26 de novembro de 2009

26 - Deixar de utilizar cotonetes


Eu uso cotonetes.

Independentemente dos movimentos pró e contra o uso dos cotonetes, eu utilizo diariamente estes pequenos apetrechos de higiene. Não estou a falar do jeito que dão para limpar o rímel esborratado, coisa que uso esporadicamente (daí o esborratar...). Não, estou a falar de usar cotonetes para limpar os meus sensíveis ouvidos. Tão sensíveis que, para se protegerem (estou a repetir o que me disse o senhor doutor) criam cera, bastante cera... Por isso todos os dias, depois do meu duche, eu uso estes pedacinhos de algodão enrolados à volta de um tubinho de plástico, um para cada ouvido (e não, não espeto o cotonete no ouvido, até chegar ao tímpano...). E depois, claro, lixo, embora me interrogue: "será que se puser no ecoponto, há maneira, durante o processo de separar o algodão do plástico?" Também o poderia fazer eu antes de os deitar fora, claro...


Mas, como a ideia é reduzir o meu impacto, fui procurar cotonetes mais respeitadores do ambiente...

Há cotonetes com o "pauzinho" em madeira, mas não me parece melhor ideia. Também há um spray para limpeza dos ouvidos (hummm...). Depois encontrei - sempre na net - uns com o suporte em papel enrolado, e também há a hipótese de o algodão ser biológico.

Mas nenhuma destas hipóteses me parecia suficientemente boa.

Até que me lembrei de um pequeno catálogo que a minha mãe recebe (deve ser das poucas coisas que nunca apareceram na nossa caixa de correio), cheio de imensas coisas perfeitamente dispensáveis mas tão, tão úteis...

Tinha a ideia de lá ver algo para limpar os ouvidos. Fui procurar e voilá!

O catálogo é da D-mail, empresa italiana de venda por catálogo, pelos vistos com muito sucesso no nosso país.

E tem um "esqueça os cotonettes!", conjunto de dois (um para cada ouvido?) - o que lhes hei-de chamar? - substitutos de cotonetes, supostamente mais eficazes, seguros e reutilizáveis!

Boa!

Devo admitir que ainda não os comprei, não só porque ainda tenho meia caixa de cotonetes para gastar, mas porque ainda não fui à loja que a marca tem no Porto, na rua Damião de Góis. Como vou por lá passar durante a próxima semana, achei mais "ecologicamente responsável" não fazer uma viagem de propósito para comprar 1, ou melhor, 2 cotonetes.

Mas depois vos direi qual a sensação de os usar...

9 comentários:

  1. existem, e estão disponíveis no hipermercado continente e modelo, cotonetes com o pauzinho em cartão enrolado... são perfeitamente biodegradáveis e vêm em embalagem de cartão no tamanho 100 ou 200 unidades...
    desde que os vi, não compro outros... de uma cotoneto dependente para outra...
    o problema com os do Dmail é que não são absorventes, e como tal só servem para serem utilizados com os ouvidos a seco, literalmente para retirar/raspar os cascarrões de cera de ouvido...
    para utilizadores frequentes, como nós, não nos serve para nada. cumprimentos e continue o bom trabalho
    Ana Simões

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Ana!
    Vou investigar essa opção.
    Realmente o cotonete metálico não é 100% eficaz, talvez arranje uma solução de compromisso... a ver vamos!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá Ema, estava a fazer um post no meu blog também sobre cotonetes, e esteva a pesquisar para reforçar a mensagem quando vim parar ao seu blog, eu tb ainda tenho uma emb. a meio para gastar (compro das grandes pq é mais eco.)mas só deito no lixo indeferênciado as pontas o resto coloco num recipiente de plástico usado e qd estiver cheio vai para o Eco-Ponto. Quanto é sua sugestão, tb tenho comprei na farmácia e é como a Ana diz só serve para quem tem cascarrões de cera (nem nunca tinha ouvido tal expressão!). Andava á procura a tentar saber onde comprar cotonetes eco para divulgar no meu blog, masagora já sei da dica da Ana (sei q há na Body Shop, mas já não compro lá mais nada, pq agora pertence à L'Oreal que testa em animais).
    Bj
    E óptima continuação com o trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Olá Andreia.
    Eu "descobri" uma maneira de continuar a usar os meus cotonetes da dmail, envolvo a cabeça num pedacinho de algodão, que depois de usar no ouvido, deito fora! Assim há menos desperdício (reciclável ou não).

    ResponderEliminar
  5. Olá Ema, também eu estou a pesquisar para fazer um post no meu blog. Sou demasiado viciada em cotonetes para deixar de usar completamente e essa opção do D-Mail não me parece que resulte comigo, além do mais não confio muito no D-Mail. Eu encontrei uns cotonetes em que o pauzinho é em cartão e o algodão biológico, a caixa onde vêm é reciclada. Encontrei-os no Continente, em breve farei um post com tudo mais explicadinho. Queria só vir dar-te a minha contribuição.

    Enquanto ainda estou a gastar os cotonetes com pau em plástico tenho uma tesoura sempre à mão e corto o algodão do pau e cada um para seu sítio. O algodão para o lixo e o resto para reciclar, quando começar a usar os outros cotonetes, continuarei a fazer a mesma separação. :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana, obrigada pela dica. Já me tinham falado desses cotonetes mas ainda não os vi. Como digo no comentário anterior, tenho feito os meus próprios cotonetes - no momento... - com um pedacinho de algodão, reutilizando os cotonetes da dmail.
    Fico à espera do post!

    ResponderEliminar
  7. UAU Este blog tem muita coisa interessante. Devo confessar que estou a anos luz de muita coisa ecológica que aqui vem. Vou tentar ver o blog com mais tempo pois tenho muito que aprender!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. E eu a pensar que era o unico "maluco" ao querer reciclar os cotonetes.
    Há cerca de dois anos que diariamente retiro o algodao e a parte plastica segue para o ecoponto.
    Não custa nada.

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!