21 de setembro de 2010

172 - Ter um postura ecológica no cabeleireiro


Agora é oficial. Para a minha cabeleireira (e todas as pessoas presentes) eu sou louca!

Se quando lhe pedi para cortar "abaixo da orelha" o meu cabelo, que chegava a meio das costas, quase a matava do coração, agora ficou convencida de que realmente me falta qualquer coisa (além de cabelo...).

Ao ter cortado o cabelo e o querer manter curto, sem dúvida que diminui - tal como escrevi na altura - os gastos de água, energia e produtos para o cabelo. Mas por outro lado leva-me mais vezes ao cabeleireiro (ainda tentei que o Zé Manel o cortasse, mas ele negou-se completamente...), o que pode ser contraproducente.

Mas tudo tem solução...

De início passou despercebido.

Comecei por pedir para me lavar o cabelo com água completamente fria, mas como está calor, não estranhou.

Depois dei-lhe para a mão um frasquinho com o meu champô e expliquei-lhe que tinha um couro cabeludo muito sensível e que os produtos que ali usavam tinham muito químicos que o irritavam (compreensível) e que, acrescentei, poluiam os cursos de água e a vida aquática (primeiro olhar enviesado...).

Cortar o cabelo foi pacífico, apesar da minha cabeleireira fazer sempre um comentário alusivo ao lindo que o meu cabelo é e como ficava/ficaria bem comprido...

Quando terminou e lhe disse que não queria secar, instalou-se a guerra:

- Como não quer???? (deve ser o momento alto de todo o percurso...)
- Não, não vale a pena estar a gastar energia e tempo...
- Não se preocupe (ofendida) é para isso que aqui estou!
- Mas não vale mesmo a pena, seca ao ar, eu prefiro assim.
- ...
- Além de que a seguir vou até à praia... (e fui, passear - não menti - mas não entrei na água...)
- Pois (não muito convencida e olhando para mim com aquele olhar!)...

E ainda por cima fica mais barato (juro que não sabia!). Também por isso deve ter ficado chateada...

E parece que por cá ainda não existem salões com um selo deste género:



29 comentários:

  1. Eu também tenho sérios problemas com este pessoal, porque nunca (NUNCA, mesmo, a não ser que estejam -1ºC lá fora e nem sempre) seco o cabelo com secador (além de não ser bom para o ambiente tenho caracóis, se o fizer fico a parecer uma ursa). E mesmo assim há senhoras que mo começam a secar (mesmo com pedido claro de que EU NÃO QUERIA SECADOR!)! E mais ainda: é um síndroma internacional. Mas acho que isso é precisamente porque é um rendimento extra (e um extra caro!).

    ResponderEliminar
  2. Ah ah, muito bom. Correu tudo bem até à parte do secar... Na Alemanha há cabeleireiros ao estilo cut&go, onde é o cliente que seca o cabelo, se quiser. Cá ainda não vi nenhum, mas não deve tardar. Ainda assim, a melhor postura ecológica é mesmo não ir ao cabeleireiro ou cortar em casa, mas aí só estaríamos a alimentar a ideia de que os ecologistas são gente despenteada e nós não queremos isso ;)
    Boa ideia!

    ResponderEliminar
  3. hihihihi... a cabeleireira ficou desesperada pq se a moda pega fica no prejuizo... hahaha

    ResponderEliminar
  4. A cabeleireira deve ter ficado a pensar que era forretice :-)

    ResponderEliminar
  5. Eu também já fiz isso, mas era numa altura em que tinha a mania que era maria rapaz! A cabeleireira olhou para mim e viu-me de calças largas e t'shirt e nem ligou muito, mas acho que vou experimentar para a próxima! Vai ser cá um falatório!
    E há uns 3 anos atrás eu cortava o meu próprio cabelo... mas depois começou a ficar esquisito e lá tive de voltar ao cabeleireiro... que seca!
    Já agora, gosto muito do blog e já tenho bastantes dicas em uso!

    ResponderEliminar
  6. eu nunca sequei o cabelo no cabeleireiro:)
    a minha desculpa
    e que odeio que me mexam na cabeça...masuso o champo do salão:(
    mas não quero cá amaciadores nem lacas nem nada..afinal se vamos lavar o cabelo..porque "enche-lo" com mais "porcaria"...
    para mim o cabeleireiro é só em casos de força maior..e já consegui cortar a mim mesma...

    e afinal, não estou a ser picuinhas..estou a ser ecologica..ihihih obrigado

    ResponderEliminar
  7. As pessoas continuam a pensar que temos a mania que queremos salvar o mundo. Costumo responder-lhes que apenas faço a minha parte e vivo tranquila com isso. Parabéns pelo blog e pela atitude :)

    **Beijinhos**

    ResponderEliminar
  8. Nós os humanos temos em geral o pessimo habito comer mais com os olhos do que com a barriga...
    Muitas das vezes, quando estamos a ser servidos, queremos tudo a que temos direito, sem que por vezes isso nos acrescente. Então no minuto seguinte estamos a colocar para o lixo o que sobrou!
    Esse teu exemplo da ida ao cabeleireiro é perfeito, para uma grande parte das pessoas essa é uma pessima atitude, já para outras essa foi a melhor das melhores atitudes!
    Alegra-me por saber que não sou o unico a ter esse tipo de sensibilidade/atitudes, amigas do ambiente.
    Bom trabalho!!!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. É verdade, o dia em que fui à cabeleireira devia ter sido filmado!!!
    Desculpem não responder individualmente a cada comentário mas estou em época pré-férias... e tenho andado mais atarefada (não é stressada... só atarefada!)
    Obrigada a todos pelo vosso apoio!
    Bom resto de semana!

    ResponderEliminar
  11. Olá Ema, por acaso nunca apanhei cabeleireiras "dessas", claro que sempre estranharam o facto de querer lavar o cabelo com água fria (mas como em média só vou ao cabeleireiro uma vez por ano, e escolho a altura mais quentinha, também para elas não ganharem frieiras, coitadas!...), quanto ao secar também estranham mas nunca fizeram "cenas", aliás como já lavo o cabelo (e corpo) com água fria há mais de 10 anos e também não seco o cabelo, se tentar secar ficou cheia de comichão na cabeça. Ás vezes levo com a água quente que está no cano e ficou cheias de comichão na cabeça. Mas isso de levar o próprio champô, realmente, que falha a minha :(
    Para a próxima já sei.
    Beijinhos e óptima continuação
    Andreia

    ResponderEliminar
  12. ..achei piada, eu nunca seco o cabelo no cabeleireiro e não suporto as lacas e ceras e não dei mais o que que po~em no cabelo..

    ResponderEliminar
  13. Boa iniciativa! Eu cá corto em casa já há uns anitos. Mas no Inverno passado fui à cabeleireira para fazer caracóis. Para além de ela se rir do meu corte (um tanto ou quanto nada simétrico!), não voltarei a lá ir. É só gastar, gastar, gastar. Aparentemente há sites, videos e livros de como cortar o cabelo em casa. É só cuscar na net. :)

    ResponderEliminar
  14. Querida Ema, cá cheguei eu hoje pela primeira vez ao teu blog, comecei no post do cabeleireiro e acabei no primeiro que escreveste...
    Até recrutei o marido para pôr em prática algumas ideias cá em casa ao mesmo tempo que ia lendo os teus post durante a tarde ;)

    Contigo aprendi umas coisas e relembrei outras e percebi que ainda posso fazer muito para melhorar a minha pegada ecológica...

    Continuarei a passar por cá para trazer as tuas excelentes dicas para o meu dia-a-dia e para o dia-a-dia das minhas crianças, já que sou professora e assumo o cargo de Coordenadora do Eco-Escolas na escola onde leccciono.

    Espero que tenhas umas excelentes férias!

    ResponderEliminar
  15. Andreia,
    é verdade, desde que baixei a temperatura durante o duche, o meu cabelo e couro cabeludo melhoraram!

    ResponderEliminar
  16. Ju,
    também tentei convencer o Zé Manel a cortar-me o cabelo, mas ele não quis a responsabilidade... um dia hei-de experimentar a mim própria!

    ResponderEliminar
  17. Sara,
    obrigada pelo carinho e entusiasmo!!!
    Fico contente por a minha experiência ser partilhada e "usada".
    E, claro, todas as sugestões são bem vindas.
    Beijinhos e um bom início de ano lectivo!!!

    ResponderEliminar
  18. Bestial! Ainda me estou a rir, a sério! E eu a pensar que a Tupilde era a única maluquinha conhecida pelos cabeleireiros! ;-D

    ResponderEliminar
  19. É a primeira vez que visito este blog e estou a adorar. Também sou adepta de todas as mudanças que possamos fazer no dia-a-dia para proteger o ambiente! Confesso que me ri bastante ao ler este post, imagino a cara da cabeleireira quando recusou o secador LoL. As únicas vezes que o uso é precisamente no cabeleireiro, ainda não tive coragem para o recusar... temos sempre de nos explicar quando pedimos algo "diferente" e não tenho paciência para os olhos que "nos" fazem...

    ResponderEliminar
  20. Pois gostei muito do seu espaço.
    Também uso o cabelo curto, sem secar no cabeleireiro, corto o cabelo lá na terra onde já sabem que tenho ideias malucas. Ao meu marido corto eu o cabelo e ele também já tem cortado o meu, quando anda mais curto.
    beijo eugenia
    PS. obrigada pela sua visita

    ResponderEliminar
  21. Pois é Bia, ao princípio custa - "ser diferente" - mas o importante é estarmos de bem com a nossa (e)consciência e, às vezes, como neste caso, as situações até são divertidas!
    Fico contente por estares a gostar!

    ResponderEliminar
  22. Obrigada Eugénia!
    Eh, eh! Também sou eu que corto o cabelo ao meu namorado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. As cabeleireiras e todas as pessoas em geral estranham o que ouvem pela primeira vez.
    Ainda me lembro quando ia ao hipermercado e dizia que não queria saco plástico, que levava as coisas na minha mala. As colaboradoras da caixa faziam aquele olhar estranho, insistindo que o saco era gratuito, que podia levar. Hoje, os hipermercados da Jerónimo Martins já incorporaram na sua política não oferecer os sacos plásticos.
    Quanto ao cabeleireiro, como costumo ir à mesma pessoa, ela já sabe que não é para mo secar, quando vou só para cortar o cabelo.
    Geralmente escolho dias mais quentes, para me saber bem vir com o cabelo molhado para rua. Quanto a pedir para lavar a cabeça com água fria, nunca me ocorreu isso.

    ResponderEliminar
  24. Exatamente isso! Aqui no Brasil, pelo menos na Cidade de São Paulo é assim: todos os cabelereiros que vou (somente de vez em quando, porém já conheço alguns)estranham pedir água fria, pois tenho a pele e o cabelo oleosos e pioram com a água quente. Usar o meu xampu que não é testado em animais, não querer secar no secador (tenho horror do barulho e do calor, me deixa as orelhas quentes e a pele oleosa)Mas é dificil. Chegaremos lá

    ResponderEliminar
  25. Olá Ema :)
    Não sei se é a primeira vez que comento no blogue, pois costumo de fazer os comentários na página do facebook, que sigo atentamente há mais de um ano.
    Lembrei-me deste post e vim aqui, para pedir autorização, para fazer uma ligação de um post que tenho em rascunho, sobre a lavagem do cabelo, para este.
    Já agora, foi com satisfação que li os comentários anteriores, e percebi que não estou sozinha nesta luta. Tenho partilhado todos os seus posts no meu facebook, e nunca tive comentários dos meus amigos o que me leva a pensar que ninguém lê, e/ou se interessa pela preservação do meio ambiente.
    Obrigada pelo seu empenho e partilha de sugestões.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Ana!
    Obrigada pela "companhia".
    Claro que podes fazer a ligação para o teu blog, aliás podes fazer as ligações que quiseres! A quantas mais pessoas chegarmos melhor, não é?
    E não desistas, continua a partilhar... algum dia há-de tocar e "despertar" alguém.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Ora bem...para quem não sabe existem pessoas preocupadas com o ambiente e algumas delas são cabeleireiras..procurem no Facebook "Zózimo Hair Design - Cores, Cortes e Penteados de Autora e pode ser que se surpeendam por haver quem se preocupe!

    ResponderEliminar
  28. Olá Ana!
    Conheci seu blog ontem e estou me deliciando com cada postagem.
    Sou aversa a salões e coisas do gênero, acho que se perde muito tempo...
    De um ano para cá ando cortando meu próprio cabelo, nas primeiras vezes era complicado mas fui me ajeitando e estou feliz com isto... não preciso explicar a nínguém que prefiro água fria, que não gosto de secador e ainda economizo o dinheirinho do corte.

    bj e o cabelo continua lindo neste novo comprimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Judy!

      Obrigada pelo carinho!!!

      Eu entretanto encontrei um "cuidador do meu corte de cabelo" muito compreensivo para com as minhas maluquices...
      E, no meu caso, cortar o meu próprio cabelo está fora de questão (temos que admitir quando não temos jeito para algo)!

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!