19 de janeiro de 2010

80 - Comprar apenas legumes da época e nacionais (de preferência biológicos)


Não consegui encontrar na internet uma fonte fidedigna para saber quais os legumes da época, em Portugal.

Depois do post que fiz sobre consumir apenas fruta da época coloquei, na coluna da direita do blog, uma lista com essas mesmas frutas, que vou actualizando todos os meses.
Há uns dias, a Olga alertou-me para o facto da lista referente a Fevereiro não estar correcta. Segundo ela, as maçãs e as pêras não são de agora. Eu, na minha ignorância, achei que, apesar de não haver por estes lados, lá mais para o sul do país (que tem quilómetros e quilómetros de comprimento...) poderiam crescer por esta altura. Ainda tenho muito que aprender.

Já com os olhos mais abertos (obrigada Olga) fui analisar a listagem dos legumes da época, da mesma fonte que usei para as frutas, a Deco, e apercebi-me de algumas, aparentes, impossibilidades. Aqui também tenho maior termo de comparação, porque a minha mãe, na sua pequena propriedade, não tem muita variedade de árvores de fruto, mas tem um quintal invejável e exemplar!

Na lista da Deco aparecem por exemplo, como da época, a alface, a rúcula e a cenoura. E, apesar de esta última ainda ter resistido até Dezembro, as restantes já acabaram há uns meses.

Encontrei outras listas pela internet mas (sempre com base naquilo que cresce agora pelas bandas de Amarante) ainda me pareceram conter mais erros. Provavelmente referem também os legumes plantados em estufas. Mas estes não são da época, pois não?

Enquanto aguardo por ajuda técnica (quem me pode ajudar???) para poder renovar, e partilhar, a minha listagem de fruta e legumes da época, recorri à sabedoria da minha mãe e fiz uma lista dos legumes da época do norte litoral de Portugal...:

- penca;
- repolho;
- alho-francês;
- couve-galega (e provavelmente outras couves);
- nabiças;
- aipo.

Mesmo ao comprar na feira e/ou mercado é preciso cuidado. Pelo que tenho visto, quando ando à procura de fruta, muitos dos vendedores vão comprar os seus produtos ao entreposto...

O meu truque é procurar aquelas senhoras velhinhas, mesmo com ar de "lavradeiras" e que têm menos coisas (e com "pior" aspecto), expostas normalmente em cestos...

11 comentários:

  1. Olá novamente Ema:

    eu estou mesmo sujeita ao que há na época prque só compro frescos biológicos e no cesto só vem o que está agora a ser efectivamente cultivado (embora a quinta que me fornece receba produtos de outras zonas do país). Na realidade estou sim a receber cenouras, rúcula e alfaces estas últimas que também tenho no meu próprio pequeno quintal.
    não sei se interessa a lista completa do que há agora mas posso facultar se quiser...

    ResponderEliminar
  2. Olá "esquilo", se puderes dizer-me agradeço. Quando não trago legumes da safra da minha mãe, tento comprar na feira, mas é sempre bom saber o que é realmente de cada mês do ano...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. olá,
    então, neste momento recebo de legumes:

    abóbora menina
    alface frisada
    alho francês
    batata branca
    batata miúda para assar
    cebolinha com rama
    cebolas
    cenouras
    bróculos
    couve lombardo
    couve portuguesa
    couve roxa
    espinafres
    funcho cabeça
    grelos de nabo
    nabiças
    nabos
    rabanetes
    rúcula
    tomate cherry
    xuxu

    frutas:
    banana (Madeira)
    laranja
    maçã bravo esmolfe
    maçã reineta
    maçã royal gala
    maçã querina
    maçã gold rush
    clementinas
    kiwi

    acho que não falhei nada...
    no mês que vem actualizo.

    qualquer coisa dispõe!

    :-)

    ResponderEliminar
  4. neste blog de gaia encontra info:

    http://www.quintalbioshop.com/

    http://www.raizes.org/loja/

    tb esta no FB assim como o mundo biologico. vou mandar-lhe

    ResponderEliminar
  5. Olá esquilo!
    Obrigada pela lista, mas acho que, e segundo me disseram, alguns desses produtos ainda que biológicos não são da época (nomeadamente as maçãs, o tomate), podendo ser de estufa.
    Será que consegues descobrir no teu fornecedor?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Olá a ambas, efectivamente as maçãs e pêras não são colhidas agora, já o foram à algum tempo. São colocadas em câmaras de frio para se aguentarem até à próxima colheita (dependendo das variedades pode ir de agosto a outubro). Quanto ao tomate tem uma época de produção ao ar livre em geral, de junho a setembro. Nesta época do ano tomate, seja cherry ou normal só de estufa (nacional do algarve que é mais quentinho) ou então vem de fora, de zonas quentes. Zonas mais frias só de estufa e com aquecimento, o que não é lá muito ecológico.

    ResponderEliminar
  7. Ola Ema!
    Também faço uso somente do que colho na minha horta ou no sitio. Tudo tem um sabor diferente! Será que você sabe onde posso encontrar mudas de batatinhas miudinhas? Meu e mail é vilmarodriguessg@hotmail.com. Conto com sua ajuda. Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá Vilma. Não sei, como só tenho varanda, não tenho espaço para batatas.
    A minha mãe planta batatas, posso perguntar-lhe, mas de onde é a Vilma?

    ResponderEliminar
  9. Olá! Encontrei uma boa ajuda na DECO: http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/dicas/fruta-legumes-epoca-ideal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina, obrigada pela dica, mas falo desse mesmo link no 3º parágrafo deste post.

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!