7 de julho de 2010

158 - Colocar um peso no autoclismo para controlar as descargas


Esta medida ainda é mais fácil do que a de colocar um redutor de caudal nas torneiras...

Claro que quem tem um autoclismo com dupla descarga não precisa de o fazer. Mas quem, como nós, tem um do tempo da outra senhora, na verdade não precisa de o substituir, para reduzir os gastos de água.

O primeiro passo é reduzir o volume do autoclismo, algo que já tínhamos feito antes deste desafio, colocando, dentro do depósito, uma garrafa de plástico de 2 litros (cheia de água). Esta é a maneira mais simples, mas há outras soluções para quem tiver alguma coisa contra a pobre da garrafa... Há uns sacos (também de plástico...) que fazem precisamente a mesma coisa (aqui e aqui). Não vejo a necessidade de comprar um acessório, quando podemos reutilizar um objecto (que de outro modo ia para o lixo) para a mesma função, mas talvez dê jeito para autoclismos onde não caiba uma garrafa...

Mais interessante me parece esta ideia (ver a página 8 do documento), uma espécie de dique que permite reduzir a capacidade do depósito (entre 6 a 8 litros), sem o fazer perder eficiência.

O passo seguinte é transformar um autoclismo simples num autoclismo com dupla descarga, coisa que acabámos de fazer...

Tão rápido e eficiente! Basta colocar um "peso de autoclismo" ou contrapeso (o nome depende da marca). O nosso é da ecomeios (ver a página 12 do documento) e custa 13,50€, mas há muita escolha (aqui, aqui e aqui, por exemplo, e provavelmente também em casas da especialidade. Confesso que aí não procurei).


Todas as marcas explicam como colocar o contrapeso (há modelos para autoclismos com manípulo lateral ou central), embora não seja necessário, de tão fácil que é... É mesmo só pendurar.


Também têm gráficos com a quantidade de água (e o dinheiro) que poupamos com um gesto tão simples. Basta ver que, num autoclismo tradicional, sem o contrapeso, uma descarga gasta uns 10 litros de água (sim, isso tudo). Com o contrapeso, cada descarga gasta 2 litros. É mais do que suficiente para um chichi... E quando é preciso uma descarga maior (...) basta repetir o gesto ou manter a mão no manípulo durante mais tempo. Mal o soltemos a descarga pára. Funciona perfeitamente.

Claro que há modelos bem mais elaborados (substituindo todo o mecanismo interior), mas, a não ser que o existente esteja avariado, não vale a pena complicar, acreditem!

Quando visitei o meu irmão em S. Francisco achei interessante esta solução (o simple flush) mas ainda não a vi por cá:


6 comentários:

  1. A vantagem do saco pode ser o de ficar, completamente, debaixo de água. Porque quando pomos uma garrafa de 2L dentro do autoclismo, às vezes, não nos lembramos de que só estamos a poupar o volume de água que corresponde à parte da garrafa que está submersa. O que está fora de água não conta. E normalmente as garrafas não cabem deitadas. Adorei este blog, tanta informação que é maravilhoso!! Os meus mais sinceros Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, deve ser isso! Bem lembrado, Sara, obrigada. Eu consegui prender a minha garrafa bem e fica quase totalmente submersa.
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderEliminar
  3. Lembrei-me de um pormenor importante. Pus uma garrafa no autoclismo, na casa que aluguei na universidade. Mas o rótulo desta saiu, enrolou-se no orifício de saída de água, e o autoclismo ficou a perder água durante tempos. Até chegar uma conta de 300€! Por isso, queria dizer para tirarem sempre os rótulos das garrafas, sejam eles de papel ou de plástico. Senão corremos o risco de fazer ainda pior. Não sei se é uma situação rara ou não, mas acho que vale a pena este cuidado!

    ResponderEliminar
  4. Os meus Parabéns pela maravilhosa informação partilhada ao pormenor de vários assuntos que já li!
    Namasté *

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!