14 de maio de 2011

193 - Tratar os escaldões com aloe vera pura


Mais ou menos por esta altura, todos os anos, um fenómeno ocorre... o Zé Manel "apanha" um escaldão. Esquece-se de que o sol fica mais forte, que há uns produtos fantásticos chamados protectores solares (que aliás devia usar todo o ano, visto estar muito tempo ao ar livre), uns outros chamados bonés, ... enfim! Nada, nada bom, nem a curto, nem a longo prazo.


Normalmente usa loções para depois do sol e/ou (dependendo da profundidade do escaldão) "cremes de alívio" comprados na farmácia.

Mas não este ano!

Lá andei eu - rapidinho... - à procura de uma solução natural.

Encontrei várias receitas (que deixo mais abaixo) mas - para nós - a melhor foi também a mais simples: a antiga, famosa (cada vez mais) e multifacetada aloe vera. No seu estado puro. Esta planta (não é um cacto, embora pareça) tem propriedades antibacterianas, cicatrizantes, rehidratantes. É um óptimo regenerador e antioxidante natural, o que a torna numa óptima opção para tratar queimaduras (e não só solares).

Basta retirar uma folha (se se puxar delicadamente, sai direitinha), cortá-la em pedaços com cerca de 6 cm (neste caso, que era para aplicar no rosto), cortar cada um na longitudinal, expondo a maior área interior possível. A polpa é viscosa mas macia. Faz lembrar, um bocadinho, baba... (por isso os brasileiros - sempre práticos - lhe chamam babosa). Depois é passar, delicadamente, o interior dos pedacinhos nas zonas afectadas. À medida que cada um pedaço fica seco (uma das características do aloe vera é a capacidade de penetrar nos tecidos) vai-se substituindo por outro, com calma, para dar tempo à pele de ir absorvendo o sumo. Também se pode descascar a folha, picar a polpa e aplicar no rosto (mas dá mais trabalho, "escorrega" e o resultado é idêntico). No rosto do Zé Manel (que tem a pele para o moreno e que "apanhou" - desta vez - um escaldão moderado...) apliquei 1 folha com cerca de 50 cm por dia, durante 3 dias (antes de deitar). Em seguida, começou a aplicar, também à noite, um creme bem hidratante. Os especialistas aconselham cremes à base de vitamina E, ceramidas ou manteiga de karité, mas neste caso foi um feito por mim (aprendi com a Sylvia).


Resulta optimamente! A pele ficou muito menos seca (em comparação com os outros anos) e não começou a "escamar". Aprovado. Claro que do belo moreno "à trolha" já não se livra: mas diz que o nome tem que ser alterado porque os trolhas tiram a t-shirt, e ele não pode dar aulas em tronco nu (havia de ser um sucesso!!!)...

Se não tiverem a sorte de ter dois enormes aloe vera, com mais de 30 anos, no jardim do vosso prédio (plantados pela minha tia e um vizinho) aconselho-vos a arranjar um. Até porque é "remédio para muitos males"...

E aqui ficam - com mais ingredientes... - algumas receitas (do livro que falei aqui). Outras haverá, por certo!

Gel de aloe vera

60g de folha de aloe vera, sem pele e picada
1000 mg de vitamina C em pó
800 UI de óleo de vitamina E
1 colher de chá de óleo essencial de alfazema

(a vitamina C, a E e o óleo essencial de alfazema também favorecem a cura da pele e ajudam a conservar o gel)
Coloque todos os ingredientes numa misturadora limpa e misture bem. Guarde num frasco de vidro limpo, no frigorífico, e aplique várias vezes por dia na queimadura. Esta mistura mantém-se fresca durante cerca de dois meses se conservada no frigorífico.

Spray facial refrescante

60 ml de infusão de chá verde
60 ml de sumo de aloe vera
1/4 de colher de chá de óleo essencial de alfazema

Misture tudo num frasco vaporizador. Agite bem. Vaporiza a pele queimada. Mantenha no frigorífico e utilize no espaço de duas semanas.

Outro spray facial refrescante

1 colher de chá de hamamélis destilada
20 gotas de óleo essencial de alfazema
60 ml de água de rosas
180 ml de sumo de aloe vera

Misture a hamamélis e a alfazema num frasco vaporizador. Agite vigorosamente. Adicione a água de rosas e o aloe vera e agite novamente. Guarde no frigorífico e vaporize a pele sempre que desejar.

Refrescar a pele

Misture uma gota de óleo essencial de alfazema com uma colher de sopa de gel de aloe vera. Espalhe sobre a pele.

Máscara de iogurte

1 colher de chá de iogurte natural gordo
1 gota de óleo essencial de lavanda

Misture os ingredientes até obter uma pasta e espalhe-a sobre a pele. Remova com água tépida após 15 minutos.

Máscara de mel

2 colheres de chá de mel virgem
2 colheres de chá de gel de aloe vera
2 gotas de óleo essencial de alfazema

(o mel hidrata, o aloe vera ajuda a arrefecer e a cicatrizar e o óleo essencial de alfazema promove a produção de células saudáveis da pele)
Misture tudo. Humedeça a cara com água fria, aplique a máscara e mantenha-a por 20 minutos. Lave com água tépida.

Alívio para as pálpebras

Feche as pálpebras inchadas e queimadas do sol e cubra-as com rodelas de pepino ou saquetas de chá frias por 15 minutos.

17 comentários:

  1. Eu tenho um bem grande na minha varanda, e tem sido muito útil...

    ResponderEliminar
  2. É verdade com o meu marido é a mesma coisa, à volta do pescoço e nos braços, fica todo vermelho e diz que doí... Outra coisa muito boa e que não deixa a pele cair é o iogurte natural, acalma e faz um bronzeado bonito...
    xau eugénia

    ResponderEliminar
  3. Ema, tudo bem. Espero que sim.

    A babosa também é ótima para cortes que às vezes são inevitáveis na cozinha. Queimaduras de panelas também.

    E magicamento (sou um bruxa, você sabe) ela tras para a cozinha segurança e conforto. Plantar uma bela muda e deixar na cozinha, efeita e proteje.

    Abraços,

    Elaine

    ResponderEliminar
  4. em relaçao ao gel de aloe vera kuanto eh exactamente de 800ui nao percebo estes ui?podes me explicar melhor...em relaçao ao vitamina c vou usar camu em po ja tenho em casa obrigada ass:dora gonçalves

    ResponderEliminar
  5. Olá, Ema!

    Felizmente ainda não precisei de usar o meu aloe vera para escaldões, mas estas receitas poderão ser-me muito úteis, sem dúvida.

    O seu blog está cheio de ideias maravilhosas, o problema é arranjar tempo para lê-lo de uma ponta a outra. Gostaria de lhe fazer duas perguntas; mas como ainda não investiguei completamente o blog, espero não estar a repetir o assunto. De qualquer forma, dentro do tema das minhas perguntas (higiene e beleza), não consegui encontrar resposta para as minhas dívidas. Se por acaso já tratou destes assuntos, por favor indique-me o post, sim?

    Bom, a minha primeira pergunta tem a ver com cosméticos comerciais (digo comerciais por oposição às receitas naturais; desculpe-me mas está-me a faltar a palavra adequada...). Tenho algumas embalagens de cosméticos antigos (batons, bases, sombras, etc.), provavelmente fora da validade, e lembrei-me de lhe perguntar se sabe como nos desfazermos deles. É que deitá-los no lixo não parece ser uma boa opção. Sobretudo sabendo que muitos desses artigos são carregados de químicos. Haverá alguma forma de "reciclagem" de tais produtos? Tem alguma experiência ou informação sobre este assunto?

    A segunda pergunta tem a ver com a produção de bases/fond-de-teint. Conhece alguma receita natural para fazermos as nossas próprias bases? Ou daqueles hidratantes com cor? É que uma base deixa a pele perfeitinha sem manchinhas, mas não quero voltar a usar bases comerciais, prefiro nem usar maquilhagem [mas de vez em quando faz bem ao ego embelezarmo-nos mais um pouco... :-)]. Não sei se esta pergunta faz sentido, pois a base é a "preparação" da maquilhagem, e pergunto-me se será possível com ingredientes naturais, conseguir-se o mesmo efeito...

    Ema, obrigada pelo seu tempo.

    Cumprimentos,
    Lucia

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Eugénia e Elaine, pelas dicas extra. O aloe vera é muito versátil, realmente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Lúcia, obrigada pelo carinho e companhia por aqui.
    As perguntas são muito pertinentes, e também já me passaram pela cabeça, mas não escrevi (ainda) sobre elas...
    Quanto à primeira, das hipóteses que me surgiram (oferecer a quem não pode comprar, deitar fora) não gostei de nenhuma, então optei por acabar o que ainda anda cá por casa e só depois comprar/fazer produtos mais sustentáveis.
    Em relação à maquilhagem, como só uso em ocasiões muito especias (e ainda tenho algumas coisas) ainda não pesquisei sobre isso, mas fá-lo-ei e postarei aqui (provavelmente no próximo mês, porque tenho um casamento).
    Se entretanto encontrar soluções, pode enviar-mas para o email do "365 coisas que posso fazer...", eu agradeço!
    Boa semana!
    Ema

    ResponderEliminar
  8. Este ano apanhei um (princípio de um) escaldão e tratai-o com óleo essencial de alfazema, óleo de onagra, creme de cavalinha e creme de calêndula... todo misturado e escaldão nem vê-lo (ou melhor, nem senti-lo)...

    Melhor, melhor era nem ter apanhado o escaldão... :)

    ResponderEliminar
  9. Oi querida, adorei seu blog, muito intereçante e interativo. Parabéns...

    E a respeito do Aloe vera, aqui no Brasil nos a usamos muito, a nossa Babosa, como a chamamos por aqui é muito eficas no tratamento de queimaduras, mas tambem é auxiliar no tratamento do Diabetes, seu gosto é muito forte mas dee ser ingerido oralmente batito com agua, também ajuda a engrossar a vós.

    PS: Depois venha me visitar http://cristhian-gastroelaborado.blogspot.com/.

    ResponderEliminar
  10. Já estou visitando o seu blog, Cristhian, que delícia!
    Obrigada pelo carinho e pelas dicas extra sobre a babosa.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  11. Olá, gostaria de saber se passando a babosa no rosto durante o dia escurece a pele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paty!
      Encontrei protectores solares com aloe vera (babosa) mas não sei se no estado puro tem o mesmo efeito.
      Eu só o usei à noite...
      Lamento não poder ajudar mais!

      Eliminar
  12. Olá Ema !
    Ajude-me querida, onde poderei comprar o Aloé Vera ( planta ) em Portugal , Lisboa ?

    P.S. - eu devoro o seu blog, e tenho aprendido imenso aqui...imensas ideias já as coloquei em prática, para outras falta combater a preguiça e o hábito..
    O seu blog é a minha maior referência em sustentabilidade e mudança de hábitos de consumo..
    Bem Haja pela nobreza do seu trabalho Ema..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Catarina!
      A planta normalmente vende-se nos hortos.

      Eliminar
  13. Ola,eu estou.com.um escaldao e gostava de.saber onde posso encontrar/comprar aloe vera e oleo essencial de alfazema . Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana, a planta do aloe vera nos hortos, os óleos essenciais nas ervanárias e lojas de produtos naturais.

      Eliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!