25 de outubro de 2010

176 - Aprender a guardar melhor legumes e frutas


Claro que o ideal seria comprar os legumes e frutas frescas todos os dias (e não ter que usar o frigorífico...). Ou, melhor ainda, apanhá-los da terra todos os dias (Ai, ai, ...)!!!
Cá em casa só consumimos fruta e legumes da época, de produção local e, de preferência, biológicos. E não compramos frescos nas grandes superfícies. E, infelizmente, não temos uma verdadeira mercearia por perto e as feiras locais (quer a tradicional, quer a biológica do parque da cidade) são só ao sábado.

Mas temos uma opção óptima: como já disse várias vezes, a minha mãe, professora reformada, dedica-se à agricultura biológica na sua pequena propriedade numa aldeia entre Penafiel e Amarante. E, (quase) todos os domingos, lá vimos nós carregados de legumes e fruta acabadinhos de apanhar!


Claro que o desafio é fazê-los durar, frescos e viçosos durante toda a semana. Porque, apesar de fazermos vermicompostagem, deixar estragar alimentos não cabe nas nossa opções - ecológicas ou não. E comecei a reparar que os legumes biológicos se deterioram mais rapidamente do que os "normais". Por exemplo as cenouras grandes, lustrosas e perfeitas do supermercado duram semanas, mas as pequenas, sujas, mas muito mais saborosas, cenouras da minha mãe amolecem com relativa facilidade.

Assim não fiquei surprendida em ler (já nem sei onde), por exemplo, que os tomates são manipulados geneticamente para não se amassarem no transporte, os morangos injectados com corantes, ... Nem fiquei admirada com este artigo acerca de um estudo da Proteste sobre os nitratos nos legumes frescos dito "normais"...

Ai os meus ricos legumes biológicos!

Com a prática, conselhos de outros mais experientes, artigos encontrados na internet e nos meus livros, fui aprendendo alguns truques para conservar por mais tempo os frescos.

Aqui os deixo. Se tiverem mais dicas e as quiserem partilhar, enviem-mas e eu junto-as a estas!

As batatas, alhos e cebolas (não são propriamente "frescos"...) devem ser guardados em locais escuros e frescos para que não grelem ou apodreçam. Os tradicionais sacos de serapilheira são óptimos.
.
As frutas podem ser guardadas no frigorífico, embrulhadas - no caso das peças grandes - uma a uma, em papel vegetal, ou em caixas, tal como os legumes, mas aqui não tenho muita experiência, as nossas aguentam bem na fruteira. As bananas e os kiwis devem ficar à temperatura ambiente e longe das outras frutas para que não amadureçam muito depressa.

Os legumes armazenados por mais de uma semana no frigorífico podem perder nutrientes. Mas, ainda assim, é um bom lugar para os guardar, porque as enzimas responsáveis pelo processo de amadurecimento são mais sensíveis ao frio e demoram mais tempo a actuar. Alimentos bem embalados ou acondicionados não perdem nutrientes com facilidade, uma vez que não ficam em contacto com o ar. De qualquer maneira, começando a chegar o frio do Inverno começa a ser menos necessário usar o frigorífico (pelo menos aqui, na nossa casa "fresquinha"...)

Há alguns cuidados gerais a ter em atenção:
- Alimentos ainda molhados ou ligeiramente húmidos deterioram-se rapidamente. Se lavar os vegetais, como alface, rúcula, etc., para guardá-los limpos e prontos para serem logo utilizados, deve certificar-se que ficam bem secos;
- Colocar uma folha de papel (ou uma toalha/pano) na gaveta dos legumes do frigorífico ajuda a absorver a humidade excessiva;
- Colocar a alface, couve, espinafres ou hortaliça com os pés dentro de uma bacia com água dentro do frigorífico permite manter a frescura e as folhas viçosas;
- Legumes que já não estão muito frescos melhorarão se forem colocados em água fria antes de serem lavados e cortados, repousando assim pelo menos por 1/2 hora;
- Retire sempre as partes ou folhas estragadas antes de guardar as verduras.

Guardar e "espevitar" (alguns vegetais)

Abóboras
Se tiver uma abóbora inteira que vai cortando à medida das suas necessidades, durará mais tempo se ao invés de a cortar no sentido longitudinal, o fizer na transversal.
Agriões
Depois de lavados e secos guarde os talos mais tenros num saco de plástico na gaveta dos legumes do frigorífico.
Aipo, salsa, coentros, cebolinho, ...
Para conservá-los sempre frescos, coloque-os de pé numa jarra contendo água e uma pitada de sal, e guarde no frigorífico.
Também pode, antes de guardar no frigorífico (sem ser na tal jarra), queimar (com um fósforo, por exemplo) bem as partes onde foram arrancadas;
Ou pode humedecê-las e embrulhá-las em jornal, também bem humedecido com água; manter esta humidade até as usar.
Alface
Para conservar bem um pé de alface por alguns dias há várias soluções:
- borrifar a alface com água, e embrulhá-la num pano ou jornal molhado com água, tendo o cuidado de manter essa humidade até o momento de a usar.
- guardar no frigorífico (na gaveta forrada com papel ou toalha), tendo, perto delas, 1 limão partido;
- retirar as folhas velhas, lavar e secar muito bem, colocá-la no frigorífico dentro de uma caixa plástica (ou de vidro) com tampa bem fechada;
Alho Francês
Colocar dentro de um recipiente plástico (ou de vidro) fechado e conservar no frigorífico.
Cenouras
Para que não fiquem moles e secas, retire o talo antes de as guardar. Pode lavá-las, secá-las e guardá-las numa caixa, na gaveta do frigorífico. Se estiverem murchas coloque-as dentro de um recipiente com água.
Cogumelos
Os cogumelos frescos conservam-se mais tempo se forem guardados num saco de papel na gaveta dos legumes do frigorífico.
Couve
Não arranque os talos, mantenha as folhas inteiras e guarde-a dentro de um recipiente de plástico na gaveta do frigorífico.
Se estiverem verdes, porém um pouco murchas, deixe-as com os talos mergulhados em água fria (mais ou menos meia hora).
Couve Roxa
Guarde-a - sem lavar nem molhar - dentro de uma caixa plástica bem fechada ou embrulhada muito bem em papel vegetal.
Espargos
Se os espargos frescos que estão guardados ficarem moles, reviva-os, colocando-os de pé, dentro de um recipiente fundo contendo água gelada. Cubra tudo com um saco plástico e leve ao frigrorífico durante meia hora.
Espigas de milho
Coloque-as inteiras e com as cascas num recipiente com água - com as extremidades voltadas para cima - e guarde-as no frigorífico.
Pimentos
Colocar dentro de um recipiente plástico (ou de vidro) fechado e conservar no frigorífico.
Rabanetes e Nabos
Conservam-se frescos se mergulhados com as folhas - e não com as raízes - dentro da água.
Tomates
Se tiver que guardar alguns tomates maduros fora do frigorífico, coloque na parte onde se arrancaram os cabos um pouco de farinha de trigo.
Também podem ser guardados (duram até 1 mês), se forem colocados bem secos num recipiente plástico e cobertos com farinha de trigo. Fechar bem o recipiente e guardar na gaveta do legumes, no frigorífico.
Se os tomates estiverem muito maduros e moles para serem cortados e usados em saladas, mergulhe-os por alguns minutos em água fria salgada.

9 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas. Há pouco tempo descobri um casal bem simpático que vende os seus legumes e fruta no Parque da Lavandeira ao sábado de manhã, mas também entrega em casa. Às quintas mandam-me um e-mail e à sexta vêm cá entregar tudo muito fresquinho. Agora não quero outra coisa, produtos biológicos e ao domocílio.

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo !! Obrigada..sempre com os melhores conselhos :-)

    ResponderEliminar
  3. Aqui costumamos guardar a alface no frigorífico, embrulhada em papel de jornal. Este papel absorve completamente qualquer humidade que a salada vá libertando.Funciona muito bem!

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde!

    Excelente blogue! Já sou seguidora!

    Espero que possa visitar o nosso blogue, e partilhe com os seus contactos.

    http://vozdossonhos.blogspot.com/

    Cumprimentos,
    Vanessa Coelho
    Projecto Voz dos Sonhos

    ResponderEliminar
  5. Encontrei agora este blog e acho muito interessante mas permita-me o comentário:
    As viagens a Penafiel para ir buscar legumes não contribuem muito para a redução da pegada ecológica.Porventura a quantidade de carbono, por beringela, produzida pelo continente é mais baixa dada a quantidade que eles transportam...
    A escala é um factor a ter em conta. É só uma dica.

    Nuno

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Nuno pela atenção e pelo comentário, pertinente sem dúvida.
    Mas na verdade não vamos a Penafiel para ir buscar legumes. Iríamos de qualquer maneira, por motivos vários. Sempre que podemos fazemos a viagem de comboio ou partilhamo-la, e estamos conscientes da "factura energética" nas restantes vezes... havemos de melhorar!
    Mas, sem dúvida, que a escala é um factor. E, como já referi algumas vezes, não é só a viagem que algo faz para chegar às nossas mãos, mas também todo o processo que implica o seu "nascimento" e depois (caso o tenha) o seu "fim". Daí não podermos, neste caso atentar apenas no transporte da beringela, mas também no modo como foi produzida.
    Obrigada pela reflexão!

    ResponderEliminar
  7. obrigado pelas dicas amei vou segui-las.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pela Postagem,realmente útil e de agradavel leitura

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!