, não podemos desistir. Adoro que olhem para mim de lado quando reaproveito alguma coisa! Adoro. Porque sei que tem impacto. Outro facto pode ser já não te apetecer continuar com o projecto do blog, porque tudo tem o seu tempo. E isso é legítimo.

    ResponderEliminar
  36. Olá Ema,

    Quero partilhar contigo uma história, que é na verdade uma experiencia cientifica, bem simples, feita com macacos em duas ilhas e que tem a ver com o que escreves.

    Cientistas descobriram duas ilhas no oceano em que ambas tinham a mesma espécie de macacos lá habitantes. Os macacos não conseguiam passar de ilha para ilha, pelo que não trocavam informação entre si.

    Os cientistas decidiram plantar batata doce em ambas as ilhas e esperar os resultados.
    Em ambas as ilhas os macacos rapidamente pereberam que as batatas eram comestiveis e começaram a inclui-las nas suas refeições.

    O que não esperavam é que, na brincadeira, um dos macacos levasse uma batat até ao rio e sem querer ela caisse lá dentro. o macaco, depois de a retirar de lá comeu-a e percebeu que assim era mais saborosa (provavelmente porque tirava o sabor da terra). Nessa ilha, por ver aquele macaco a lavar as batatas antes de as comer, outros macacos começaram a fazer o mesmo, mas não todos.

    O que espantou os cientistas foi o seguinte: depois que certa percentagem de macacos daquela ilha passaram a lavar a batata, um macaco na outra ilha decidiu que ia lavar a sua, sem que nada o previsse.

    Já ouviste falar em consciencia coletiva? Quando uma parcela de uma especie começa a pensar de uma forma, os restantes vão atrás. É assim que funciona, com os macacos, connosco e não só...
    não é de um dia para o outro, mas é real.

    Ou seja, quando deitas um papel no lixo, alguem estará a receber a mesma informação algures, pode é não ser exatamente nas pessoas ao teu lado... mas lá chegará. :)

    Acredito que somos todos mais ou menos pioneiros e mais ou menos rebocados, dependendo das áreas a que nos referimos.
    Pode ser que, no teu grupo mais próximo sejas a pioneira em termos ecológicos, pode ser que vás a reboque no que toque a outras questões, não sei.

    isto pra te dizer que o «para quê?», para mim é mais antes um «para quem?»
    Faz por ti, para ti, sem esperar resultados. E acho que a natureza agradece sempre a quem está do seu lado. ;)

    abraço
    Filipa

    ResponderEliminar
  37. Assino por baixo... Um grande beijinho cheio de ânimo!

    Ana Pinto

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!