7 de março de 2010

127 - Procurar e, se necessário, recuperar um móvel usado para a "minha" biblioteca


Depois de ter voltado a ter cartão de leitora (termos, porque o Zé Manel entretanto também tirou o dele) de uma biblioteca pública (e de o usar!) e de ter aderido ao bookcrossing, ficou em mim o "bichinho" de querer fazer algo mais em relação à circulação de livros que, de outro modo, ficam em prateleiras.

Até porque muitas pessoas queixam-se que o bookcrossing não funciona como desejado (ainda não o sei dizer, porque me iniciei nestas andanças há pouco tempo) e algumas que não têm tempo para ir à biblioteca municipal...

Então lembrei-me: "porque não fazer uma (mini) biblioteca pública no meu/nosso espaço?"

É um espaço dedicado à motricidade e desenvolvimento humano, onde temos aulas de modalidades de grupo, workshops e oficinas, massagens, terapias alternativas, ...

Costumamos ter algumas revistas seleccionadas (e alguns livros infantis) para quem está à espera, mas uma pequena biblioteca, aberta a todos os que por lá passam, insere-se perfeitamente no nosso ideal e, tendo em conta que por perto não há nenhum local semelhante, seria um dois em um: prestamos um serviço a quem gosta de ler e ao ambiente!

E cá estou eu a iniciar este projecto.

Até já tenho o meu primeiro livro (além dos que vou levar de nossa casa), oferecido pela minha amiga Zita, mas o primeiro passo é ter onde colocar os livros...

Para o que pretendo, perfeito, perfeito é um armário como o da imagem abaixo, alto e com portas de vidro, para os livros estarem guardados mas à vista.


Tendo em conta os dois primeiros R's (reduzir e reutilizar), melhor que comprar um móvel novo (o da imagem funciona como uma bookcrossing zone!) é procurar um que esteja encostado nalgum canto sem serventia, a ganhar caruncho... e, se necessário, recuperá-lo (até porque, ao contrário da costura, para "carpinteirar" até tenho jeito).

Depois de ter procurado no sotão de casa dos pais do Zé Manel, de ter perguntado ao meu primo Carlos (que junta velharias) e de ter mandado um email a todos os meus amigos... continuo sem armário.

Sem baixar os braços, vou continuar a procurar! Vou dar uma volta pelas instituições que recolhem móveis (Cruz Vermelha, Vicentinos, ...) a ver se encontro o "meu" armário...


Entretanto coloquei um anúncio na rede de freecycle do Porto onde estou inscrita e, também aqui, deixo o pedido:

Se algum de vós (na área do grande Porto...) tiver um armário alto, com portas de vidro, do género dos das imagens (mesmo que não esteja em muito bom estado, não faz mal, eu sou jeitosa nas bricolages) e quiser doá-lo para esta causa, agradeço!
Se o benemérito quiser, posso baptizar a (mini)biblioteca com o seu nome...
E claro que o vou buscar a vossa casa, libertando-vos espaço!

5 comentários:

  1. Olá
    Sou bookcrosser, onde aliás já falei do seu blog ;) e embora ache que todas as ideias para a divulgação de livros sejam óptimas não percebo porque é que o Bookcrossing é "complicado" e já que vai abrir esse espaço de troca o não faça como Bookcrossing zone..

    Pode ver como em:http://www.bookcrossing-portugal.com/

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo Blog, vamos seguir atentamente!
    Saudações Solidárias

    ResponderEliminar
  3. Caro "anónimo",
    Não me lembro de dizer que o bookcrossing é complicado (ainda agora comecei, só ainda lancei um livro)...
    Já fazia intenção de deixar um cantinho na biblioteca para uma bookcrossing zone, apesar de o espaço em questão não ficar numa zona central, mas obrigada pela sugestão!
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Querido Cartão Solidário,
    obrigada pelo carinho.
    Já estou a ver o teu site e que tens parcerias com entidades com produtos ecológicos/biológicos!
    Já estou a estudar esta ideia.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Olá Ema,
    o "Cartão Solidário" também é bookcrosser, desde o início, quando ainda não havia BK PT. Nos meus tempos de leitor e livreiro, imprimi as etiquetas e deixei um livro ao acaso num comboio, ficando a sonhar com as viagens que ele iria fazer mundo fora e na ânsia de consultar, através da referência, o seu paradeiro. Nunca mais tive notícias. A última vez que encontrei um bookspot foi no Pavilhão do Conhecimento, deixei lá alguns livros; vou-me actualizar e saber como anda a arte do Bookrossing em Portugal.
    Saudações Solidárias!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!