25 de dezembro de 2010

186 - "If it's yellow let it mellow..."

.
... e o resto desta sugestiva expressão (ainda que não muito "bonita") pode se encontrada aqui, por exemplo.

Tudo se resume a não puxar o autoclismo quando fazemos xixi (adoro esta palavra...) por isso não há grande coisa a dizer...

Mesmo com um autoclismo de dupla descarga, ou com um contrapeso para controlar as descargas, há um grande desperdício de água só para fazer desaparecer sanita abaixo a nossa urina, que - ironicamente - é constituída por 95% de água... É estéril quando é expelida e praticamente inodora. Claro que se a deixarmos ficar muito tempo... mas acreditem que - pelo menos aqui em casa - tem corrido bem. A casa de banho não tem, nem remotamente, nenhuma parecença olfactiva com um urinol público...

A quantidade de água ingerida tem influência (e a nossa dieta também) na cor e odor da urina, claro, mas também aqui esta opção tem um ponto positivo: podemos estar mais a par da quantidade de água que devemos beber!

Uma versão ainda mais ecológica está, pelos vistos, a ser experimentada nalguns países: "if it's yellow let it mellow... or use it as fertilizer"! Fazer a separação e recolha da urina separadamente e usá-la como fertilizante (é rica em fósforo) é uma maneira não só de reutilizar a própria urina e poupar água, mas também de não fazer desaparecer as reservas naturais deste nutriente.

Imaginem estas sanitas (e respectivo sistema de recolha) a serem usadas em todas as cidades do mundo!
.

Não me lembro onde, nem quando, mas já usei uma sanita Nomix e na altura (não fazia a mínima ideia para que servia, claro) achei um pouco estranho, confesso...

Se quiserem uma solução mais radical e polémica (não, não estou a falar das casas de banho secas, tradicionalmente chamadas de "a casinha", uma solução para quem, por exemplo, tem uma casa com quintal ou jardim...) podem sempre reutilizar a urina logo em vossas casas...
.

11 comentários:

  1. Ema,

    Gostei do seu post. Sabe que é um pouco complicado para mim falar de sanitas (privadas aqui no Brasil)?

    Para falar a verdade adoro esse objeto. Sempre mantenho a minha muito limpa (aprendi com minha mãe) e li outro dia de uma Ong que tem por objetivo principal o cuidado com a água e as florestas (vou te passar o site) que seria muito interessante darmos a descarga somente quando fizessemos o numero 2. Cada lar que fizesse isso, enconomizaria muitos milhões de litros de água limpa por ano.

    Acho que estes assuntos não se esgotam simplesmente. Temos que ir falando e formatando idéias não é mesmo? Mas para curto prazo temos sempre que gastar menos...tudo.

    Abraços carinhosos.

    Elaine

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa reutilizamos a água dos banhos.
    Montámos um esquema que dá algum trabalho mas que nos permite reutilizar talvez uns 90% da água gasta em banhos. E que também se traduz na factura :-)

    ResponderEliminar
  3. É isso, Elaine, devagarinho, vamos mudando hábitos. O importante é percebermos, como dizes, que temos de gastar menos de tudo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oh, "GaSPaS"!!! Não sei se assim directamente funciona como fertilizante... eh, eh!

    ResponderEliminar
  5. Mãe da Rita, isso é que é fantástico!
    Tem que nos explicar como fizeram, para ver se é viável cá em casa.

    ResponderEliminar
  6. Uma excelente ideia, para começar bem o ano Ema :-D
    Vou por em prática cá por casa.

    Antes das crianças nascerem também aproveitava toda a água do banho. Não sei se da mesma forma da Mãe da Rita. Nós tomávamos os duches matinais normalmente, mas com o ralo fechado. A água ficava na banheira e depois era tirá-la com um balde no início e com um alguidar pequeno no final. Depois deles nascerem deixei de fazer isso, porque crianças e água não combinam e a atração deles pela dita é incontornável e basta uma pequena quantidade de água para os acidentes acontecerem. Quando eles crescerem mais um pouco voltarei a praticar esta recolha de água para a sanita.

    Desejo-te um bom ano de 2011!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Pois eu gosto da ideia desta sanita.
    Tenho intenção de fazer lá no quintal uma sanita seca, até já tenho o local e não é na rua, é dentro da casa...
    Quanto ao fertelizante, eu uso a minha avó já usava e dá muito resultado. mas!!... não é como o GaSPaS disse... tem que se proceder ao curtimento, senão queima tudo.
    bjs eugénia
    ps. FELIZ ANO NOVO

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Cá em casa o que fazemos é, quando tomamos duche, a primeira água enquanto não vem a quente colocamos num balde.
    Mas sem súvida que com a ideia da Luísa ainda se consegue angariar mais água.
    Continuação de boas ideias :)

    ResponderEliminar
  9. O nosso esquema é idêntico ao da Luísa.
    Temos a sorte da sanita ter um autoclismo exterior e ficar mesmo ao lado da banheira.
    Tomamos banho com o ralo fechado e temos um jarro para ir passando a água da banheira para a caixa do autoclismo.
    E funciona porque tomamos banho com horários desencontrados (uns de manhã, outros à noite, por exemplo).
    Poupa-se muita àgua e tem-se outra percepção do que se gasta só em puxar o autoclismo.

    ResponderEliminar
  10. Querida Ema, acho sinceramente que a minha ideia, de fazer xixi no bidé, não funciona nada mal! O papel higiénico não é nada ecológico mas ainda menos higiénico. Se as mulheres usarem água para se limpar, em vez de papel, ao fim do dia não há odores desagradáveis nem desconfortos. Como digo no blog, nem se trata de nenhuma novidade hippie - a minha avó sempre fez xixi no bidé :) Beijinhos! Fica aqui o link: http://greenerhealthierhappier.blogspot.fi/2014/07/fazer-xixi-no-bide.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!