14 de janeiro de 2010

75 - Ter plantas dentro de casa


Nós temos 3 gatas (a yari, a pucca e a kuri) e, uma das coisas que se diz destes nossos amigos, é que gatos e plantas são incompatíveis.

Quando viemos para este apartamento, ainda só com 2 gatas, realojamos logo todas as plantas de interior que já cá estavam: umas em casas de familiares, outras no exterior. Sim, no exterior... Fizémo-lo instintivamente, porque não temos muita experiência em jardinagem, e resultou! Ficamos com uma varanda preenchida com belas plantas viçosas.

Mas cá dentro, nada. Na altura e partindo daquela ideia generalizada, a nossa decisão foi imediata e sem opção de período para reflexão. Nem demos oportunidade às nossas bichinhas de mostrarem que até gostam de plantas.

E gostam! Tirando o pormenor da yari gostar de se deitar na terra do grande vaso das orquídeas, as plantas da varanda não parecem despertar nenhuma emoção ou instinto nas nossas gatas.


Há uns meses a minha amiga Ana ofereceu-me um cíclame e despertou em mim a vontade de ter plantas dentro de casa. Entretanto a planta morreu (não por causa das gatas, mas provavelmente por culpa minha) e fiquei um bocadinho desmoralizada... No mês passado, ao navegar pela internet, dei com um artigo sobre plantas e qualidade do ar interior e (re)acordei o que quase todos nós sabemos mas esquecemos: que ter plantas dentro de casa vai bem para além da questão estética.

O ar dentro de casa pode estar mais poluído que o ar do lado de fora da nossa janela (já agora, devemos arejar a casa pelo menos 10 minutos por dia, seja Verão ou Inverno)!
Mesmo no nosso caso, que não temos carpetes, nem móveis novos e que já estamos a substituir, gradualmente, os produtos de limpeza convencionais por outros amigos do ambiente, as plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar.

Além disto, podemos “usar” as plantas como soluções naturais para problemas específicos de cada divisão da casa:
como os fetos absorvem humidade são bons para as casas-de-banho;
para repelir as moscas e outros insectos podemos colocar na cozinha sardinheiras e/ou manjericão (bem melhor que os insecticidas!)

Para já comecei com uns cactos pequeninos em cima da televisão porque barram as ondas electromagnéticas (???)e um Filodendro com folha em forma de coração, porque é uma das melhores plantas a filtrar as toxinas dos espaços fechados, porque é gira e porque é resistente...

E, para já, restrinjo-me à sala, onde, quando não estamos, as nossas felinas não entram.

Espero ser bem sucedida nesta minha nova tarefa de jardineira de trazer por casa, com a ajuda de um livro que herdei da minha tia: “O jardim em casa(John Brookes, Verbo, Lisboa, 1987), que dá vontade de encher as divisões todas de plantas; e de algumas dicas da internet.

E se trabalharem muitas horas num espaço fechado encham-no de plantas também! Kamal Meattle, usando 3 plantas específicas “limpou” o ar numa área de escritórios em Nova Deli, uma das cidades mais poluídas do mundo!

6 comentários:

  1. A Rosa Caldeira, no Ecodesafios, alertou-me para o facto de haver plantas perigosas para os gatos.
    Deixou-me 2 links com listas de algumas delas:

    http://www.dragteam.info/forum/animais-de-estimacao/19512-plantas-venenosas-perigosas-para-os-gatos.html

    http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/489999.html

    ResponderEliminar
  2. Mais um sítio que a Rosa referiu:

    http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=1034

    tem sugestões para impedir os gatos de incomodarem as plantas...

    ResponderEliminar
  3. Olá Ema!
    Antes de mais, parabéns pelo blog!
    Tb tenho 2 gatas, e como elas gostam muito de escavacar a terra dos meus vasos e comer as folhas, optei por arranjar vasos suspensos! Fica lindo à mesma e não tenho de abdicar das minhas plantas, pelas quais tenho mt carinho :)
    Em relação às q são demasiado grandes para estarem suspensas, costumo espalhar borras de café na terra pois, além de servir d fertilizante, tb evita q as gatas se aproximem!

    ResponderEliminar
  4. Olá Cristiana.
    A ideia dos vasos suspensos não posso pôr em prática. Vivo num apartamento antigo e já desisti de fazer buracos nas paredes ou tecto, o reboco é muito velhinho...
    Para já as minhas 3 meninas têm-se portado bem mas por precaução vou experimentar as borras de café.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    É importante não esquecer que as plantas podem ser mais perigosas para os gatos do que ao contrário.Em especial se eles forem novinhos e brincalhões. Muitas plantas ornamentais (entre elas o ciclame) podem provocar problemas de saúde graves e até a morte.
    Aqui estão listadas algumas: http://www.gatilksicats.com.br/plantas.htm
    Ao contrário do que é corrente pensar-se, as borras de café na terra só servem de fertilizante se já estiverem "curtidas", se forem frescas, fazem o efeito contrário: roubam azoto da terra.
    Um bom truque para os gatos não mexerem na terra dos vasos é cobrirem-na com seixos. Se se tratar de plantas que gostem de solo básico, até podem ser utilizados aqueles seixos calcários decorativos que se vendem em lojas de jardinagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima!
      Obrigada pelas óptimas dicas.
      Se reparar, nos dois primeiros comentários a este post, tem mais links para sites relacionados com a questão das plantas perigosas para os gatos.

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!