22 de janeiro de 2010

83 - Comprar apenas chocolate biológico e proveniente do comércio justo


Depois de hoje não me vai ser difícil resistir à tentação (sou doida por chocolate...) de comprar chocolate que não seja biológico e, principalmente, proveniente do comércio justo.

Um post que parecia, à partida, tão simples, revelou-se, à medida que fui procurando mais informação, bem complexo. Realmente como diz o outro "a ignorância é uma bênção"...

Apesar de saber, de uma forma generalizada, o que é o comércio justo e de me ter sentido culpada (visto não ir há tanto tempo a nenhuma das lojas do Porto que nem sabia que a de Cedofeita fechou...) por descobrir que este está a decrescer em Portugal nunca tinha aprofundado este tão polémico tema, ao ponto de ser considerado injusto!
Ao ler (retirado da Oxfam, uma confederação de 14 organizações de comércio justo) frases como: "Um aumento de 1% da quota de participação dos países africanos no comércio internacional poderia gerar 70 mil milhões de dólares, cerca de 5 vezes mais do que o continente recebe sob a forma de ajuda externa", eu, má a Economia, fico sem perceber como o comércio justo pode não ser considerado uma boa solução.

Mas depois de descobrir que na costa do marfim, de onde vem 43% do cacau consumido a nível mundial, muitas das plantações usam mão-de-obra infantil escrava, não há argumento (dos muitos outros apresentados) que me faça sentir pena dos trabalhadores eficientes (supostamente prejudicados pelo comércio justo) que, no comércio dito livre, usam a escravatura para prosperarem.

Talvez por isto seja o cacau/chocolate - a seguir ao café - o produto mais procurado e defendido, do comércio justo. E, provavelmente, porque também não há quase ninguém que não goste de chocolate.

E se todos os que consomem chocolate souberem o que foi preciso para ele chegar às suas mãos?!

Visto que não posso comprar chocolate feito de cacau produzido localmente..., fui procurar marcas portuguesas que produzam chocolate a partir de cacau vindo do comércio justo, e de preferência biológico.

Apesar de a fairtrade não estar representada em Portugal, temos várias associações de comércio justo (cores do globo, equação, alternativa, reviravolta, sul) que vendem chocolates mas não vi nenhum de uma marca portuguesa.
Encontrei a mestre cacau, marca vendida em vários sítios, que tem uma linha de chocolate biológico (usando também ingredientes bem portugueses) mas nenhuma referência ao comércio justo.
Descobri também, para quem mora em Lisboa, uma loja, a Rojoo, que só vende chocolates biológicos feitos com cacau vindo da américa latina e de comércio justo!
Pelo Porto a famosa Arcádia não faz nenhuma referência às origens do seu chocolate artesanal...


Como nem (alguns) chocolates da cadbury provenientes do comércio justo (mas não biológicos...) existem por cá, tenho que me cingir aos chocolates de marcas estrangeiras, vendidos nas lojas de comércio justo, mas também nas lojas de produtos biológicos e naturais e até nas grandes superfícies, como o que estou a saborear neste momento, da green & black, biológico e proveniente do comércio justo, que o Zé Manel me trouxe do Continente...

Comemos menos chocolate, é mais caro, mas a nossa consciência fica tranquila.
Sem dúvida esta medida, permitindo-me, por momentos, pensar um pouco levianamente, vai fazer também bem à minha linha e à minha pele...

Ah! E podemos sempre adoptar uma "árvore do chocolate"!

7 comentários:

  1. Eu já comprei chocolate no comercio justo (e chá, e prendas, e mil coisas). Deixei de fazer por várias razões:

    - o chocolate era péssimo, péssimo
    - 2 a 4 vezes mais caro que o que costumo comprar em supermercados
    - documentários que me mostraram que raramente esse dinheiro chega efectivamente às pessoas que degvia chegar.

    ResponderEliminar
  2. Olá Espiral, eu tenho gostado dos que compro da marca green&black (no continente...).
    É verdade que são mais caros, mas pelo menos há garantias de que não provém de trabalho escravo, não?

    ResponderEliminar
  3. Existem outras marcas de comércio justo/biológico no continente que são o mesmo preço das outras marcas relativamente a chocolate negro e o sabor é maravilhoso.Para muitos que comem chocolate altamente adulterado, podem até não gostar do sabor real do chocolate, mas este é maravilhoso!Sim, comércio justo é justo e certificado para garantir "essa segurança" contra a exploração.

    Obrigada Ema por todo o trabalho desenvolvido no blog.

    ResponderEliminar
  4. É, é preciso gostar de chocolate negro!

    Obrigada pelo teu carinho e apoio!

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  5. No Parque da Cidade havia 1 loja de produtos do comércio justo, nomeadamente chocolate. Não sei se ainda existe...

    ResponderEliminar
  6. Sim, Susana ainda existe. E ao fim-de-semana, a Naturocoop também abre lá um espaço com os seus produtos.

    ResponderEliminar
  7. Muitos muitos muitos parabens e muito muito muito obrigada pelo blog.
    realmente é sempre um prazer encontrar quem se preocupe com estes assuntos, e infelizmente no meu caso, devo dizer, que um milagre.
    eu deixei de comer chocolate sensivelmente à 2 anos, ou mais, ja nem me lembro bem.
    eu era o que eu chamava de viciada em chocolate. todos os dias comia e muitas vezes ao dia, no leite, em bolos, em tablete.
    adorava todos os tipos e feitios mas um dia, por acaso, vi uma reportagem na sic sobre a escravatura infantil nos campos de chocolate e pronto, deixei de comer.
    tem sido uma luta desde essa altura, tentar convencer alguem de que deviam pensar nisso e fazer o mesmo que eu. ainda nao consegui convencer ninguem e ate hoje nao sabia de mais ninguem que se preocupasse com isso.
    por isso, mais uma vez, parabens.
    reparei que tens muito mais outras coisas para ler, que assim que eu termine os meus exames de faculdade, vou ler avidamente.
    eu ja conhecia a cores do globo mas era a unica e mesmo assim ainda nunca tinha ido a nenhuma loja, no outro dia pesquisei mas fiquei com a sensaçao de que a que havia em lisboa no rossio ou quê, tinha fechado.
    nao posso dar certezas mas entretanto nao voltei a pesquisar.
    em relaçao à marca que há no continente realmente nao sabia.
    entretanto numa das minhas pesquisas deparei-me com outro problema. uma marca de chocolates de comercio justo sul africana, se nao me engano,
    que tenta vender os chocolates de maneira correcta, acabou por dizer no site, honestamente, que nao garantiam que as tabletes fossem 100% justas. ao que parece a demanda de açucar necessaria para as tabletes ultrapassa o açucar que se consegue produzir de modo justo e por isso, perto de 40% do açucar usado é nao justo. o mesmo acontece com a menta e alguma da baunilha.
    eu sei que para controlar isso do açucar como fiz com o chocolate teria de deixar de comer practicamente tudo e isso ainda nao esta nos meus pensamentos, mas, pelo menos se voltasse a comprar chocolate, desta vez justo, gostaria que fosse 100% isento de culpa, ate para saber melhor. :P
    sabes dizer-me se essa marca que existe no continente realmente é 100% justa? desde o cacau ao açucar e a qualquer outro componente que tenha?

    mais uma vez muito obrigado. deviam existir mais pessoas assim preocupadas. o mundo esta a precisar. :D

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!