16 de março de 2010

136 - Usar um anti-traças natural



Uma das soluções caseiras conhecidas para afugentar as traças é colocar nos guarda-roupas raminhos (ou sacos de algodão) de alfazema (lavanda).

Como a minha mãe tem alfazema no seu "jardim de ervas", tem os armários cheios destes ramos perfumados (trouxe um para colocar no nosso armário...).

Mas, entretanto, encontrei, nos meus livros de dicas e truques, outras soluções:


Alfazema
Além dos ramos ou dos sacos de algodão, de que falo acima, também se pode usar o seu óleo essencial, impregnando, por exemplo, bolas de algodão e colocando-as nos armários.

Cânfora Também é comercializada sobre a forma de óleo essencial. Usar colocando algumas gotas em bolas de algodão (será que em vez de gastarmos algodão, não podemos colocar simplesmente algumas gotas num pires?...).

CedroPodem comprar-se aparas de cedro em lojas de animais para colocar em saquinhos de algodão. Também se vendem uns cubinhos (ou outras formas) de madeira de cedro. Devem ser lixados de 2 em 2 meses para reactivar a fragrância. Chegamos a ter uns cubinhos de cedro, há uns anos, em casa dos meus pais, e funcionavam. Ou, tal como com a alfazema, pode usar-se o seu óleo essencial.

Hortelã
Pelos vistos as traças também detestam o cheiro a hortelã. Pendurar, nos armários, pequenos ramos de hortelã fresca. Têm que se ir mudando, à medida que secam, o que não é muito prático. Mas pode ser uma boa medida SOS (fogem a voar!!!)

Laranja ou Limão
Secar cascas de laranja ou limão e colocá-las nos tais saquinhos de agodão. Outra solução que as faz sair a "correr" dos armários é colocar (dentro deles) uma casca fina fresca de laranja (sem a parte branca) envolvida em papel de seda.

Louro
Colocar, nos armários, folhas de louro. Devem ser mudadas de 30 em 30 dias.

Patchouli Usar o seu óleo essencial, com a técnica das bolas de algodão...

Pimenta Usar, em grão, também dentro de sacos de algodão.

MIX Num saquinho de algodão colocar (secas) alfazema, eucalipto e hortelã-pimenta.

Atenção
Em qualquer dos casos (mesmo que nada seja referido), renovar a "receita" quando desaparecer o cheiro.
Também se deve limpar, "arejar" os roupeiros e armários, e as roupas, claro, pelo menos duas vezes por ano (a frequência do arejamento vai depender do clima: mais húmido necessita de mais limpezas). E não guardar roupa húmida...

Seja qual for a escolha, qualquer uma destas soluções deixa um cheiro bem mais agradável do que as bolas de naftalina... mas, principalmente, substituem uma substância que não é nada, nada amiga, nem do ambiente, nem da nossa saúde.

Apesar do nosso apartamento ser antigo não parece ser, felizmente, muito atraente para as traças, mas como estamos a guardar roupa de lã num armário não tão usado, mais vale prevenir. Além da alfazema, vou secar cascas de limão (adoro o aroma!), ficando-me por ingredientes num estado mais natural e que vêm bem de perto!

16 comentários:

  1. Olá! Os óleos essenciais são extremamente voláteis, por isso, tem que ser usados em alguma coisa que seja absorvente (algodão, tecido, papel) ou o seu efeito deixa de se fazer sentir em menos de 1 dia. É possivel aumentar a sua duração através da sua adição a um óleo vegetal (amendoas doces p. ex.) +/- 10 gotas para 50 ml e depois usar nos tais veículos absorventes. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Obrigada Xuxu, pela informação preciosa!

    ResponderEliminar
  3. E para fazer os saquinhos, tem alguma sugestão para reaproveitar de outros materiais?

    ResponderEliminar
  4. Olá boa tarde,
    Começo por felicitá-la pelo excelente contributo para a redução das nossas pegadas, isto sim um verdadeiro serviço público :) Aproveito para deixar o meu contributo e fazer uma pequena partilha. Em nossa casa tinhamos imensas traças, estamos nesta casa à cerca de um ano. Começamos por comprar nos supermercados as chamadas coisas normais, mas confesso que ficava sempre com um aperto. Falaram-me da cânfora e andava para comprar, eis senão quando, num workshop sobre ervas aromáticas soube e muito por acaso que as castanhas, mas apenas as dos castanheiros da índia são "bombásticas" para acabar com as traças. Bastou espalhar umas quantas pelas gavetas, armários e por baixo de alguns móveis e o resultado foi muito muito bom. Atenção que estas castanhas são muito indigestas, não devemos comê-las e muito menos se queremos aproveitar para mandar as traças embora. Em nossa casa resultou, penso que daqui a uns tempos terei de renovar, mas é pacifico :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas,pois estou apavorada com as traças que apareceram aqui em casa.Usei naftalina por todos os lugares,mas me deu uma alergia,fechou minha garganta e me provocou uma tosse seca .

    ResponderEliminar
  6. Alguém me pode dizer onde posso encontrar/ comprar as Castanhas da Índia ?
    Moro na Zona de Cascais.

    Maria Jose

    ResponderEliminar
  7. e os saquinhos como se faz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cosendo pedacinhos de tecido (algodão) formando um saquinho que se enche de alfazema.

      Eliminar
  8. Obrigado a tds pelas dicas é realmente um excelente serviço público.Estou c dificuldades de encontrar as tais castanhas da índia alguém pode me dar umas dicas moro em Salvador -Ba.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns por estas dicas maravilhosas, aqui em casa tem surgido uma quantidade enorme de traças e estas sugestões chegaram na hora certa.
    Silvana

    ResponderEliminar
  10. É capaz de haver castanheiros da índia nos jardins públicos. Toca a olhar. Em Londres há muitos.

    ResponderEliminar
  11. no Porto sabe de algum jardim publico onde haja?

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!