18 de janeiro de 2011

188 - Fazer velas com óleo de cozinha usado


Desde que descobri os perigos das velas de parafina que me vejo grega para encontrar velas amigas do ambiente (e da nossa saúde... o que, obviamente está interligado - mas este é outro assunto...). Velas de cera de abelha (e não pode ser qualquer cera de abelha) ou de óleos vegetais (e não pode ser qualquer óleo vegetal) não abundam por aí!

Eu sei (e já o disse por aqui): as velas são um anacronismo... mas um belo anacronismo, quanto a mim. Ainda nenhuma lâmpada conseguiu recriar a luminosidade, a atmosfera, da chama tremeluzente de uma vela.

Também desde essa altura fiquei à espera (bem atenta) de uma invenção portuguesa em evolução: uma máquina para transformar óleo de cozinha usado em... velas!

E ela chegou... e em Maio do ano passado fui uma das felizardas que ganhou a hipótese de ser cobaia na utilização da oon candlemaker. E, claro, apaixonei-me. Porquê? É linda, não gasta quase energia nenhuma, cerca de 80% do material usado na sua construção é plástico reciclado, não é testada em animais e faz óptimas (e duradouras) velas reutilizando o óleo das nossas cozinhas. E fá-lo de uma maneira verdadeiramente simples!


Depois de um mês de testes, testemunhos e de uma bela quantidade de velas, estava pronta para o próximo passo: escrever a minha carta ao pai natal. Sim, nunca na minha vida fiz o meu pedido ao senhor das barbas brancas tão cedo... E já não me lembrava de desejar tanto o dia 24 de dezembro (e eu adoro o natal, sempre)!

E como até me portei bem...

... estreei a minha oon candlemaker fazendo uma bela vela laranja (a da imagem já é outra), reciclando - também - um frasco de vidro!


Na verdade, quase não usamos óleo cá em casa, por isso tenho-o recolhido pelas cozinhas da família e amigos, contangiando-os a tal ponto que vou ter que começar a vender ou óleo ou velas...

E agora posso acender a minhas velas sem problemas de consciência (entre outros)!

A Raquel, mais conhecida como Topas, enviou-me um vídeo que ensina a fazer velas caseiras com óleo de soja e que, aparentemente, pode ser adaptado, utilizando-se óleo usado. Não tão rápido e prático como com a oon candlemaker, mas se calhar fica um bocadinho mais em conta... ou não!

(Se és meu amigo e estás a ler este post, ficas já a saber que provavelmente vais receber uma vela no teu próximo aniversário! Oh, estraguei a surpresa...)

45 comentários:

  1. :-)))
    Nós também temos uma cá em casa!
    E da primeira vez, estávamos tão entusiasmados que gastámos logo os pavios e as pastilhas todas :-)

    ResponderEliminar
  2. E a maquineta compra-se onde?
    Eu já faço sabão com oleo usado, mas as velas também são uma boa prenda, para futuros Natais ou aniversarios.
    Já agora pergunto também onde se compra o copo menstrual? na farmacia??
    bjs eugenia

    ResponderEliminar
  3. Olá Ema! Já conhecia a Oon, mas ainda não tive a oportunidade de a testar! Também fiquei fascinada com a facilidade em que podemos tratar um desperdício, que normalmente ninguém sabe bem o que lhe fazer, (apesar de já haver oleões e empresas de recolha) acaba por meter o óleo pelo ralo abaixo.... nãããããããoooo, em algo bonito e amigo do ambiente e útil!
    Desde já quero dar os meus parabéns aos "idiotas" que criaram esta "maquineta"!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu também quero uma..
    Onde posso arranjar uma coisita dessas?
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Porque é que as coisas fixes são tão caraaas???
    Já entendi porque dizia que ia pedir a Oon ao "Sant"..eu aproveito : peço ao barbudo, pelo aniversário ou pelo dia da mãe!!!!!!!!!!!
    Mas quero uma..buaaaaa!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Ema,
    Julgo ser a primeira vez que comento no seu blog embora já aqui venha há algum tempo.
    Gostaria de mais informações a respeito desta máquina, preço, onde se pode comprar e se é realmente fácil de usar, adoro velas, mas nunca compro por em regra serem de parafina.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Receita para fazer velas sem gastar 170€+pastilhas (que não sei a que preço serão vendidas mas que só devem conter a estearina, o oleo aromático e o corante) e ainda se dá um uso ao microndas sem necessidade de sujar o fogão ou tachos ;)
    http://www.flickr.com/photos/fazendoartes/5045031925/

    ResponderEliminar
  8. Acho a ideia muito boa mas 170 euros por uma máquina de fazer velas parece-me muito. O melhor seria ter uma máquina comunitária :)

    ResponderEliminar
  9. http://www.coletivoverde.com.br/furoshiki/

    Consulta este link ;) Acho que vais gostar desta técnica Japonesa

    ResponderEliminar
  10. Maria Cordeiro, Carla e Comilinhas:
    se clicarem - no post - onde diz "oon candlemaker", serão redireccionadas para o site da Oon e daí podem aceder à loja virtual. Penso que ainda não há nenhuma loja "ao vivo", embora no Natal, tenham estado máquinas à venda nalguns pontos de Lisboa e Porto.

    ResponderEliminar
  11. Cris, à primeira vista também parece um bom método. É parecido com um de que falo no post (embora utilize o fogão). Para mim não dá, não tenho microondas...

    ResponderEliminar
  12. Maria Cordeiro, esqueci-me de lhe dizer que o copo menstrual já existe nalgumas farmácias e nas lojas Terra Pura.

    ResponderEliminar
  13. Lexie, adorei a ideia da máquina comunitária!

    ResponderEliminar
  14. Marisa, obrigada pelo link. Já tinha visto imagens, mas o vídeo dá uma boa ajuda! Óptima ideia.

    ResponderEliminar
  15. Adorei demais seu blog! Sou yogini, também sou vegetariana e também decidi também tentar mudar mais meus hábitod e tomar metidas para melhor nossa situação com o mundo.
    estava procurando imagens de sacos d lixos quando achei o seu. No site da loja de Higiene e cia achei sacos dizem que biodegradáveis, agora fiquei com dúvida se são, mesmo eles dizendo que são totalmente. Mas fiquei pensando como posso me certificar além de pedir garantia a eles?
    Já estou te seguindo. Quero sempre por aqui.
    Meu blog é sobre lar e coisas simples e gostosas da vida, se quizer visitar , fique a vontade.
    http://casinhadoportaovermelho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Obrigado pela sua ideia :D nós utilizámo-la para um trabalho de área de projecto (12ºano) e deixe que lhe diga que foram um autêntico sucesso !

    ResponderEliminar
  17. Acho a ideia mt gira mas já alguém pensou na energia e poluição/pegada ecológica para produzir essa máquina (será mais um simbolo de status tipo nespresso?) E a energia consumida pla própria máquina para fazer uma vela versus retorno? uma lampada de poupança se calhar custa menos ao ambiente. Acho incrível a facilidade com que a comunidade informada ou não deseja possuir todo o tipo de gadgets pseuso ecológicos.
    Desculpem o tom mas é o que sinto.
    Obrigado pelo blog, é um bom espaço de reflexão

    ResponderEliminar
  18. Lalinha, espero que já tenha encontrado os seus sacos! De qualquer maneira neste post falei sobre este assunto: http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2010/02/utilizar-sacos-de-lixo-biodegradaveis.html
    Vou visitar o seu blog, também gosto de vermelho!

    ResponderEliminar
  19. Branquinho, percebo o quer dizer, acredite. Ainda assim não devemos generalizar...
    Se ler o post verá que a máquina é 80% composta de plástico reciclado, gasta muito pouca energia e ainda permite reutilizar óleo usado (que é altamente poluente de deitado fora incorrectamente). Isto, juntamente com o facto das velas "normais" serem feitas de derivados de petróleo e terem outros ingredientes igualmente prejudiciais, torna-a - quanto a mim - uma boa alternativa. Não para toda a gente... mas eu gasto muitas velas, e faço também para outras pessoas, que as usam por questões profissionais.
    E as lâmpadas economizadoras não são assim tão sustentáveis: http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/2010/03/substituir-as-lampadas-incandescentes.html
    Aprendi a ver (a tentar, pelo menos) os vários lados da "sustentabilidade de algo".
    Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais este assunto.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  20. muito legal pena que a máquina não se encontra à venda nesse momento...!
    você saberia o preço dela?
    Beijos e parabéns pelo seu blog!
    Dani

    ResponderEliminar
  21. Dani, penso que custa um pouco menos que 200€, mas já não me lembro bem...não sabia que estava esgotada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Não sei se sabem mas esta maquina foi inventada por Portugueses!

    ResponderEliminar
  23. É verdade Olinda, esse facto é referido no post.

    ResponderEliminar
  24. Eu faço velas com óleo de cozinha usado, estou até pensando em comercializar, ficam lindas e não dão trabalho, me manda seu e-mail que te envio fotos, beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bianca,sou brasileira,moro em Santa Catarina.Gostaria de aprender a fazer velas com óleo de cozinha.Será que você me mandaria a receita?Meu e-mail é cleidelanzi@hotmail.com.Fico muito agradecida.

      Eliminar
  25. o email, Bianca, está na coluna da direita, é o 365coisasquepossofazer@gmail.com.
    Se enviares fotos, posso partilhá-las na página do "365 coisas que posso fazer..." no facebook!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. eu vendo olio de fritura se precisar genson_2010@hotmail.com

    ResponderEliminar
  27. marcos de Manaus vc falou fez seu comercial mas nao disse como adquirir e quanto custa a maquina. para se fazer um analise custo beneficio. o maior beneficente e a natureza.

    ResponderEliminar
  28. Ôi menina! que noticia boa! Eu trabalho com velas há mais de 10 anos e de vez em quando tento as minhas "químicas", rsss, para encontrar uma textura ou cor que estou querendo para determinado trabalho.Fiquei sabendo aqui, agora, dessa novidade sobre velas com óleo de cozinha; mas não é só com o óleo que se fas, tá na cara! E então?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A máquina de que falo neste post, além do óleo, usa uma pastilha (são uns kits que se compram) que contém um pouco de parafina e óleos perfumados.
      Entretanto a empresa encerrou (pena..............) e já não fabricam mais máquinas.

      Eliminar
  29. eu faço exactamente o mesmo...além de ser um processo simples é consciente relativamente ao ambiente. se fosse uma acção realizada em massa resolveria grande parte dos problemas no tratamento de águas residuais, no que diz respeito a gorduras. gostei bastante de visitar o teu blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cátia!
      É verdade, as gorduras poluem imenso as "nossas" águas...

      Eliminar
  30. Ok...
    Aguardo resposta...
    Obrigado pela atencao

    ResponderEliminar
  31. Estou começando a fazer velas com óleo de cozinha usado também. Estou com problemas no pavio. Não consegui achar e fazer o pavio ideal. Alguém poderia dar uma dica? Obrigado

    ResponderEliminar
  32. Gostei! Ideia muito interessante, econômica e protetora do meio ambiente.

    ResponderEliminar
  33. Excelente ideia! além da economia, respeita o meio ambiente.

    ResponderEliminar
  34. Como posso fazer as velas com óleo? Obrigada

    ResponderEliminar
  35. Olá Ema. Antes de mais, gostaria de lhe dizer que adorei o seu blog e que vai ser uma mais valia para toda a gente. Muito obrigada por partilhar a informação que conhece e que a ajuda a proteger o ambiente com toda a gente. Eu adoraria saber onde posso encontrar uma Candlemaker á venda nos dias de hoje, pois fui pesquisar no Google e descobri o Facebook, onde dizia numa publicação de 2011 que a produção está parada, mas que ainda vendiam. Eu adorava ter uma! Acho que foi das ideias mais interessantes que já vi, e muito sustentável. Muito obrigada por tudo.

    ResponderEliminar
  36. Alguém com uma usada que queria vender?

    ResponderEliminar
  37. gostei muito ,onde posso aprender a fazer as velas

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!