31 de janeiro de 2010

Alguns deslizes


E um quarto do meu ano já passou!

Este foi um mês óptimo, muito intenso, não propriamente pelas medidas diárias, mas pelas pessoas que, no seu decorrer, "conheci" (e as aspas devem-se ao facto de estar a falar do mundo virtual).

Pessoas que estão sintonizadas para os problemas do ambiente e que ao partilhar as suas opiniões, experiências ou apenas o seu carinho, me têm ensinado e ajudado imenso! Um grande abraço, bem apertado, a todos vós.



É engraçado como algumas das medidas mais simples (e mais antigas...) ainda não estão completamente interiorizadas, como usar o copo para lavar os dentes ou não ligar a luz quando tomo duche.

Outras, que pensava que iam custar mais, por causa do mau tempo típico do Inverno, como sair para a varanda para fechar a persianas, já estão em modo automático (na verdade, a maior parte das vezes, é o Zé Manel que o faz...).

Aquelas que me causaram mais impacto - por descobrir o que está por detrás do que consumo - como a produção de ovos não biológicos, ou do chocolate, tenho a certeza que aqui ficam, de pedra e cal: nunca, nunca mais vou conseguir comprar um ovo não biológico ou um chocolate que não venha do comércio justo!

E trazem repercussões. Agora tudo o que tiver na sua composição ovos e/ou chocolate é alvo de grande escrutínio, o que normalmente acaba em mim a não comer quase nada feito fora de casa...
ou a sentir-me culpada por comer uma fatia de bolo de chocolate em casa de uma amiga!

Este mês tive mais algumas fraquezas:

- usei, uma vez, a gilete em vez da máquina de depilar (estava com frio e pressa...);
- também por causa do frio, não consegui, nalguns dias, reduzir a temperatura da água do duche para o tépido/frio;
- e ainda não foi hoje que tive 24h sem tecnologias (mantendo-me por casa) porque passei o dia fora, numa aldeia para lá de Castelo de Paiva, a festejar o aniversário da minha amiga Susana. E quando cheguei a casa, por volta das dez da noite, liguei o computador para actualizar este blog...

Por outro lado, redescobri os prazeres de utilizar uma biblioteca, de fazer germinação caseira e sobrevivi incólume ao ritual de escovar a minhas 3 gatas!

E apesar de ainda não ser muito (esta está a custar muito ao Zé Manel...) reduzimos, em dez dias, o consumo do nosso carro em 0,1l/100km...

E estou a aprender a tricotar, algo que nunca pensei fazer!

4 comentários:

  1. Que todos os meses sejam tão produtivos como este :) Os teus deslizes são perfeitamente desculpáveis, eu também ainda não consegui impôr o dia sem televisão lá em casa (só resultou o "dia sem computador" durante a semana sem impacto)... Acho que há coisas que custam mais a entrar do que outras. Mas creio que com alguma insistência chegamos lá. E o planeta agradece!

    Já agora, deixa-me também agradecer-te por partilhares a tua experiência connosco e nos ensinares coisas práticas e valiosas!

    ResponderEliminar
  2. Aos poucos e em pequenos passos podemos mudar muita coisa, não é? Eu não sou purista ecologicamente falando, mas mesmo pouco que se faça é sempre alguma coisa.
    Continua nos pequenos grandes passos.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  3. Eh, eh!
    pois é, como diz a sabedoria popular, devagar...

    não tens nada que agradecer, estamos todos a aprender e a partilhar uns com os outros. Só assim faz sentido!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!